
Dia: 27 de março, 2019
Hoje é um dia especial para atores e artistas circenses, comemoramos no dia 27 de Março o dia mundial do teatro e dia nacional do circo, portanto devemos fazer uma profunda reflexão sobre as nossas artes, exigir dos poderes públicos e privados maiores investimentos e melhores incentivos.
Nesta quinta e sexta-feira (28 e 29) o Espaço Vida, localizado na rua Coronel Joaquim Lopes, 527, realiza dois eventos muito especiais :
Na Oficina Corpo Aliado, orientada pelo pesquisador das artes, artista do corpo, produtor cultural e comunicador Felipe Castro, a proposta é possibilitar uma conexão com a qualidade de presença, através de procedimentos em dança contemporânea, pautados em técnicas de Contato-Improvisação e alguns dos Viewpoints. As vagas são limitadas (10) e as inscrições custam apenas R$ 15,00.
No Círculo Sagrado de Mulheres – Edição Lua Minguante, facilitada por Luciana Oliveira (psicóloga, instrutora de yoga e investigadora dos saberes do feminino) e Cris Cysne (comunicóloga e artista visual que busca permear a espiritualidade e o saber feminino), se propõe uma meditação guiada, com roda de conversa sobre os arquétipos femininos e o resgate do feminino sagrado. As vagas são limitadas e o investimento é de apenas R$ 30,00.
Mais informações: (88) 3613-3060
A Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e o Instituto Ecoa realizam, nesta quinta-feira (28/03), a partir das 19 horas, no Quintal da Casa da Cultura, a 11ª edição do Projeto Diálogos com Arte – Especial 21 anos da Casa da Cultura. O encontro traz reflexões acerca do campo cultural e artístico, resgatando memórias e evidenciando a importância da Casa da Cultura para a produção cultural local.
A programação conta com Feira Criativa e uma mesa redonda “A Casa e o Tempo: A Casa da Cultura como um Marco nas Políticas Culturais em Sobral”, mediada por Igor Bezerra, secretário da Secjel, com participação de Campelo Costa, Edilson Aragão, Rejane Reinaldo, Antenor Coelho, Eliane Leite, Dênis Melo e Telma Mendes. O evento conta ainda com um pocket show do Balaio da Preta.
O Projeto Quintal da Poesia apresenta, nesta quarta-feira (27/03), uma edição especial em comemoração ao Mês das Mulheres, na Casa da Cultura de Sobral. A programação inicia às 19h com apresentação do Slam das Cumadi, microfone aberto, troca de livros e feira criativa.
A escultura do cientista Albert Einstein encomendada pela Prefeitura já está em Sobral para as comemorações dos 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade. A peça, moldada em argila e fundida em bronze, foi criada pelo premiado artista brasileiro Murilo Sá Toledo, autor de dezenas de obras dispostas em praças e parques de diversas cidades brasileiras. A peça foi encomendada para o Centenário do Eclipse de Sobral e ficará em exposição permanente em local ainda a ser definido, sendo mais um fator de atração turística para o município. A escultura de Einstein, que pesa 130 quilos, busca a reprodução fiel do cientista. É trabalhada com o mesmo material da estátua de Carlos Drumond de Andrade, disposta no calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Ainda dentro da programação do Centenário do Eclipse de Sobral, o município sedia a partir de hoje, quarta-feira (27/03), a reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”. No primeiro dia do evento, o seminário “Sob o sol de Sobral” será dedicado ao Centenário do Eclipse de Sobral, com palestras das 9h às 18h30. Às 19h acontece a sessão de abertura da reunião regional da SBPC.
Entre os destaques da programação, está a participação do professor da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, Daniel Kennefick, que além de físico é um especialista na história da Relatividade Geral de Einstein. Também haverá palestras sobre educação e divulgação da astronomia no Brasil, deflexão da luz pela ação gravitacional, astrofísica das estrelas, cosmologia, buracos negros, ondas gravitacionais, entre outros.
Nesta quarta-feira (27/03), às 19 horas, o Cine Falb Rangel exibe o curta “Quem matou Eloá?”. Logo após, acontece a roda de conversa “Mulheres vivas: cine debate sobre feminicídio”, com Savanya Shell, da Unidade de Gerenciamento de Projeto de Prevenção de Violências da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (UGP/PV – SEDHAS); Inês Costa, do CRAS Vila União; Layze Martins, do Slam das Cumadi; e Jéssica Ávila, advogada do Centro de Referência da Mulher.
SINOPSE
Em 2009, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da ex-namorada, Eloá Pimentel (15 anos), armado, e a manteve refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. O filme traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher.
Sobral sedia, a partir desta quarta-feira (27/03), a reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”. No primeiro dia do evento, o Seminário “Sob o sol de Sobral” será dedicado ao Centenário do Eclipse de Sobral, com palestras das 09h às 18h30.Entre os destaques da programação, está a participação do professor da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, Daniel Kennefick, que além de físico é um especialista na história da Relatividade Geral de Einstein. Também haverá palestras sobre educação e divulgação da astronomia no Brasil, deflexão da luz pela ação gravitacional, astrofísica das estrelas, cosmologia, buracos negros, ondas gravitacionais, entre outros. E, às 19h, será a sessão de abertura da reunião regional da SBPC.
De 28 a 30 de março serão realizadas conferências, mesas-redondas, painéis, lançamento de livros, além de uma Feira de Ciências para os estudantes da rede municipal, relatos de experiências educacionais e sessões diárias de projeções científicas e de entretenimento no Planetário de Sobral.
Serão debatidos temas relacionados principalmente à educação, tanto no ensino fundamental e médio, quanto ao ensino de Ciências, além de políticas educacionais, a Base Nacional Comum Curricular, gestão escolar, formação e carreira de professores, escolas e mestrados profissionalizantes. A experiência bem-sucedida de Sobral na educação fundamental será também um dos temas abordados, assim como as experiências dos institutos federais, colégios de aplicação e colégios militares.
– Veja a programação completa aqui.
– Site oficial da SBPC em Sobral aqui.