Menino gênio diagnosticado com autismo tem QI maior do que de Einstein

Kristine Barnett notou que seu filhinho Jacob – a quem os médicos haviam diagnosticado como autista – parecia ter um fascínio por padrões. Então, ela o tirou do programa de educação especial de sua escola e deixou-o estudar as coisas que ele era apaixonado. Agora Jacob está no seu caminho para ganhar um Prêmio Nobel.

Jacob Barnett, que foi diagnosticado com autismo moderado a grave aos 2 anos, agora está estudando para um mestrado em física quântica.

Jacob ficou em silêncio por boa parte de sua infância. Mas quando ele começou a falar, ele foi capaz de se comunicar em quatro línguas diferentes.

Quando criança, os médicos disseram aos pais de Jacob Barnett que seu filho autista provavelmente nunca saberia amarrar os sapatos.

Mas especialistas dizem que o prodígio americano de 14 anos tem um QI maior do que Einstein e está no caminho para ganhar um Prêmio Nobel. Ele deu palestras no TEDx e está trabalhando em direção a um grau de mestre em física quântica.

A chave, de acordo com a mãe Kristine Barnett, estava em deixar Jacob ser ele mesmo – ajudando-o a estudar o mundo com os olhos arregalados e maravilhados em vez de se concentrar em uma lista de coisas que ele não podia fazer.

Diagnosticado com autismo moderado a grave com a idade de 2, Jacob passou anos nas garras de um sistema de educação especial que não entendia o que ele precisava. Seus professores na escola tentavam dissuadir Kristine a perder as esperanças para ensinar Jacob mais do que as habilidades mais básicas.

Jacob estava lutando com esse tipo de instrução – recolhendo-se cada vez mais fundo em si mesmo e se recusando a falar com todos.

Mas Kristine notou que quando ele não estava em terapia, Jacob estava fazendo “coisas espetaculares” por si próprio.

“Ele criava mapas em todo o nosso chão, usando cotonetes. Eles seriam mapas de locais que nós visitaríamos e ele memorizava todas as ruas”, Kristine disse à BBC.

Um dia, sua mãe o levou a contemplar as estrelas. Alguns meses mais tarde, eles visitaram um planetário, onde um professor estava dando uma palestra. Sempre que o professor fazia perguntas, a mãozinha de Jacob disparava para o alto e ele começava a responder as perguntas – compreendendo facilmente as complicadas teorias sobre física e o movimento dos planetas.

Jacob tinha apenas três anos e meio de idade.

Sua mãe percebeu que Jacob poderia precisar de algo que o currículo de educação especial padrão simplesmente não estava lhe dando.

“Para um pai, é aterrorizante ir contra o conselho dos profissionais”, Kristine escreve em seu livro de memórias, The Spark: A Mother’s Story of Nurturing Genius. “Mas eu sabia no meu coração que, se Jake ficasse na educação especial, ele iria escapar.”

Seu QI arredonda para 170 – maior do que o de Albert Einstein. Ele está trabalhando em sua própria teoria da relatividade. Professores do Instituto de Princeton para o Estudo Avançado ficaram impressionados.

“A teoria que ele está trabalhando envolve vários dos problemas mais difíceis em astrofísica e física teórica”, escreveu o professor de astrofísica Scott Tremaine para a família em um e-mail.

“Qualquer um que resolver estes estarão na fila por um prêmio Nobel.”

A Warner Bros. arrebataram os direitos de filmagem da história de Jacob. Kristine e seu filho embarcaram em uma turnê européia de seu livro, mas esperam ter algum tempo para descansar até julho.

“Meu objetivo para o verão é apenas dar-lhe algumas semanas de folga”, disse Kristine ao Indianapolis Monthly. “A última vez que ele teve foi quando ele veio com a teoria alternativa ao Big Bang. Então, quem sabe o que ele vai criar?”

Então Kristine decidiu assumir a tarefa sozinha.

Conheça um pouco mais da história de Jacobb:

via sabervivermais.com

Show da Banda Rosa de Saron em Camocim

Resultado de imagem para Banda Rosa de SaronA Banda Rosa de Saron fará show inédito em Camocim. A apresentação ocorrerá no dia 15 de dezembro (sábado), no Park dos Paredões.

Na oportunidade, o grupo apresentará o novo álbum “Gran Paradiso”. Com 30 anos de carreira e 12 músicas inéditas em um formato elétrico, o grupo mantém o seu objetivo: fazer rock com mensagens de fé, esperança e amor.

