2º Slam das Cumadi acontece nesta quinta (29) no Largo das Dores

A imagem pode conter: textoSegundo a pesquisa “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil” (IPEA, 2013), a taxa corrigida de feminicídios no Brasil foi de 5,82 óbitos por 100.000 mulheres no período de 2009 a 2011. Estima-se que ocorreram, em média, 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano. 61% dos óbitos foram de mulheres negras (61%), que foram as principais vítimas em todas as regiões, à exceção da Sul. Merece destaque a elevada proporção de óbitos de mulheres negras nas regiões Nordeste (87%), Norte (83%) e Centro-Oeste (68%).

(Fonte: https://www.geledes.org.br/feminismo-negro-violencias-historicas-e-simbolicas/)

É de conhecimento geral o quanto a violência de gênero atinge a população feminina. Os números não mentem! Porém, podemos perceber que estes mesmos números nos trazem indicativos alarmantes com relação às mulheres negras. Partindo desses dados e dos debates promovidos durante o mês acerca do dia da Consciência Negra, nesta segunda edição temos como intuito seguir discutindo sobre o protagonismo feminino, porém promovendo uma maior visibilidade ao feminismo negro e suas especificidades.

Aqueltune, Dandara dos Palmares, Mariana Crioula e Tereza da Benguela são nomes de pretas legitimadas representantes pela luta das mulheres negras e a liberdade de seu povo. Do nosso povo! São pretas que nos inspiram a lutar e resistir em seu nome e de todas aquelas que tiveram sua integridade violada, seu corpo hipersexualizado e sua vida ceifada em nome da promiscuidade do homem.

É com muita satisfação que nós do “Slam das Cumadi”, convidamos a todAs as mulheres de luta dessa cidade, para participar da nossa segunda edição!

SERVIÇO
Data: 29 de Novembro
Local: Anfiteatro do Largo das Dores
Horário: 19h

 

Deixe um comentário