Garota de 17 é leiloada no Facebook em troca de vacas, carros e dinheiro

À direita na foto, a jovem Nyalong

De acordo com um levantamento realizado pela OMT (Organização Mundial do Trabalho), o tráfico humano movimenta cerca de U$S 32 bilhões por ano no mundo. Em países da África, o tráfico de pessoas é, infelizmente, algo corriqueiro – tão corriqueiro que já tomou o Facebook. Na última terça-feira, 20, tornou-se de conhecimento público que uma jovem de 17 anos foi leiloada na rede social em outubro.

De acordo com as investigações, a garota, que mora no Sudão do Sul, foianunciada pelos próprios pais em troca de cerca de 500 vacas, € 8.700 e 3 carros. O anúncio foi logo notificado pelo Facebook, mas a negociação foi rápida e já havia sido feita.

A adolescente, chamada Nyalong, foi comprada por um empresário local e se tornou a 10ª esposa dele. As precárias condições de vida no Sudão estimulam famílias a cometerem tal crime, mesmo que a grana envolvida não seja das maiores. Para muitos moradores da região, qualquer quantia já faz uma grande diferença – e muitos pais acreditam que a filha comprada vai conseguir ter uma vida melhor depois da transação.

A Líbia é outro país da África em que o tráfico humano é uma realidade. Muitas ONGs locais e até mundiais tentam monitorar a situação, para que a realidade mude, mas parecem não dar conta. A transação de Nyalong ganhou a mídia não só por ter sido feita via Facebook, mas também por ter sido uma das mais caras.

Ao fazer buscas na internet sobre o caso, não é raro encontrar comentários como esse abaixo, que escancaram a sociedade machista em que vivemos, que contribui para a cultura do estupro e para o tráfico de mulheres, que são tratadas como meros objetos.
Via capricho

Continua distribuição kits gratuitos para TV digital na região de Sobral

Resultado de imagem para TV digitalO sinal analógico dos canais abertos de TV foi desligado em Sobral, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú no último dia 31 de outubro. Praticamente toda a população já estava preparada e assistindo TV pelo sinal digital. Mesmo com fim do sinal analógico, a Seja Digital continua na região para orientar a população e distribuir os kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, para as famílias que têm direito. No total, mais de 48 mil kits já foram distribuídos.

Com a continuidade da distribuição, a Seja Digital reafirma seu compromisso em não deixar ninguém para trás. A distribuição de kits gratuitos teve início na região em julho de 2017 e será encerrada nas próximas semanas. Para saber se têm direito ao kit gratuito, as famílias devem acessar sejadigital.com.br/kit ou ligar para 147 com o NIS (Número de identificação social) em mãos. “Esperamos que as famílias que ainda não retiraram o kit gratuito façam o agendamento nesses últimos dias para assistir à programação da TV com a qualidade do sinal digital”, afirma Carla Prata, consultora de mobilização da Seja Digital.

Novo Alto do Cristo contará com mirantes, anfiteatro e rampas de acesso

A Prefeitura de Sobral deverá entregar à população, no início do próximo ano, o Novo Alto do Cristo. A obra inclui a restauração do monumento do Cristo Redentor e a urbanização das ruas no entorno do monumento. A requalificação da área contará com escadaria ligando o Alto do Cristo ao Centro, através da Escola de Belas Artes (antiga estação ferroviária). Contará também com mirantes, equipamentos de ginástica, anfiteatro, playground, mesas de jogos, estacionamento e rampas de acesso.

O objetivo é criar novos espaços de convivência para a comunidade, além de promover acessibilidade e valorização do próprio bairro. O projeto arquitetônico do Novo Alto do Cristo vai beneficiar não apenas os moradores do Alto do Cristo, mas toda a população de Sobral. As obras vão requalificar um dos principais cartões postais da cidade.