O projeto do documentário ‘Carta Para Além dos Muros’ nasceu de uma apreensão do diretor, André Canto. “Eu cresci com uma sensação de que pelo simples fato de ser gay eu estava condenado a um dia me infectar com o vírus HIV e a desenvolver AIDS. Sempre foi uma relação de muito medo com esse tema”, revela, em entrevista ao Yahoo!
Nesta sexta-feira, véspera do Dia Mundial de Combate à AIDS, o filme divulga seu primeiro trailer (veja no final do texto). O lançamento nos cinemas está previsto para abril de 2019.
Mais de três décadas após o surgimento da doença, que causou a morte de milhares de pessoas, desinformação, medo e preconceito ainda rondam o assunto, visto como tabu. “As pessoas acham que HIV ainda é uma coisa só de homossexual ou de profissionais do sexo. Além disso, há quem ainda ache que o vírus pode se transmitido por aperto de mão, pelo beijo, por beber água no mesmo copo”, diz.
Se por um lado, ser diagnosticado com o vírus HIV não é mais uma sentença de morte, graças aos remédios que controlam a enfermidade e são distribuídos no Brasil de forma gratuita, o número de infectados se mantém o mesmo desde 1996. De acordo com a pesquisa levantada por Canto, são 40 mil brasileiros por ano que contraem a doença.
Além do índice, o que pouco mudou foi a forma como os portadores são vistos. “A percepção que se tem do HIV e da AIDS hoje em dia ainda é muito próxima àquela que se tinha 30 anos atrás, de que era uma doença letal. Porém, os avanços no tratamento e os avanços na prevenção colocam a síndrome num lugar que não dialoga com esse pânico”, compara.
O cineasta cita ainda casos hoje comuns em que a carga viral no portador é indetectável, ou seja, não existe risco de ser transmitida nas relações sexuais.
O reggae,
Slash voltará ao Brasil em 2019 com seu projeto solo ao lado do Miles Kennedy& The Conspirators.
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, realiza, na próxima quinta-feira (6/12), o Ativando Geral, uma culminância de todos os núcleos participantes do Ativa Sobral, às 17h30, no Boulevard do Arco. Durante o evento acontecerá um aulão de ritmos aberto ao público, integrando um maior público às atividades do projeto.
O cantor cearense Briar se apresenta, nesta sexta-feira (30/11), a partir das 20 horas, no quintal da Casa da Cultura de Sobral, com o 


