Movimento Social FOME realiza 5º Natal Comunitário na Vila União

A imagem pode conter: texto

Encerrando o ano de 2018 com União, Força e Resistência. Não foi um ano muito fácil para todxs, mas direto do campo de batalha podemos ver o horizonte de muitas conquistas e avanços dentro e fora da periferia. Vamos encerrar esse ano com mais luta e com mais coletividade na quebrada. Temos FOME e ela está viva dentro de nós. Agradecemos a todxs que sempre acreditam na luta e no potencial da autonomia do povo periférico.

SERVIÇO
5º Natal Comunitário
29 de Dezembro (Sábado)
Às 17:00hs
Rua Vitória – Vila União
(Em frente ao Cras Regina Justa Feijão, Sobral-Ce)

Sesc Ceará recebe propostas de artistas e grupos para 2019

teatro-1Está aberto, até o dia 16 de janeiro, o credenciamento anual de artistas para a programação do Sesc Ceará em 2019. São previstas mais de seis mil ações culturais ao longo do ano, distribuídas em todo o Estado. Com o edital de chamamento público, artistas individuais ou grupos podem apresentar as propostas de seus trabalhos para o calendário de eventos e, caso sejam classificados, assinarão contrato remunerado com a instituição.
Leia o edital: https://bit.ly/2O4gc0l

Cinco linguagens estão contempladas no edital (ver lista completa no documento): Artes Cênicas, com apresentações de teatro, circo, dança, performances, intervenções e outras. Artes visuais recebem ideias de exposições, performances, intervenções urbanas, pintura, desenho, fotografia, cinema, escultura, instalação, quadrinhos, renda e renascença, xilogravura, serigrafia, entre outras.

No campo da Literatura, podem ser inscritas contação de estórias, declamações, círculos de leitura, saraus poéticos, performances literárias, recitais, lançamento de livros e/ou cordeis, intervenções e diversas manifestações.

Músicos e bandas cadastram concertos, recitais, shows e outros formatos de apresentações musicais.

A quinta área é de expressões culturais da tradição. Para esta, são convidados ao credenciamento os repentistas, violeiros, emboladores, aboiadores, grupos de reisado, maracatu, afoxé, banda cabaçal, banda de pífano, dança do coco, dança do toré, brincadeira do boi, maneiro-pau, capoeira, bacamarteiro, lapinha, mamulengo, penitente, cordão carnavalesco, pastoril, caninha verde e outras expressões populares.

Como participar
Os candidatos podem ser pessoas jurídicas ou físicas, sejam artistas, representantes, produtores ou associações culturais. Toda a documentação exigida no edital deve ser enviada no preenchimento da ficha de inscrição online até o dia 16 de janeiro de 2019.
De 3 a 16 de janeiro, é possível tirar dúvidas sobre o processo de credenciamento pelo e-mail credenciamento@sesc-ce.com.br

Serviço
Chamamento público para credenciamento de artistas – Sesc Ceará
Data: 21/12 a 16/1
Informações completas no edital: https://bit.ly/2O4gc0l
Leia as perguntas frequentes sobre o credenciamento: https://bit.ly/2T5k6bU
Contato:
Fortaleza: (85) 3195-8725
Sobral: (88) 3611-0954

Aluno da UFU cria app para crianças com autismo

Um dos principais desafios da criança com autismo é vencer as dificuldades de comunicação, seja por meio da fala ou de expressões. O uso de aplicativos tem se tornado um aliado para os pais que buscam estimular as habilidades dos filhos autistas visando uma interação entre eles e as pessoas que os cercam, reduzindo o estresse causado pela dificuldade de se fazer entender. Uma das ferramentas para esse público é o aplicativo “Michelzinho – Emoções e Autismo”, criado por Adilmar Coelho, de 26 anos, doutorando em computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O personagem virtual desenvolve expressões faciais e estimula a criança a reconhecer e repetir os gestos. A cada acerto ela avança fases, o que acaba estimulando o autista a interagir e seguir com a brincadeira. “O reconhecimento emocional por meio das expressões faciais usando inteligência artificial já era tema trabalhado no meu mestrado, mas a ideia do aplicativo só surgiu no doutorado, quando tive mais conhecimento sobre as dificuldades dos autistas em reproduzir as expressões faciais de forma natural”, disse Adilmar.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pela Play Store. Até o momento, mais de 2 mil downloads foram feitos e 200 mil partidas foram jogadas. Adilmar disse que constantemente são geradas novas fases para manter a criança envolvida com a atividade e evoluindo as expressões. “O celular é um atrativo muito grande, inclusive para os autistas. Com o APP quero que as crianças com esse perfil desenvolvam suas emoções para melhor convivência no dia a dia.”

A cabo do Corpo de Bombeiros Ana Carolina Brandão Santos Bernardes, 36 anos, tem um filho autista de 4 anos. José de Leva Brandão usa há cinco meses o Michelzinho e outros aplicativos focados no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a mãe, as tecnologias têm ajudado no desenvolvimento e na forma como a criança interage com outras pessoas.

via diariodeuberlandia

Prefeito fecha parceria com Editora Moderna para doação de material didático para todos os alunos da pré-escola da rede pública

Imagem relacionadaO prefeito Ivo Gomes recebeu, nesta quinta-feira (27/10), representantes da Editora Moderna para oficializar a doação de material didático e pedagógico do Projeto Buriti Mirim. Os exemplares devem beneficiar cerca de 2.800 alunos do Infantil 4 e 2.500 do Infantil 5 do município de Sobral, ação que garante a todos os estudantes materiais de qualidade, que são, inclusive, utilizados nas melhores escolas da rede privada de Fortaleza.

Os livros e outros materiais que irão compor o kit escolar trabalham com situações cotidianas e exploram linguagens como arte, corpo, movimento e gêneros orais e escritos, promovendo a valorização das descobertas da infância e respeitando os direitos das crianças à aprendizagem.