Inscrições abertas para palestra sobre mediação como forma de transformação social

A Secretaria da Segurança e Cidadania (Sesec), em parceria com o Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), realiza, dia 19 de novembro, a partir das 18 horas, a palestra “A mediação como forma de transformação social”, que será ministrada por Ana Karine Pessoa Cavalcante Miranda, Doutora em Direito e Sociologia (UFF/RJ) e Mestre em Políticas Públicas (UECE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do MPCE. As vagas são limitadas.

A palestra acontecerá no Centro de Ciências da Saúde (Av. Comandante Maurocélio Rocha Pontes, n° 186, Derby) e terá como objetivo transmitir conceitos teóricos e estimular o debate sobre mediação, em especial mediação comunitária, ao mostrar uma forma diferente de resolução de conflitos, incentivando a cultura do diálogo nas comunidades. A ação facilita a consolidação de práticas democráticas que fortalecem relações, sempre baseadas no respeito e no empoderamento comunitário. Os participantes terão direito a certificado com carga horária de 4 horas, emitido pela Escola Superior do Ministério Público.

A realização do evento se dá em comemoração aos 5 anos de implantação do Núcleo de Mediação Comunitária em Sobral. A palestrante, Ana Karine Pessoa Cavalcante Miranda, é advogada e administradora, atua como mediadora de conflitos há mais de quinze anos, auxiliando na gestão e facilitação de diálogos. Ela ainda é instrutora em conciliação e mediação judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), diretora do Instituto Jus Dialogus Gestão de Conflitos e fundadora do Observatório Mediação Brasil.

Inscrições AQUI (a inscrição será confirmada mediante a entrega de 2 quilos de alimento não perecíveis)
Outras informações: (88) 3614-4001ou pelo e- mail nmcsobral@gmail.com do Núcleo de Mediação Comunitária de Sobral (Rua Santa Terezinha, nº 72, Cohab I)

Poeta cearense, Mailson Furtado, ganha o Prêmio Jabuti

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em péO escritor Mailson Furtado Viana (@mailsonfurtado) , da cidade de Varjota (CE), recebeu na última quinta-feira (08) o Prêmio Jabuti, o maior da literatura brasileira.

Aos 27 anos o cearense recebe o prêmio em duas categorias, Livro do Ano e Poesia, com a obra “à cidade”. A 60ª edição do Prêmio Jabuti aconteceu no auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e foi realizada pela CBL – Câmara Brasileira Do Livro (CBL),

“Muito feliz com o resultado desse prêmio, principalmente porque o poema aborda a região Norte do Ceará e o nosso Rio Acaraú. É também uma oportunidade de abrir uma janela para quem faz publicação independente, para o mercado editorial e para que o leitor busque outros rumos de distribuição e consumo. É preciso acreditar em si mesmo e na autopublicação”, disse o poeta em entrevista à Instituição @ecoasobral.

Secretaria da Educação divulga nova programação do Planetário de Sobral

image.pngComo parte das iniciativas no Ano Municipal da Ciência, a Prefeitura de Sobral adquiriu novos espetáculos digitais para exibição no Planetário de Sobral. O público poderá assistir às exibições gratuitamente, de terça-feira a sábado, com sessões às 18h30 e às 19h30.

Estão em exibição espetáculos científicos, com projeções virtuais acerca da superfície da Terra, paisagens geográficas, além de espetáculos musicais. Os shows em cartaz são: Da Terra ao Universo, Origem da Vida, Dois Pedacinhos de Vidro, Rock Clássico, Limite, Dimensions, Rock Moderno, Valência, Led Zepellin, Caos e Ordem, U2 e Luz.

Inaugurado em maio de 2015, o Planetário de Sobral é equipado com um projetor planetário e um projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss, tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e conta com 79 assentos, sendo dois desses lugares para cadeirantes.

O Planetário de Sobral também contribui para a formação de professores e aprendizagem dos estudantes. As visitas de grupos de estudantes de escolas públicas e privadas ao planetário podem ser feitas no período da manhã ou no da tarde mediante agendamento.

– Faça o agendamento de grupos, clicando AQUI. http://bit.ly/2OuaV2b

 

Deibe Viana faz Show “Meu Amanhecer Imersão” nessa sexta(09)

A imagem pode conter: 1 pessoa, textoO Theatro São João de Sobral recebe nesta sexta-feira (09/11), a partir das 20h, o cantor e compositor Deibe Viana, apresentando seu Show “Meu Amanhecer Imersão”. O artista iniciou seus estudos de musicais na Escola de Música de Sobral.

As composições que integram o CD pertencem à sua fase inicial, que dialoga com diversas vertentes da MPB. Por ser o primeiro trabalho autoral, revela seu perfil artístico, trazendo em suas composições as influências de artistas consagrados da música brasileira, tais como Los Hermanos, Caetano Veloso, Djavan, Nando Reis entre outros.

Brasil cai para último lugar em ranking sobre prestígio de professor

Resultado de imagem para professor vergonhaPercepção de falta de respeito dos alunos, salários insuficientes e uma carreira pouco segura para os jovens. É assim que a maioria da população brasileira enxerga a profissão docente e coloca o País como o que dá menos prestígio aos professores. Esse cenário foi revelado pelo Índice Global de Status de Professores de 2018, divulgado na noite dessa quarta-feira, 7, pela Varkey Foundation, organização voltada para a educação. O levantamento avalia como a população de 35 países enxerga a profissão, informa o Estadão.

Enquanto há uma tendência global de crescimento no prestígio dado aos professores, o Brasil regrediu nos últimos cinco anos. Em 2013, quando o estudo foi feita pela primeira vez e avaliou 21 nações, o País aparecia na penúltima colocação. Na edição deste ano, com a piora na percepção sobre o respeito dos alunos e com menos pais dispostos a incentivar seus filhos a seguir a profissão, o índice nacional piorou e colocou o País como lanterna do ranking.

Para chegar ao indicador, foram entrevistadas mil pessoas, de 16 a 64 anos, em cada país e mais de 5,5 mil docentes. No Brasil, apenas 9% acreditam que os alunos respeitam seus professores – na China, o líder, 81% veem esse respeito. O dado aparece em consonância com o fato de que só 20% dos pais brasileiros afirmam que encorajariam seus filhos a seguir a carreira – ante 55% dos pais chineses.

O estudo também indica que o brasileiro subestima a jornada de trabalho da profissão. A sociedade estima uma carga horária semanal média de 39 horas, ante o relato dos professores de uma média de 48 horas. Segundo a pesquisa, essa percepção é forte nos países latino-americanos e se diferencia de países como Finlândia, Canadá e Japão, onde os docentes trabalham menos horas do que a percepção de suas comunidades.

A mesma tendência é observada em relação aos salários. Enquanto brasileiros consideram que um salário justo para os professores seria de U$ 25 mil (cerca de R$ 93 mil) ao ano, a remuneração real média relatada pelos profissionais é de U$ 15 mil (cerca de R$ 56 mil).