A noite ainda terá as participações da Banda Emanuel (Sobral) e da Banda Apóstolos (Camocim).

O evento terá como finalidade, arrecadar fundos em prol da construção da sede da Renovação Carismática Católica de Camocim. O segundo lote de ingressos (Front: R$ 40 / Pista: R$ 30), está à venda nos seguintes locais:
Farmácia JK (cruzamento da Rua Santos Dumont com Rua José de Alencar)
Depósito São Miguel (Rua Paissandu, 1887, centro de Camocim)
Mais informações: (88) 9 9278-6428 (falar com Gilmário Sousa).

via camocimonline

Bebê de 12 dias morre após ser beijado por adulto com herpes

A morte de uma bebê recém-nascida, de apenas 12 dias, acendeu um sinal de alerta nos Estados Unidos sobre o cuidado no contato direto com crianças por parte de quem carrega doenças contagiosas ainda que em escala menor. Em relato feito no Facebook, a norte-americana Presley Trejo contou que sua filha Emerson Faye faleceu após ter sido tocada e beijada por pessoas que a transmitiram o vírus da herpes simples (HSV).

Embora seja considerada uma infecção “comum” entre adultos, a herpes pode ser fatal para bebês, pois os pequenos ainda não apresentam sistema imunológico completamente formado. Foi o que ocorreu com a pequena Emerson.

“Todos precisam conhecer o que esse vírus faz com crianças e suas famílias. Pessoal, parem de beijar bebês que não são seus. Lavem suas mãos quando se aproximarem de recém-nascidos. Eu já tinha visto histórias de outras crianças morrendo por causa do mesmo vírus, mas nunca imaginei que aconteceria comigo. Desta vez, aconteceu”, escreveu Presley em seu perfil na rede social.

O relato, segundo a mãe, foi postado para alertar as pessoas que o vírus pode estar presente no organismo das pessoas sem se manifestar. E mesmo no estágio latente, pode ser repassado ao bebê.

“Você espalha o vírus por meio da saliva e quando ele atinge o bebê, vai para o seu corpo muito rápido. Ataca primeiro o cérebro e se manifesta como uma meningite”, relata Presley. “Ela sobe direto ao cérebro e então se espalha por todos os órgãos. Acontece tão rápido que você nem repara que seu filho está doente”, acrescenta.

A postagem foi divulgada no dia 26 de outubro, mais de três meses após a morte da menina. Segundo a mãe, a garotinha nasceu em 25 de julho e faleceu no dia 6 de agosto.

via yahoo notícias

Divulgada programação do mês de novembro das Estações Juventude

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), na perspectiva de ampliar o acesso à cultura e ao lazer, em um espaço de convivência para os jovens nas comunidades, divulga a programação de novembro do programa Estação Juventude.

Contando com diversos serviços de promoção da inclusão e emancipação dos jovens, os equipamentos oferecem diversas atividades culturais, formativas, de esporte, lazer e participação da juventude de forma gratuita, ampliando o acesso dos jovens às políticas públicas.

Para participar, jovens entre 12 e 29 anos deverão preencher ficha de cadastro online e dirigir-se às Estações Juventude, presentes nos bairros Novo Recanto, Nova Caiçara, Padre Albani e Parque do Mucambinho, portando documento oficial com foto.

Ficha de cadastro AQUI
Programação completa AQUI

Projeto de Lei propõe regulamentar a profissão de YouTuber

Na última quarta-feira (31), um Projeto de Lei do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) foi apresentado na câmara para tentar regulamentar a profissão de YouTuber.

A justificativa é de que se trata de uma profissão muito presente, mas que, na maioria das vezes, trabalha de maneira autônoma ou “exposto a contratos sem as proteções legais previstas, com jornadas incompatíveis com a função exercida.”

O PL propõe que os profissionais passem a seguir as mesmas normas do Código de Ética dos Jornalistas e que a duração normal do trabalho dos Youtubers Profissionais não exceda 6 horas diárias e trinta horas semanais. Esse tempo consideraria não apenas o período de gravação, mas também as horas necessárias para preparação: ensaios, pesquisas, estudos, atividades de promoção e de divulgação, assim como as atividades de finalização do vídeo.

Entretanto, o projeto só valeria quem “cria vídeos e os divulga na plataforma social do YouTube, com amplo alcance de seguidores e afins”, excluindo quem utiliza outras plataformas de criação de vídeo ou quem não tem tantos seguidores.

