II Encontro de Mulheres da UVA: ‘Nossas Vozes Ecoam Resistência’ começa nessa terça-feira (12)

A imagem pode conter: 3 pessoas, textoO II Encontro organizado por mulheres estudantes da Universidade Estadual vale do Acaraú, tendo a luta das mulheres como temática central, por entendermos a força que as mulheres carregam quando se unem para estarem juntas na linha de frente contra os retrocessos. Exemplo disso foi no ano passado, quando nós mulheres novamente mostramos nossa força ocupando as ruas de todo o Brasil para enfrentar um dos maiores retrocessos que poderia recair sobre nosso país, Jair Bolsonaro, e para gritar: “ELE NÃO! Não queremos o desrespeito às mulheres, não queremos violência, não queremos privatizações e não queremos os cortes de direitos!” Fomos às ruas por entendermos que Jair Bolsonaro, é uma ameaça real à democracia, pois ele representa o que há de mais velho e corrompido na política brasileira.

Diferente disso, a luta das mulheres aponta para um novo horizonte de organização social, muito mais democrática e plural. Por isso, não aceitamos a intolerância, preconceito, misoginia, racismo, LGBTfobia e quaisquer formas de discriminações.

Entendemos que o próximo período exige coragem e união, “ninguém solta a mão de ninguém”. E assim como em 2017 e 2018, o 8 de março será ainda mais importante em nossa luta e organização nesse primeiro momento de resistência, especialmente por março não ser somente o mês de luta das mulheres mas o mês no qual se completará um ano do assassinato de Marielle Franco.

Portanto, o II encontro de mulheres da UVA é um convite para que façamos nossas vozes ecoarem e se multiplicarem, para que gritemos e lutemos Juntas! Convidamos a todas para virem conosco fazer a resistência. A luta das mulheres muda o mundo!

SERVIÇO
II Encontro de Mulheres da UVA
Data: 12 de mar às 19:00
14 de mar às 22:00
Local: Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Museu Madi reabre quinta (14)

A imagem pode conter: textoO Museu Madi de Sobral retoma suas atividades nesta quinta-feira (14), às 17h, com exposição de pinturas e esculturas doadas especialmente por artistas do movimento Madi do mundo inteiro.

Situado no anfiteatro (Concha Acústica) da margem esquerda do Rio Acaraú, o museu foi inaugurado dia 5 de julho de 2005, aniversário de 229 da cidade, e é considerado o único do gênero em solo brasileiro, com um acervo de 25 obras restauradas.

Ligado à Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral (Secjel), o equipamento desenvolve exposições permanentes e temporárias, além de atividades educativas e ações culturais, com foco na formação museológica de crianças, jovens e adultos.

SAIBA MAIS
O Movimento MADI iniciou-se em 1940 na Argentina, com o artista plástico Camelo Arden Quin, tornando-se a primeira contribuição influente da América Latina para a história da arte universal, crê-se que, seu nome é um acrônimo de quatro conceitos artísticos básicos, Movimento, Abstração, Dimensão e Intervenção.

SERVIÇO
Reabertura do Museu MADI Sobral
Data: 14 de março de 2019 (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Museu MADI Sobral (em frente à Biblioteca Municipal)
Acesso: Gratuito

Injeção mensal para HIV pode substituir pilulas diárias

HIV - TesteAtualmente, o principal tratamento para o HIV são os antirretrovirais em formato de pílula, que devem ser tomados diariamente. No entanto, essa realidade pode mudar em breve. Pesquisadores anunciaram esta semana a eficiência de um novo método para tratar a infecção: injeções mensais. A ViiV Healthcare, farmacêutica que financiou as pesquisas, destacou que essas injeções facilitam o tratamento – especialmente para pacientes que têm dificuldade em lembrar de tomar a medicação todos os dias.

Outro benefício do novo esquema é dar mais privacidade ao portador de HIV: como as doses devem ser aplicadas por médicos e enfermeiros (em clínicas habilitadas), o paciente pode evitar o estigma ao descartar o preenchimento de fichas ou apresentação de receitas para comprar os medicamentos na farmácia. “Algumas pessoas ficarão emocionadas com a conveniência”, disse Mitchell Warren, da AVAC (organização voltada para AIDS), à revista Time.

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento contra a doença tem como objetivo manter os níveis de HIV baixos o suficiente para diminuir as complicações relacionadas às infecções pelo vírus, melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzir a mortalidade e a transmissão da doença, principalmente para pacientes que têm vida sexual ativa. A injeção trabalha sob o mesmo aspecto, mas os pesquisadores salientaram que não é possível afirmar que o novo método também serve como forma de proteção para parceiros sexuais.

Apesar disso, a ViiV Healthcare espera receber ainda este ano a aprovação dos órgãos responsáveis por regular medicamentos nos Estados Unidos e na Europa.

via veja.abril.com.br

Cinema na Casa exibe animação “Persépolis” nesta quarta-feira (13/03)

Nesta quarta-feira (13/03), a partir das 19 horas, o Cinema na Casa exibe a animação francesa “Persépolis”. O filme é uma adaptação dos quadrinhos de mesmo nome de Marjane Satrapi, que também escreveu o roteiro e dirigiu o filme, junto com Vicente Paronnaud. A história é baseada na vida real da autora.

Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. A animação acompanha a jornada de uma jovem iraniana que vive durante a revolução islâmica em seu país e se torna uma revolucionária à procura de liberdade.

A ação, que ocorre semanalmente, é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel). A entrada é gratuita.