Instituto Ecoa está com inscrições abertas para o projeto Poetas da Cena até 8 de março

O projeto Poetas da Cena está com inscrições abertas, até 8 de março, para três cursos de formação técnica nas áreas de “Poéticas do som”, “Poéticas da luz” e “Poéticas da cenografia”. Os três eixos contemplam funções da sonoplastia, equipamentos, operação e processos criativos no campo, função da luz, equipamentos, operação e processos criativos em luz, noções de cenografia e figurino, funções, criações, planejamentos, execução, equipamentos, operação e processos criativos em visualidades da cena.

Os cursos ofertados contribuem para o processo de criação, pesquisa e difusão artística, gestão de grupos e para o desenvolvimento sociocultural de Sobral. Eles acontecem de março a junho deste ano.

O projeto é uma realização do Instituto Ecoa e Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel).

HORÁRIOS DOS CURSOS

● Poéticas do som (40h/a)
Dia: às quartas
Horário: 18 horas
Local: Instituto Ecoa

● Poéticas da luz (40h/a)
Dia: às quintas
Horário: 18 horas
Local: Instituto Ecoa

● Visualidades da cena (80h/a)
Dias: quartas e quintas
Horário: 18 horas
Local: Instituto Ecoa

Inscrições AQUI

Ministério da Saúde lança campanha para conter avanço do HIV entre homens jovens

Pare, pense e use camisinha. Esse é o slogan da campanha de combate ao HIV lançada na última sexta-feira (22) pelo Ministério da Saúde. O foco, este ano, são homens jovens, com idade entre 15 e 34 anos. Dados da pasta revelam que 73% das novas infecções contabilizadas no país são registradas entre pessoas do sexo masculino. Do total de novas infecções entre os homens, 75% são na faixa etária de 15 a 39 anos.

De acordo com o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, blocos carnavalescos contarão, este ano, com “homens-camisinha” que vão circular entre os foliões para destacar a importância do uso do preservativo. Ao todo, 129 milhões de unidades serão distribuídas, sendo 12 milhões já com nova embalagem, que faz alusão a equipamentos eletrônicos, de uso comum entre os jovens. Ações de prevenção serão realizadas em Salvador, Recife, Olinda e no Rio de Janeiro.

“Não importa a orientação sexual. É o comportamento de risco que pode, muitas vezes, fazer do nosso maior e melhor carnaval uma memória triste”, avaliou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Vamos fazer um grande carnaval. Vamos fazer um grande ano. E vamos fazer um ano de consciência em relação à sua responsabilidade com o seu corpo e com o corpo das pessoas quer você ama.”

Atualmente, cerca de 866 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 694 mil foram diagnosticadas, enquanto 172 mil não sabem que são soropositivas. Um em cada cinco novos casos de infecção ocorre entre homens de 15 a 24 anos.

O uso da camisinha nessa faixa etária, segundo o ministério, vem caindo. Em 2004, o índice era de 58,4% entre os que têm parceiros eventuais e, em 2013, passou para 56,6%. Já entre os que têm parceiros fixos, a queda foi ainda maior – de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.

Jovens de 15 a 24 anos também são os que menos se tratam após o diagnóstico. Os números mostram que 44% dos 22 mil brasileiros diagnosticados com HIV nessa faixa etária não estão em tratamento antirretroviral.

Via Agência Brasil

Carnaval de São Benedito é cancelado oficialmente

Resultado de imagem para Carnaval de São Benedito é cancelado oficialmenteO Prefeito de São Benedito Gadyel Gonçalves cancelou oficialmente o BENEFOLIA 2019, depois de se reunir com o Ministério Público e mesmo atendendo em parte as exigências da justiça, o juiz entendeu que o momento exige sacrifícios de todos e que não justifica um gasto com recursos públicos, quando vários setores continuam necessitando do amparo do poder público.

O país, segundo a justiça, passa por uma crise econômica sem precedentes e isso torna impossível se aceitar qualquer gasto público com festa, quando regra seria despertar toda atenção com as reais necessidades da população.

O comércio reclama do enorme prejuízo que o cancelamento da festa irá causar, onde várias casas de habitantes de São Benedito já haviam sido alugadas e dinheiro recebido. Agora, depois da decisão oficial da prefeitura, alugueis recebidos antecipadamente terão que ser devolvidos.

4º Slam das Cumadi acontece nessa quinta (28) no Largo das Dores

A imagem pode conter: textoO carnaval tá chegando, todo mundo nos corres pra curtir o feriadão, mas nosso Slam não poderia passar em branco, não é mesmo? Ainda mais em um momento que, apesar de alegre, necessita da atenção e cuidado redobrado das nossas cumadis, bem como a conscientização da sociedade a respeito do que deve ser feito diante de situações de assédio. É algo muito sério e bastante recorrente no nosso cotidiano, porém no carnaval toma proporções bem maiores. Infelizmente muitas pessoas se aproveitam do momento por um pré-conceito de que carnaval significa libertinagem, dando espaço para que tomem nossos corpos como se fossem um mero objeto de satisfação sexual.

“Mas como vocês tem tanta convicção disso?”
Simples, as estatísticas não mentem. Em uma pesquisa feita pelo Data Popular como contribuição à campanha Carnaval Sem Assédio, feita em 2016 pelo site Catraca Livre, mostra que a maioria dos homens segue com uma visão machista em relação a participação das mulheres nos festejos de rua. Realizada com 3.500 brasileiros com idade igual ou superior a 16 anos, em 146 municípios, a sondagem indica que 61% dos homens abordados afirmaram que uma mulher solteira que vai pular carnaval não pode reclamar de ser cantada; 59% acham que as mulheres ficam felizes quando ouvem uma cantada na rua; 49% disseram que bloco de carnaval não é lugar para mulher “direita”. Em contrapartida, os números da campanha Chega de Fiu Fiu mostram que 83% das mulheres brasileiras não acham legal ouvir cantada; 81% das mulheres já deixaram de fazer alguma coisa ou frequentar algum lugar por medo do assédio; 68% dizem já ter sido xingadas após dizer não a uma cantada.
[Fontes: https://bit.ly/2Vm70Zi; https://bit.ly/2Eyw0qs]

Nós, mulheres, sabemos que a banda não toca da forma que o machismo impõe! Dessa forma, em nossa 4ª edição, estaremos utilizando nosso espaço para, mais uma vez, exigir total respeito aos nossos corpos! As festividades merecem ser curtidas e aproveitadas por TODXS de forma sadia, que não atinja a integridade física e psicológica de nenhuma das nossas mulheres. ASSÉDIO É CRIME de acordo com a Lei nº 13.718, de 24 de setembro de 2018!
Lembrem-se: a rua é de todxs, MAS O CORPO DAS MINAS NÃO!

[INFORMAÇÕES]
Slam das Cumadi #4 – “A rua é de todxs, mas o corpo das minas não!”
Local: Largo das Dores (Margem Esquerda)
Data: 28 de fevereiro de 2019
Horário: 19h

[PROGRAMAÇÃO]
19h: Disputa Poética
20h: Palco aberto

Ilustração: @dyclementino [@ilustrady]
Arte do evento: @franz.inha