Demônios da Garoa estará no Festival Mel, Chorinho e Cachaça

Resultado de imagem para demônios da garoaO Festival Mel, Chorinho e Cachaça foi lançado oficialmente no sábado (27), em Viçosa do Ceará.

O evento acontecerá durante o feriado de Corpus Christi, nos dias 20, 21 e 22 de junho, e tem como proposta integrar o turismo, a cultura e o agronegócio na Região da Ibiapaba, através do chorinho (estilo musical genuinamente brasileiro), da gastronomia e da oportunidade do desenvolvimento dos negócios locais produtores de mel e cachaça.

Nesta edição, o festival traz o tema “Noites boêmias”, com homenagens a chorões e personagens históricos da cidade de Viçosa do Ceará.

Confira as atrações musicais: Amigos do Samba, Grupo Samba de Boteco, Jorge Cardoso e Regional, Tchesco do Trombone, Cordas que Falam, Nonato Luiz, Fábio Paim, Zé Renato Brenda, Ribamar 7 Cordas, Adelson Viana, Paizinha Miranda e Choro Sinfônico, entre outros.

No sábado, no Palco Zé Músico, na Igreja do Céu, o consagrado grupo Demônios da Garoa encerrará o evento. Saiba mais no Instagram: melchorinhoecachaca

O Festival Mel, Chorinho e Cachaça é uma realização da Prefeitura de Viçosa do Ceará e do Sebrae, com direção geral da Nova Letra.

 

Bolsonaro defende tirar de Paulo Freire título de patrono da educação

-O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou defendeu nesta segunda-feira (29) a mudança de Paulo Freire (1921-1997) como patrono da educação no Brasil.

Durante viagem a Riberão Preto (SP), onde participou da abertura da Agrishow, o presidente respondeu a perguntas de uma menina de oito anos chamada Esther Castilho, que tem um programa no YouTube e foi convidada por Bolsonaro para a sua posse no início do ano, segundo o jornal Folha de São Paulo.

Na conversa, sem citar o nome de Paulo Freire, Bolsonaro disse que o patrono atual “vai ser mudado”. O título foi conferido em 2012, após a aprovação de um projeto de lei. Uma eventual alteração deve ser referendada pelo Congresso.

“Quem sabe nós temos uma patrona da educação, não mais um patrono muito chato. Não precisa falar quem é, que temos até o momento, que vai ser mudado. Estamos esperando alguém diferente”, declarou o presidente, de acordo com a publicação.

Desde a campanha eleitoral, Bolsonaro se posiciona contra a influência nas escolas públicas do método de alfabetização desenvolvido por Freire. No fim de 2017, a Comissão de Direitos Humanos do Senado rejeitou pedido, apresentado por meio de ação popular, para revogar o título de patrono.

XXI Edital Ceará Junino: Secult abre inscrições para projetos de todo o Ceará

Os preparativos para a Festa Junina do Ceará vão começar. O XXI Edital Ceará Junino, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com inscrições abertas a partir deste domingo, 28/4. Com o objetivo de selecionar e apoiar a realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do ciclo junino, o edital traz três categorias: Quadrilha Junina (adulta, infantil e da diversidade); Festival Regional de Quadrilhas Juninas e Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino. Ao todo, o Edital destina R$ 3,15 milhões para o apoio a 136 projetos. As inscrições seguem abertas até o dia 13 maio deste ano e são online, feitas pelo site de editais da Secult: www.editais.cultura.ce.gov.br, onde também está disponível o edital e seus anexos.

O XXI Edital Ceará Junino 2019 se insere nas políticas de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações populares do ciclo junino nas várias regiões do Estado do Ceará, com o intuito de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura junina cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares dos festejos juninos; e fortalecer as manifestações do ciclo junino no circuito cultural e turístico do Ceará.

