Pinturas rupestres de 40 mil anos são encontradas na Indonésia

Resultado de imagem para pinturas rupestres de 40 mil anos são encontradas na IndonésiaCientistas encontraram na Indonésia pinturas rupestres que já são consideradas as mais antigas do mundo, podendo mudar completamente a história da expressão artística.

Nas cavernas das montanhas da ilha de Kalimantan, na Indonésia, foram encontradas gravuras rupestres que podem ser as primeiras representações no mundo feitas pelo homem, de acordo com um relatório publicado na revista Nature.

Sua idade é de pelo menos 40 mil anos. Elas retratam animais parecidos com vacas.

Via Jornal do Brasil

Cine Ocupa Sobral exibe filme “Viva: a vida é uma festa” neste sábado (10/11)

O Cine Ocupa Sobral exibe, neste sábado (10/11), às 18 horas, na Estação Juventude Nova Caiçara, o filme “Viva: a vida é uma festa”. A programação é gratuita e livre para todos os públicos.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) que pretende criar espaços de cultura e lazer para os moradores, diversificando as ações culturais e ocupando os espaços públicos com a potência da sétima arte. Conta com um super equipamento de exibição, além de um super telão, para que todos possam assistir os filmes com conforto e qualidade.

Secult realiza o XII Encontro Mestres do Mundo em Aquiraz

Em novo local, o evento reúne de 21 a 24/11 os Mestres e Mestras da Cultura Popular Tradicional do Ceará, grupos e coletividades em trocas de saberes e integrações com o público na vasta e diversificada programação gratuita. Foto do lançamento da 12ª edição do Encontro, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 9/11, no Cineteatro São Luiz. 

De 21 a 24 de novembro a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promove o XII Encontro Mestres do Mundo, que na edição de 2018 tem nova sede em Aquiraz (CE), município na Costa Leste do litoral cearense, a apenas 27km da capital Fortaleza. O evento integra a grandiosa riqueza de conhecimentos, expressões e vivências pelos Tesouros Vivos da cultura cearense em compartilhamentos generosos com o público na diversificada e vasta programação.

Anfitrionados pela Mestra da Cultura Indígena Cacique Pequena (Maria de Lourdes da Conceição Alves), natural de Aquiraz, público e convidados do Nordeste, Brasil e de outros paísesvãocelebrar juntos no Encontro às memoráveis e renovadas tradições mantidas pelos 69 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 11 grupos, duas (02) coletividades, além dos 26 deles já falecidos. Mestra Pequena ainda guiará os participantes em uma “Caminhada nativa sob a flor do Jenipapo” para a transmissão de saberes e uma manhã de vivências, junto ao seu povo Jenipapo-Kanindé.

Serviço
XXII Encontro Mestres do Mundo
Data: de 21 a 24 de novembro de 2018
Local: Aquiraz (CE)
Horário: De 9h às 0 h
Aberto ao público