Criança-robô sangra, grita e simula dor para treinar médicos

criança-robôImagine um boneco que simula várias das condições de uma criança normal e inclusive sangra, grita, simula dor, se espanta, segue seus dedos com os olhos e faz uma série de outras coisas “humanas”. Esse é o Pediatric HAL, “o mais avançado simulador de paciente pediátrico, capaz de transmitir emoções por meio de expressões faciais, movimentos e fala”, criado pela Gaumard Scientific para ajudar no ensino de estudantes de Medicina e no treinamento de profissionais.

Ele é capaz de emular medo, surpresa, raiva, preocupação, ansiedade e dor — incluindo choro e gritos. Sua cabeça se move, a pupila se contrai, e ele pode apresentar várias disfunções, inclusive cardíacas, e realmente servir como base para avaliação bem próxima de um garotinho “de verdade”.

A tecnologia foi desenvolvida a partir da Segunda Guerra Mundial e aprimorada com o uso de software com algoritmos avançados. O sistema operacional UNI inclui uma base de dados de comportamentos e respostas, coletados em diversos cenários que podem acontecer em uma operação ou situação de emergência real.

via tecmundo

Deixe um comentário