Iniciada a montagem da passarela que ligará o Alto do Cristo ao parque da Estação Ferroviária

Foi iniciada, neste domingo (10/03), a montagem da passarela que ligará o bairro Alto do Cristo ao parque da Estação Ferroviária. O equipamento de 46 metros recebeu investimento superior a R$ 1 milhão e representa um elemento importante para a mobilidade de pedestres no município. Ela deve ser entregue à população ainda no primeiro semestre de 2019.

O projeto interliga outros dois: a urbanização do Alto do Cristo, que cria novos espaços de convivência para a comunidade e contará com mirantes, equipamentos de ginástica, anfiteatro, playground, mesas de jogos, estacionamento e rampas de acesso; e novo parque da Estação Ferroviária, que será composto pelo terminal intermunicipal, nova feira dos empreendedores, areninha, pista de skate, entre outros, e a Escola de Belas Artes.

A obra é uma realização da Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

 

Os Tribalistas lançam disco ao vivo nesta semana

O novo disco dos Tribalistas foi gravado no Allianz Parque (São Paulo), em agosto de 2018 A nova reunião de Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes ganhará outro registro nesta sexta-feira, dia 15 de março. O álbum “Tribalistas Ao Vivo” será o terceiro disco dos amigos, sendo o primeiro ao vivo. O lançamento acontece de forma exclusiva nas plataformas digitais pela Altafonte. Produzido pelo trio, o disco foi gravado no Allianz Parque (São Paulo), em agosto de 2018. A direção do vídeo é de Joana Mazzucchhelli da Polar Filmes.

via opovoonline

Enem terá nova diagramação para economizar papel

Resultado de imagem para Enem terá nova diagramação para economizar papelO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma nova diagramação na edição deste ano. O exame não terá mais folha de rascunho. Agora, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cadernos de questões do Enem terão um espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação.

A medida gerará “uma significativa economia com papel e impressão”, de acordo com o Inep. Além da mudança na diagramação, os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até o ano passado, a coleta da digital era feita com uma lâmina de grafite, individual.

A capacitação dos colaboradores envolvidos na aplicação do Enem será feita principalmente a distância, reduzindo a capacitação presencial. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas trabalham na aplicação das provas. Segundo o Inep, essa medida eliminará gastos com passagem aérea e terrestre, hospedagem, aluguel de salas e auditórios em diversas partes do país.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

Economia
As medidas que serão adotadas no Enem fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos, um dos seis pilares do Programa de Modernização do Inep. O Programa recorre a um modelo de tutoria, no qual consultores externos atuam em conjunto com as equipes internas.

Ao todo, o Inep estima uma economia de R$ 42 milhões nos exames e avaliações de 2019 que estão a cargo da autarquia. Economia que, ao longo do ano, pode ser ainda maior do que a esperada. “Com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais. Todas as medidas de economia estão sendo adotadas de forma a manter a qualidade na impressão, distribuição, monitoramento, segurança e aplicação dos exames do Inep”, diz o presidente da autarquia, Marcus Vinicius Rodrigues, em nota divulgada pelo Inep.

Além do Enem, o Inep é responsável por avaliações como a Prova Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

via agência brasil