Cientistas reativam células cerebrais de autistas

Uma descoberta de cientistas brasileiros pode revolucionar o tratamento do Autismo. Eles conseguiram – em laboratório -, reativar neurônios de pacientes que têm o transtorno.

O que vem preocupando os medicos é o crescimento no diagnóstico do autismo no mundo nas últimas décadas. A proporção que chegou a ser de 1 caso para cada 500 crianças, hoje chega a níveis alarmantes de 1 um caso para 68 crianças.

Mas uma pesquisa realizada no Laboratório do Dr. Alysson Muotri, na Califórnia, em colaboração com a USP (Universidade de São Paulo), que acaba de ser aprovada internacionalmente, pode dar esperança a muitas famílias que convivem com o autismo.

Segundo os cientistas, a raiz do transtorno pode ser o astrócito, uma célula que serve de apoio para o bom funcionamento dos neurônios.

Segundo a Dra. Patrícia Beltrão Braga (responsável pela pesquisa), o astrócito é uma célula que dá uma “mãozinha” para uma célula do sistema sanguíneo, um vaso sanguíneo e a outra “mãozinha” para um neurônio. É como se fosse uma ponte para um neurônio se alimentar, para o que ele tem que fazer. Na hora que a gente olhou essa célula, a gente percebeu que – na verdade – o problema é o astrócito, não o neurônio; se a gente olhar só para o neurônio, se quiser consertar só o neurônio, não vai funcionar.

Em testes in vitro os cientistas usaram astrócitos de pessoas saudáveis e implantaram em células cerebrais extraídas de indivíduos com autismo, e conseguiram reativar o funcionamento dos neurônios. O tratamento pode estar disponível para uso em pacientes no prazo de dois anos.

Assista a Reportagem exibida no Jornal da Band:

via Saber Viver Mais

Fortaleza sedia Seminário Internacional de Violão nesta semana

Nenhum texto alternativo automático disponível.O Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) protagonizam mais um evento cultural gratuito. Dessa vez é o III Seminário Internacional de Violão, que será realizado desta quarta-feira (21) até sábado (24), em paralelo com o Encontro Mestre & Aprendiz. As inscrições eletrônicas para os eventos prosseguem até esta quarta.

De acordo com a programação, os eventos contarão com oficinas e materclasses sobre temas diversos, que serão realizadas no IFCE de Fortaleza, e os concertos, no Museu de Arte da UFC (Mauc) e no Teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz.

Nesta terceira edição do seminário, os destaques ficam por conta da prestigiada violonista Badi Assad, do violonista e professor da Georgia State University Luther Enloe, e do professor da área Ezequias Lira (UFRN). O evento convida também nomes conhecidos no cenário violonístico cearense, como Marcos Maia (Uece), Marco Tulio (UFC), Camerata de Violões do IFCE, Grupo 30 Cordas e Trio Toada de Violões.

Mais informações: (85) 3307.3683.

via tribunadoceara

‘La Casa de Papel’ vence o Emmy 2018 de Melhor Série Dramática

Resultado de imagem para La Casa de PapelA série espanhola “La Casa de Papel” levou nesta segunda-feira, 19, o Emmy Internacional na categoria de Melhor Série Dramática durante a cerimônia da 46ª edição de premiação, que reconhece os melhores programas de televisão produzidos e transmitidos fora dos Estados Unidos.

“La Casa de Papel”, transmitida na Espanha pela emissora Attresmedia, enfrentava na sua categoria outras três ficções: “Urban Myths”, do Reino Unido, “Inside Edge”, da Índia, e “1 Contra Todos”, do Brasil.

Bienal de Pequim abre inscrições para seleções de obras de arte

bienal-china-internaA Bienal Internacional de Arte de Pequim (BIAB) iniciou o processo de seleção de obras para sua próxima edição, que será realizada entre agosto e setembro de 2019. Artistas de todo o mundo podem participar da convocatória. As inscrições podem ser feitas até 25 de dezembro, por meio do link http://www.bjbiennale.com.cn/en/ParticipationWay/.

