À direita na foto, a jovem Nyalong
De acordo com um levantamento realizado pela OMT (Organização Mundial do Trabalho), o tráfico humano movimenta cerca de U$S 32 bilhões por ano no mundo. Em países da África, o tráfico de pessoas é, infelizmente, algo corriqueiro – tão corriqueiro que já tomou o Facebook. Na última terça-feira, 20, tornou-se de conhecimento público que uma jovem de 17 anos foi leiloada na rede social em outubro.
De acordo com as investigações, a garota, que mora no Sudão do Sul, foianunciada pelos próprios pais em troca de cerca de 500 vacas, € 8.700 e 3 carros. O anúncio foi logo notificado pelo Facebook, mas a negociação foi rápida e já havia sido feita.
A adolescente, chamada Nyalong, foi comprada por um empresário local e se tornou a 10ª esposa dele. As precárias condições de vida no Sudão estimulam famílias a cometerem tal crime, mesmo que a grana envolvida não seja das maiores. Para muitos moradores da região, qualquer quantia já faz uma grande diferença – e muitos pais acreditam que a filha comprada vai conseguir ter uma vida melhor depois da transação.
A Líbia é outro país da África em que o tráfico humano é uma realidade. Muitas ONGs locais e até mundiais tentam monitorar a situação, para que a realidade mude, mas parecem não dar conta. A transação de Nyalong ganhou a mídia não só por ter sido feita via Facebook, mas também por ter sido uma das mais caras.
O sinal analógico dos canais abertos de TV foi desligado em Sobral, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú no último dia 31 de outubro. Praticamente toda a população já estava preparada e assistindo TV pelo sinal digital. Mesmo com fim do sinal analógico, a Seja Digital continua na região para orientar a população e distribuir os kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, para as famílias que têm direito. No total, mais de 48 mil kits já foram distribuídos.
A Prefeitura de Sobral deverá entregar à população, no início do próximo ano, o Novo Alto do Cristo. A obra inclui a restauração do monumento do Cristo Redentor e a urbanização das ruas no entorno do monumento. A requalificação da área 