CES retira prêmio dado para vibrador feito por mulheres

Vibrador foi eleito entre melhores inovações pela CES, mas organização retirou o prêmio — Foto: Reprodução/InstagramA CES, maior feira de tecnologia do mundo, não tem polêmica apenas entre as grandes empresas de tecnologia. Um dos assuntos que roubaram atenção no evento nos Estados Unidos foi a retirada de um prêmio dado a um vibrador criado por mulheres.

A feira sempre elege “gadgets” inovadores. Neste ano, premiou, por exemplo, uma lava-louças que dispensa encanamento e uma tigela que só libera a comida ao reconhecer a cara do bichinho de estimação. Também foi dado um prêmio ao vibrador Osé, criado por uma startup formada por mulheres chamada Lora DiCarlo.

Mas o prêmio foi retirado posteriormente. A fundadora e presidente da empresa, Lora Haddock, relatou o episódio uma carta publicada na última terça-feira (8). Segundo ela, a eleição aconteceu em outubro passado e o vibrador foi escolhido como inovação na categoria de robótica e drone pela Consumer Technology Association (CTA), organizadora da feira.

“Um mês depois, nossa alegria e preparativos foram podados quando, inesperadamente, nos informaram que os administradores da CES e da CTA estavam rescindindo nosso prêmio e, consequentemente, não poderíamos expor na CES 2019”, afirmou Lora.

Ainda segundo a empresária, a CTA respondeu que se dava ao direito de desqualificar inscrições de produtos que pudessem ser imorais, obscenos, indecentes, profanos ou que destoassem da imagem da organização.

A empresária pontuou que, no entanto, a CES permitiu o lançamento de uma boneca sexual no ano passado e também tem entre seus expositores uma empresa de pornografia em realidade virtual, além de outros objetos desse mercado. Para ela, os organizadores se sentiram ameaçados por mulheres empoderadas.

“Claramente, a CTA não tem problemas com sexualidade masculina explícita”, avaliou. “Aparentemente, tem algo diferente, algo ameaçador sobre o Osé, um produto criado por mulheres para empoderar mulheres”.

Mudou justificativa
Lora escreveu ainda que, posteriormente, a organizadora da CES informou que, na verdade, a desqualificação aconteceu porque o vibrador não se enquadrava na categoria de robótica e drone.

Em comunicado, a CTA informou que o produto não se encaixa em nenhuma das categorias de produto existentes e não deveria ter sido aceito pela comissão julgadora. A organização pediu desculpas pelo equívoco.

Mas, de acordo com a empresária, o produto foi desenhado em parceria com o laboratório de engenharia robótica de universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

via g1.com

Inscrições abertas para Chamada Pública de Credenciamento de Pareceristas para o XIII Edital Carnaval do Ceará

Os interessados podem se inscrever de 08 a 17 de janeiro de 2019, no site www.editais.cultura.ce.gov.br

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), torna pública nesta terça-feira, 08/01, a Chamada Pública para Credenciamento de Pareceristas para o XIII Edital Carnaval do Ceará 2019. As inscrições serão gratuitas, e ocorrem de 08 a 17 de janeiro de 2019, exclusivamente online, pelo site http://www.editais.cultura.ce.gov.br.

Esta ação tem como objetivo a seleção de pessoas físicas, residentes e domiciliadas no Estado do Ceará, para formação de banco de pareceristas para a avaliação de projetos culturais a serem selecionados no âmbito do XIII Edital Carnaval do Ceará 2019. Podem participar os interessados que tenham, no mínimo, 02 (dois) anos de experiência comprovada na área da cultura popular e tradicional, e não constem como inadimplentes junto à SECULT e demais órgãos públicos.

Além disso, é necessário possuir competências para a análise de projetos de cultura popular e tradicional, demonstradas através de:
a) Experiência com planejamento, administração e execução de projetos culturais;
b) Experiência em elaboração e avaliação de orçamento de projetos culturais;
c) Domínio das ferramentas de planilha de cálculo e editor de texto;
d) Habilidade em trabalhar com sistemas online.

É vedada a participação de candidatos que não residam no Estado do Ceará; de servidores e/ou prestadores de serviços da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e/ou de quaisquer de seus equipamentos, do Instituto Dragão do Mar – IDM, de cônjuge ou companheiro, parentes consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive os dependentes; de servidores da Administração Pública, direta e indireta, autárquica e fundacional de quaisquer Poderes ou esfera governamental, salvo quando amparados pela possibilidade de acumulação legal de cargos; de o de proponentes e/ou coordenadores/responsáveis de projetos, pessoa física ou societários de pessoa jurídica, inscritos no XIII Edital Carnaval do Ceará 2019.

Iphan abre inscrições para mestrado em Patrimônio Cultural

Nenhuma descrição de foto disponível.Com o objetivo de formar profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural, o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional abre as inscrições para a seleção de 10 vagas para alunos-bolsistas.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 01 de março de 2019.
Confira o edital https://goo.gl/iZJC2k