Coxinha de pizza é a mais nova invenção gastronômica em Fortaleza

coxinha-de-pizza-560x362O mercado das invenções gastronômicas de Fortaleza vem crescendo cada vez mais. Depois do hambúrguer de pastel, da pizza com borda de coxinhas, da coxinha de hambúrguer, do cachorro-quente de sushi , dos milk-shakes de bacon e de pipoca e do hambúrguer de pizza, chegou a vez da coxinha de pizza

O sabor une duas das coisas mais pedidas em lanchonetes: pizza + coxinha. O salgado é feito de massa tradicional, com seu recheio feito de queijo, azeitona, orégano e molho italiano.

A novidade é da loja Lan Lan e está disponível nas sete unidades da rede, localizadas nos bairros José Walter, Montese, Aldeota, Maraponga, Parangaba, Aguanambi e Oliveira Paiva. O valor da coxinha de pizza é de R$ 6,50, o mesmo oferecido nos sabores tradicionais.

via tribuna do ceará

Inscrições abertas para o curso de extensão “Formação de Mediadores de Leitura”, é online e gratuito

curso mediadoresA Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), promove o curso de extensão online e gratuito “Formação de Mediadores de Leitura”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio da página www.ava.fdr.org.br. O curso é válido para todo o País e conta com fascículos, audiofascículos, videoaulas, radioaulas, webconferência, tutoria online e certificado.

O curso é composto por 12 fascículos, que serão encartados no O POVO, semanalmente, e disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da FDR, de 21 de janeiro a 8 de abril. Além de 12 videoaulas, veiculadas às quintas-feiras, a partir de 24 de janeiro, na TV O POVO, de 18h15min às 18h30min; seis radioaulas (podcast), com duração de uma hora, por meio da AM 1010 e com veiculação aos sábados, a partir de 26 de janeiro; três webconferências, que serão realizadas nos dias 9/2, 9/3 e 6/4, no AVA; um workshop e três palestras com o tema Formação de Mediadores de Leitura – datas e locais em definição; 12 vídeos para Facebook, veiculados às sextas-feiras, a partir de 25 de janeiro.

Os temas e datas dos módulos são:

21/1 – Mediação da Leitura e Formação do Leitor – Lidia Eugenia Cavalcante;
28/1 – Formação de Professores Leitores e Mediadores de Leitura – Sarah Diva Ipiranga;
4/2 – A Leitura Literária – Lílian Martins;
11/2 – Leitura e Cultura – Luiz Tadeu Feitosa;
18/2 – Aprendizado da Leitura na Infância – Fernanda Coutinho;
25/2 – Os Jovens e a Leitura – Kelsen Bravos;
4/3 – Leitura, Arte e Educação – Tânia Maria Sousa França;
11/3 – Práticas Leitoras: contando e lendo Histórias – Laiana Ferreira;
18/3 – O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores – Pricila Celedônio e Alilian Gradela;
25/3 – Espaços e Ambiências para Mediação da Leitura – Cleudene de Oliveira Aragão;
1º/4 – Mediação de Leitura e Acessibilidade – Igor Peixoto;
8/4 – A Leitura em Tempos de Conectividade – Luana Sousa

Serviço
Curso Mediadores de Leitura – Gratuito e Online
Data: de 21 de janeiro a 8 de abril
Fascículos encartados no O POVO e disponíveis no AVA
Inscrições gratuitas: www.ava.fdr.org.br

Profetas preveem chuvas regulares para o Ceará neste ano

Resultado de imagem para profetas da chuva 2019Deu pra ver no caule do Juazeiro, na floração do Mandacaru e até no movimento da estrela d’alva: vai ter inverno na média neste ano. A conclusão se deu no 23ª encontro dos profetas da chuva que ocorreu na manhã de ontem, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no município de Quixadá, distante 167 km de Fortaleza. Ao todo, 25 profetas trouxeram sinais de chuva a partir do saber tradicional, gente que fala com a propriedade do tempo vivido e dos sinais da natureza.