O texto do PL encerra deixando um gancho pra outros tipos de regulamentação da profissão, como o conteúdo veiculado por esses profissionais, “tendo em vista que influenciam a formação de opinião de parte significativa da sociedade, em especial os mais jovens”.

A proposta agora precisa passar pelo presidente da câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), antes de ser votada.

via jovemnerd

VEM AÍ o Festival Internacional de Circo do Ceará, dias 15 e 16 de Novembro em Sobral

Post SOBRAL - Festival de Circo do Ceara 2018-mineditPela quinta vez viajaremos levando em nossa bagagem um universo fantástico conduzido por saltimbancos virtuosos, grandes artistas dos mais distintos lugares, arriscando-se em cada ato na missão de levar a magia da arte circense e semear cultura pelo Ceará. Assim será!

O Festival Internacional de Circo do Ceará acontece em Sobral com a parceria da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral (SECJEL) e do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA).

Programação Sobral

15/11 (Quinta-feira)
Margem Esquerda do Rio Acaraú
18h – Anfiteatro do Largo das Dores
Show da Percha – Circo do Asfalto (São Paulo)
19h – Intervenções
Banda da Escola de Música de Sobral (Sobral)
Cortejo da Alegria – Cia Itinerante de Malabares e Briqueducirco (Sobral)
Malabarizem-se – Trupe Tamarindo (Sobral)
Em forma humana – Vanessa Calado (Rio de Janeiro)
Homem Foca – Bruno Farias (Sobral)
Vortex – Ciro Ítalo (Rio de Janeiro)
20h – Anfiteatro
Sailors Circus – Duo un Pie (Argentina)
Metro y Medio – Maku Fachulini (Argentina)

16/11 (Sexta-feira)
Theatro São João
Formação de Plateia /Programação para escolas
8h30 – Aula Espetáculo sobre a história do Circo – Cláudio Ivo (Fortaleza)
9h – Solo Protocolo – Ricardo Gadelha (Rio de Janeiro)
Margem Esquerda do Rio Acaraú
18h– Anfiteatro do Largo das Dores
Banda da Escola de Música de Sobral (Sobral)
O chapéu desequilibrado – Piky Potus (Uruguai)
19h– Intervenções
The Gentlemad – Mica Paprika (Portugal)
Dínamo – Bárbara Francesquine (São Paulo)
Vertigo – Infinitu Balance (Venezuela)
This is Aerial silks – Maria Gabriela Rojas (Argentina)
100% Locos – Circo Mano a Mano (Argentina/Peru)
20h– Anfiteatro
Fuori al naturale – Autoportante (Itália)

Tema da redação do Enem 2018 é manipulação de usuários da internet com uso de dados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde deste domingo, 4, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018). Os participantes tiveram de escrever sobre a “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. A prova começou a ser aplicada em todo o Brasil às 12h30min no Ceará (13h30min no horário de Brasília).

Enem teve 5.513.662 inscritos confirmados, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). No ano passado, foram 6.731.203 inscritos confirmados. As provas devem ser aplicadas neste domingo, 4, e no próximo, 11 de novembro.

Ney Matogrosso lança livro de memórias

Vira-Lata de Raça,de Ney Matogrosso, um lançamento da Editora Tordesilhas (288 págs.; R$ 44,90)

Vira-Lata de Raça, de Ney Matogrosso, um lançamento da Editora Tordesilhas (288 págs.; R$ 44,90)

Ney Matogrosso tem uma memória privilegiada. Pode descrever as mais longínquas lembranças de sua vida – com direito a imagens, cores e aromas. A primeira delas o conduz à infância, quando tinha apenas três anos, montado em cima de jabutis, quando morava com a família em Salvador. “É minha primeira memória”, conta Ney, aos 77 anos, para a Agência Estado.

Nos últimos tempos, aliás, suas lembranças têm sido revisitadas com mais frequência do que ele planejava. Descrito pelo próprio Ney como um “livro de memórias”, Vira-Lata de Raça, de sua autoria, e pesquisa e organização de Ramon Nunes Mello, está sendo lançado pela editora Tordesilhas. E está prevista para breve a biografia do cantor escrita pelo jornalista Julio Maria.

O livro traz capítulos que tratam de temas específicos, que sempre geram interesse quando o assunto é Ney Matogrosso, como sexualidade, drogas, o icônico Secos & Molhados e Cazuza, uma de suas grandes paixões. Aliás, foram poucos amores em sua vida.