Casa da Cultura recebe a exposição inspirada no sertão nordestino nesta terça-feira (30/04)

A Casa da Cultura de Sobral recebe, a partir desta terça-feira (30/04), a exposição “SER_TAUM”, do artista piauiense Pedro Vidal, que traz 12 pinturas inspiradas nas paisagens do Sertão nordestino, na obra “Grande Sertão: veredas” de Guimarães Rosa, na estética naif e da xilogravura e cordel.

A pinturas do SER_TAUM nascem de forma espontânea, de lampejo: uma vista (que pode ser de memória) vira rabisco num papel e depois uma ilustração vetorial. Do virtual volta ao físico através das tintas em telas, kraft e outros anteparos. Os vetores têm a possibilidade de mudar rapidamente e fazer muitos testes de forma, cor e disposição, porém é apenas com a acrílica que o trabalho encontra seu lugar-potencial: são usados tons e meios tons misturados, cores metálicas e a textura do anteparo somada à da tinta em si. No final, quando a pintura está pronta, é um respirar mais leve misturado à vontade de produzir mais e cada vez mais.

A exposição ficará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h e aos sábados, de 17h às 21h, até o dia 9 de junho.

IV Festival UVA de Cultura acontece de 7 a 9 de maio

Nenhuma descrição de foto disponível.A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e o IADE – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA, promoverão nos dias 7, 8 e 9 de maio de 2019, o IV Festival UVA de Cultura (MUVUCA), evento cultural que reunirá diversas expressões artísticas em uma programação gratuita, aberta à população.

As atividades serão realizadas no Memorial da Educação Superior de Sobral (MESS), no Espaço Cultural Trajano de Medeiros, no campus CIDAO, e no Museu Diocesano Dom José, em Sobral.

A programação será variada, composta por rodas de diálogos, oficinas, shows, exposições, mostra de audiovisual e literatura entre outras atividades. Desta forma, o Festival assume o papel de reconhecer e fomentar a produção cultural no noroeste do Ceará, proporcionando o intercâmbio entre diferentes linguagens artísticas.

Nesta edição, o projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura- Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006 (X Edital Mecenas do Ceará), e conta ainda com apoio da Prefeitura de Sobral (PMS) e o Serviço Social de Comercio – Sesc Sobrall.

Para maiores informações entrem em contato com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UVA (Rua Dr. Guarany, Derby, Sobral, telefone: 88 36116725), ou pela nossas redes sociais. A gente espera você!

Formação Ancestralidade é Vida

WhatsApp Image 2019-04-25 at 16.58.58Participe desta formação na modalidade presencial. As inscrições começam hoje, 24 de abril, e vão até dia 29 de abril. (https://sic.ced.ce.gov.br)

Neste mês em que se comemora o dia do índio, a CODED/CED propõe uma discussão geral a respeito da cultura dos povos originários do Brasil, suas lutas, suas artes e espiritualidades.

A temática também abrangerá a cultura dos povos negros no Ceará e em Sobral, questões ambientais, educacionais e de saúde.

O desenvolvimento da formação dar-se-á em mesas-redondas e uma oficina de artesanato Fulni-Ô. Os convidados palestrantes serão Thxállê e Thxidjô (Tribo Fulni-ô), professores, mestres espirituais umbandistas de Sobral, representantes do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFCE, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Programa Saúde de Família de Sobral e Instituto de Ecologia Social Carnaúba.

Certificação pela CODED – Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância.

Bolsonaro veta propaganda do Banco do Brasil marcada pela diversidade, e exonera diretor

O presidente Jair Bolsonaro derrubou uma campanha publicitária já pronta do Banco do Brasil marcada pela diversidade, com atores e atrizes negros e jovens tatuados usando anéis e cabelos cumpridos.

O comercial era dirigido à população jovem. O diretor de Comunicação e Marketing do banco, Delano Valentim, acabou exonerado.

A informação é do colunista Lauro Jardim.

O Palácio do Planalto derrubou uma campanha publicitária do Banco do Brasil estrelada por atores e atrizes negros e jovens tatuados usando anéis e cabelos compridos.

via O Globo