“A maioria absoluta apontou para inverno regular, poucos colocaram que será abaixo e poucos disseram que seria acima. O resumo então é de regular, tendendo para acima da média”, afirma Hélder dos Santos Cortez, idealizador e organizador do evento.

Conforme ele, a iniciativa é, antes de tudo, um resgate cultural desta tradição e um apelo para que esses saberes sejam repassados às novas gerações. “Hoje os profetas estavam inspirados, é impressionante a riqueza de conhecimento, o detalhamento e a profundidade”, exalta.

Um dos profetas também chegou à conclusão de que, apesar de chuvas regulares, a tendência é de que o inverno seja longo e se estenda até o final do mês de junho. “Porque trouxe um mandacuru em floração, o que aponta para chuvas até o final da temporada”, acrescenta Hélder.

Participaram do evento o titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, Assis Diniz, e o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, que foi homenageado. Também estiveram presentes profetas de outros municípios que também realizam encontros: Tauá e Orós.

via O Povo Online

Inspetora Simone assume nesta sexta-feira (11/01) o comando da Guarda Civil Municipal de Sobral

Durante solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (11/01), a Inspetora Simone Oliveira Machado, até então gerente operacional, assumiu o posto da Guarda Civil Municipal de Sobral. Pertencente à primeira turma da GCMS, Simone é a primeira mulher a assumir o comando da instituição em seus 22 anos de fundação.

“Me sinto honrada por ter sido convidada para assumir a Guarda Municipal de Sobral. Não apenas pelo reconhecimento do meu trabalho, mas por ser mulher, por ser a primeira comandante da corporação criada há vinte e dois anos. Ao aceitar o convite, aceitei também o desafio de ter um maior compromisso com a comunidade sobralense e vou buscar um contato direto com a população, para atuar de forma mais eficiente e humana, proporcionando o melhor para o nosso município”, disse a comandante Simone.

O prefeito Ivo Gomes aproveitou para reconhecer o trabalho realizado por Simone. “Quero dizer algo importante: a Simone não está sendo nomeada porque é mulher, está sendo nomeada por ser competente. Ela é honesta, trabalhadora, conhece bem o serviço que faz. Nós queremos mulheres e homens iguais nos direitos e nas obrigações”. O prefeito aproveitou ainda para agradecer o então comandante, Paulo Adriano Fernandes. “Eu quero dar as boas vindas à Simone e agradecer ao Adriano por esses dois anos de serviço e dedicação ao povo de Sobral. Não estamos trocando o comando por conta do momento de crise na segurança que o Ceará está passando. O Adriano pediu para sair, por motivos pessoais”, explicou Ivo Gomes.

O secretário da Segurança e Cidadania, Erlânio Matoso, também aproveitou para mostrar gratidão pelo serviço realizado por Paulo Adriano. “Agradeço ao Adriano pela prestatividade, pela dedicação, pelo amor na execução dos trabalhos à frente da Guarda Municipal de Sobral. Desejo todo o sucesso à Simone, nessa nova empreitada na vida dela, que ela consiga fazer um excelente comando, que será, na verdade, uma consequência do trabalho que ela já tem desenvolvido na Guarda. Quero agradecer também ao prefeito Ivo Gomes por ter aceito a indicação, reconhecendo a representatividade do nome da Simone como a primeira mulher a assumir o comando da Guarda Municipal de Sobral. Tem uma simbologia grande para o público feminino”, pontuou Erlânio.

Simone Oliveira é formada em Serviço Social e está cursando especialização em Segurança Pública. Possui mais de 50 capacitações e cursos, dentre eles: Controle de Distúrbio Civil, Ronda Ostensiva Municipal, Patrulhamento Urbano, Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa, Direitos Humanos e Polícia Comunitária. A Inspetora já atuou na Ronda Escolar, como comandante do motopatrulhamento, comandante de eventos, comandante da Ronda Ostensiva Municipal e como gerente operacional, além de atuações diversas em ações da defesa civil e trânsito.