Iphan abre edital para instrução do forró como Patrimônio Cultural

Foto_forro__capaEstá aberto o edital de Chamamento Público para instrução do processo de registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. As Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas na parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) poderão enviar, até o dia 12 de novembro, propostas de pesquisa e documentação sobre este bem cultural, símbolo da cultura nordestina e do Brasil. As inscrições foram abertas no último dia 11.

Para participar do chamamento público, a OSC deverá estar cadastrada na plataforma eletrônica do Sistema de Convênios (Siconv) no momento da inscrição. Por meio de seleção pública, será escolhida uma única proposta de pesquisa e documentação do bem cultural. Após a seleção, haverá assinatura de um Termo de Colaboração específico entre Iphan e a OSC escolhida.

O Iphan pretende estabelecer parceria com uma Organização da Sociedade Civil de forma a realizar estudos de campo para o registro, que deverá abranger pesquisas, fotos e vídeos acerca do forró nos estados do Nordeste, capitais como o Rio de Janeiro e São Paulo e no Distrito Federal.

Confira o edital de Chamamento Público para o processo de registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil

Ecoa divulga programação cultural do mês de outubro

Card outubroeditEm outubro a programação cultural #OcupaSobral reúne dança, teatro, música, patrimônio histórico e memórias da cidade, em uma série de eventos artístico-culturais inteiramente gratuitos que prometem animar ainda mais este mês. O Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) abriu a programação com atividades pensadas especialmente para crianças de todas as idades, um show de arte, diversão e muito humor.

De 23 a 26, o projeto Laboratórios do Corpo oferece um conjunto de ações que estimulam estratégias de valorização da dança em Sobral e na região Norte do Estado, com a proposta de promover e integrar diferentes públicos em torno da pluralidade do segmento, através de mesa de diálogos, oficinas, cine-Debate e mostras artísticas em diversos espaços da cidade.

Dando continuidade à programação cultural, de 26 de outubro a 1 de novembro, a “Semana do Patrimônio” celebra o tombamento do Sítio Histórico de Sobral, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1999. Com o tema “Sobral: Minha Cidade, Minha História”, o intuito é fortalecer os laços afetivos entre os cidadãos e o patrimônio cultural material e imaterial, que contará com um show de abertura em tributo ao aniversário do cantor e compositor sobralense Belchior.

A Semana do Patrimônio traz ainda a oficina de Fartes, doce típico da culinária sobralense e patrimônio imaterial do município, visitas guiadas à Casa do Capitão Mor, Pedra da Andorinha e Sítio Arqueológico da Taperuaba, palestras durante a “I Jornada do Patrimônio”, além da edição especial do Bike Sobral que percorrerá o Centro Histórico.

E não pára por aí! Neste mês das crianças, as coordenações da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer – SECJEL e o Instituto ECOA Sobral realizam também atividades especiais para os pequenos, como o programa Arte na Praça, com atividades infantis em diversas praças da cidade, o projeto Cinema na Casa, com a exibição de filmes na Sala Cine Falb Rangel (Casa da Cultura) sempre às quartas-feiras, além de diversas atividades artísticas, culturais e formativas nas Estações Juventude.

Toda a programação é inteiramente GRATUITA!

Confira – http://bit.ly/programacaooutubro.

*Programação sujeita a alterações