Sessão especial do Cinema na Casa apresenta filme Valente neste sábado (16/03)

Neste sábado (16/03), a sessão especial do Cinema na Casa apresenta o filme Valente, a partir das 17 horas, na Casa da Cultura (sala cine Falb Rangel). O acesso é gratuito e a classificação livre para todos os públicos.

Sinopse
A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava. Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

Laboratório de Gestão Cultural promove palestra e lançamento do livro de Humberto Cunha Filho

O advogado e professor Humberto Cunha Filho, com reconhecida experiência em Direitos Culturais, Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direito Constitucional, lança em Sobral o livro Teoria dos direitos culturais: fundamento e finalidades, ocasião em que profere palestra sobre o tema. A atividade acontece nesta sexta-feira (15), às 19h na Casa da Cultura de Sobral, como parte do Laboratório de Gestão Cultural. O evento é gratuito e aberto ao público.

No livro, o autor investiga minuciosamente os conceitos do Direito e neles inclui os que se referem à cultura. O documento que guia todo o debate é a Constituição Federal de 1988, a primeira que traz evidente a expressão “Direitos Culturais”. Também são apontadas a relação entre Direitos Culturais e democracia e sua relação com o exercício da cidadania e a questão da gestão autônoma da cultura.

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional – Mestrado e Doutorado da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição na qual lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, e advogado da União – Categoria Especial, Humberto Cunha é Bacharel em Direito pela mesma instituição, Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano (Bicocca). É membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas e Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult.

O Laboratório de Gestão Cultural é um curso de pós-graduação que, além de disponibilizar vagas para ouvintes nas disciplinas ofertadas para os alunos regulares, promove oficinas, seminários e cursos livres abertos à comunidade. Agora em março acontece o sexto módulo, onde será ministrada a disciplina Direitos Culturais e marco regulatório das organizações da sociedade civil”, com Rodrigo Vieira Costa, professor de Direito Público da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde é vice-coordenador do Programa de Mestrado em Direito. É pesquisador-líder do DigiCult – Estudos e Pesquisas em Direito Digital e Direitos Culturais.

Rodrigo Vieira Costa é Bacharel em Direito e Mestre em Direito Constitucional pela Unifor, e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Realiza pesquisas nas áreas relativas aos direitos culturais, como patrimônio cultural, direitos intelectuais, incentivos e fomento à cultura, direitos dos trabalhadores da cultura, políticas culturais e administração pública da cultura. Interessa-se igualmente por direito digital, pelo marco civil da internet, pelo impacto das novas tecnologias da informação e da comunicação no direito e pelas relações entre liberdade de expressão, privacidade e ambiente digital.

SERVIÇO 

Palestra e lançamento do livro “Políticas Culturais no Brasil Contemporâneo”, com Humberto Cunha Filho – Dia 15/03 (Sexta-feira), às 19h na Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, nº 929 – Centro Sobral – CE). A atividade acontece como parte da Pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural. Informações: www.laboratoriosculturais.com. Acesso gratuito e aberto ao público.

Divulgado resultado final de ocupação da Casa da Cultura

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), Instituto ECOA e Sobral Cultura – Mapa Cultural do Ceará, divulga, nesta terça-feira (12/03), o Resultado Final do Edital de Ocupação da Casa da Cultura de Sobral.

O Edital de Ocupação da Casa da Cultura 2019.1 objetiva tornar público o acesso ao espaço público e artístico da Casa, como também compor a programação do equipamento no período de 15 de março a 30 de junho.

Propostas selecionadas AQUI