Uma descoberta de cientistas brasileiros pode revolucionar o tratamento do Autismo. Eles conseguiram – em laboratório -, reativar neurônios de pacientes que têm o transtorno.
O que vem preocupando os medicos é o crescimento no diagnóstico do autismo no mundo nas últimas décadas. A proporção que chegou a ser de 1 caso para cada 500 crianças, hoje chega a níveis alarmantes de 1 um caso para 68 crianças.
Mas uma pesquisa realizada no Laboratório do Dr. Alysson Muotri, na Califórnia, em colaboração com a USP (Universidade de São Paulo), que acaba de ser aprovada internacionalmente, pode dar esperança a muitas famílias que convivem com o autismo.
Segundo os cientistas, a raiz do transtorno pode ser o astrócito, uma célula que serve de apoio para o bom funcionamento dos neurônios.
Segundo a Dra. Patrícia Beltrão Braga (responsável pela pesquisa), o astrócito é uma célula que dá uma “mãozinha” para uma célula do sistema sanguíneo, um vaso sanguíneo e a outra “mãozinha” para um neurônio. É como se fosse uma ponte para um neurônio se alimentar, para o que ele tem que fazer. Na hora que a gente olhou essa célula, a gente percebeu que – na verdade – o problema é o astrócito, não o neurônio; se a gente olhar só para o neurônio, se quiser consertar só o neurônio, não vai funcionar.
Em testes in vitro os cientistas usaram astrócitos de pessoas saudáveis e implantaram em células cerebrais extraídas de indivíduos com autismo, e conseguiram reativar o funcionamento dos neurônios. O tratamento pode estar disponível para uso em pacientes no prazo de dois anos.
Assista a Reportagem exibida no Jornal da Band:
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) protagonizam mais um evento cultural gratuito. Dessa vez é o
A série espanhola “La Casa de Papel” levou nesta segunda-feira, 19, o Emmy Internacional na categoria de Melhor Série Dramática durante a cerimônia da 46ª edição de premiação, que reconhece os melhores programas de televisão produzidos e transmitidos fora dos Estados Unidos.
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulga, nesta terça-feira, 20/11, o Resultado Preliminar da Avaliação e Seleção das categorias Mostras Regionais Natalinas e Presépios do XV Edital Ceará Natal de Luz. Confira:
A Bienal Internacional de Arte de Pequim (BIAB) iniciou o processo de seleção de obras para sua próxima edição, que será realizada entre agosto e setembro de 2019.
De terça-feira a sábado, 
A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) do município de Sobral irá coordenar a Campanha de Vacinação Antirrábica, que inicia neste sábado (24/11). A vacinação ocorrerá das 8h às 17h. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. Todos os bairros de Sobral contarão com postos de vacinação, além de pontos de apoio que irão funcionar em locais específicos.