O tema da oitava edição da Bienal é “Um mundo colorido e um futuro compartilhado”. Os organizadores querem que os artistas contribuam com diferentes perspectivas culturais e que trabalhem questões compartilhadas, como a deterioração ambiental, o terrorismo, a pobreza e a inteligência artificial, entre outras.

Com edições em 2003, 2005, 2008, 2010, 2012, 2015 e 2017, a Bienal de Pequim tem se firmado como um dos principais eventos do circuito internacional das artes visuais. Desde sua primeira edição, a Bienal já contou com mais de um milhão de visitantes e com a participação de cerca de quatro mil artistas de mais de 100 países.

A Bienal de Pequim é organizada pelo Governo Municipal de Pequim e pela Associação de Artistas da China. Diferentemente de outras mostras internacionais, que priorizam instalações, a BIAB ainda mantém a escultura como sua principal forma de expressão artística. De acordo com a organização da mostra, mesmo que coexistam várias abordagens para a expressão artística e formas inesgotáveis de inovação, as artes clássicas seguem como uma fonte de referência e esclarecimento para as artes contemporâneas. A BIAB objetiva, deste modo, dar sua própria contribuição no processo das artes contemporâneas, por meio da construção de uma plataforma internacional para promover os intercâmbios culturais e artísticos entre diferentes países e salvaguardar a diversidade e a abundância das artes globais.

Inscrições

Espetáculos científicos e musicais integram a grade de programação do Planetário de Sobral

De terça-feira a sábado, são realizadas duas sessões gratuitas e abertas ao público, no Planetário de Sobral. Nesta terça-feira (20/11), às 18h30, serão exibidos “Luz” e “Da Terra ao Universo”, que destaca a importância da luz para a vida na terra até o seu uso na tecnologia e levam o público a experiência intelectual sobre o Universo. Às 19h30, o espetáculo musical “Rock Moderno” exibe músicas de rock da década de 60 ao início do século 21, mesclada a paisagens realistas imersas em arte abstrata.

Estão em exibição espetáculos científicos, com projeções virtuais acerca da superfície da Terra, paisagens geográficas, além de espetáculos musicais. Os shows em cartaz são: Da Terra ao Universo, Luz, Dois Pedacinhos de Vidro, Rock Moderno, Dimensions, Origens da Vida, Rock Clássico, Valência, Led Zeppelin, U2 e Caos e Ordem.

Inaugurado em maio de 2015, o Planetário de Sobral é equipado com um projetor planetário e um projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss, tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e conta com 79 assentos, sendo dois desses lugares para cadeirantes. As visitas de grupos de estudantes de escolas públicas e privadas ao planetário podem ser feitas no período da manhã ou no da tarde mediante agendamento (clique AQUI)

Entrevista sobre a programação do Planetário AQUI

Campanha de vacinação antirrábica inicia dia 24 de novembro

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) do município de Sobral irá coordenar a Campanha de Vacinação Antirrábica, que inicia neste sábado (24/11). A vacinação ocorrerá das 8h às 17h. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. Todos os bairros de Sobral contarão com postos de vacinação, além de pontos de apoio que irão funcionar em locais específicos.

“Durante toda campanha a Unidade de Vigilância de Zoonoses irá intensificar ações para garantir 100% da cobertura vacinal de cães e gatos domiciliados. A campanha de vacinação antirrábica tem grande impacto na saúde pública do município, pois evita a doença nos animais e previne a transmissão do vírus rábico para a população humana”, disse Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

Em 2017 o município de Sobral superou a meta da cobertura vacinal e atingiu 101,63%. Esta porcentagem, em números absolutos, corresponde a 32.458 cães imunizados. Para os felinos, o governo não estabelece meta, mas através do trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, Sobral imunizou 26.306 gatos.

Caso o dono não posso levar o animal para o Dia D da campanha, os animais também poderão ser vacinados na UVZ (Rua Finlândia, nº 201, Parque Silvana II), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Outras informações: (88) 3611 2219