Representantes de entidades educacionais de 87 países assinaram uma moção contra a censura a professores durante a 6ª Assembleia Mundial da Campanha Global pela Educação, que ocorreu entre os dias 16 e 18 em Katmandu (Nepal). A assinatura do documento foi proposto pela Campanha Latinoamericana pelo Direito à Educação (Clade), com apoio, entre outras, de entidades da Noruega, da Alemanha e de Angola.
A moção cita o movimento Escola sem Partido como um dos que incentiva a censura aos docentes. Cita também, na Alemanha, a orientação do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha. “Estudantes são incentivados a filmar suas aulas e viralizam publicações nas redes sociais, acusando injustamente professoras e professores de proselitismo ideológico, cientificismo e estímulo à sexualização de crianças e jovens”, dizem os signatários.
As entidades pedem que os Estados “resistam a estas tendências regressivas e refutem estas práticas persecutórias e violadoras de direitos humanos, que têm o controle como princípio e finalidade”. Elas defendem ainda que a educação deve ser pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade para todos, capaz de promover a cidadania e colaborar para a realização plena de todas as pessoas.
Em discussão no Congresso Nacional, o projeto Escola sem Partido, tem apoio de correligionários do governo eleito. A proposta estabelece em ambientes educacionais o “respeito às crenças religiosas e às convicções morais, filosóficas e políticas” de pais e alunos, ao colocar como precedência os valores de ordem familiar sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa.
Ainda não há confirmação de mais uma vinda de Paul McCartney ao Brasil, mas os fãs já começaram a se mobilizar por apresentações do músico no país. Em Fortaleza, o que não falta é gente querendo que ele faça show da nova turnê “Freshen Up” na capital cearense. Para isso, 
A Secretaria da Educação de Sobral proverá, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o I Encontro de Educação Inclusiva de Sobral, no auditório da Prefeitura de Sobral. Na abertura do evento, serão homenageadas com certificado de honra ao mérito as instituições, professores, cuidadores, alunos e famílias que contribuem para o fortalecimento da educação inclusiva em Sobral. Saiba mais: