Literatura de Cordel é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil

Paraty (RJ) - O casal de cordelistas Marialva Bezerra, a Querindina, e Fernando Rocha, o Macambira, vieram da cidade de Esperança, na Paraíba, para a 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu ontem (19) a literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho Consultivo, que se reúne no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

“Poetas, declamadores, editores, ilustradores, desenhistas, artistas plásticos, xilogravadores, e folheteiros, como são conhecidos os vendedores de livros, já podem comemorar, pois agora a Literatura de Cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro”, anuncia o Iphan.

A reunião contou com a presença do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, da presidente do Iphan, Kátia Bogéa e do presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira.

O gênero literário é ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cidadãos brasileiros. Segundo o instituto, apesar de ter começado no Norte e no Nordeste do país, o cordel hoje é disseminado por todo o Brasil, principalmente por causa do processo de migração de populações.

via EBC Agência Brasil

Theatro São João recebe show de lançamento do novo single da banda Heredtarius

O Theatro São João receberá, neste sábado (22/09), a partir das 20 horas o show de lançamento do novo single da banda Heredtarius, “Alguém melhor”, do disco “O mundo é meu lugar”, que trata de temáticas contemporâneas, com poesias modernas e arranjos que integram variadas linhas do rock e indie rock.

A banda sobralense Heredtarius, foi formada em 2000 com o objetivo de tocar em eventos universitários. Hoje, toca em diversos eventos em Sobral e em outras cidades e estados. De início tocava músicas de bandas de rock nacional e internacional, mas logo o grupo passou a produzir suas próprias composições, misturando indie rock e sons inspirados no rock inglês e nacional.

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação: livre

Abertura do XVII Congresso de História da Educação do Ceará acontece hoje (20) no Theatro São João

O Theatro São João recebe, nesta quinta-feira (20/09), às 18 horas, a abertura do XVII Congresso de História da Educação do Ceará, com o tema “Tecnologias da Educação: passado, presente e futuro”. Na ocasião, será realizado o credenciamento e a conferência de abertura. A partir de sexta-feira (21/09), a programação acontece no Centro de Educação a Distância (CED), com minicursos, mesas-redondas, sessões de comunicações, apresentação de trabalhos científicos, lançamentos de livros e apresentações culturais. O congresso ocorre entre os dias 20 e 23.

A abertura do evento contará com a participação do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; da professora PhD. Teresa Cardoso, vinculada à Universidade Autónoma de Lisboa (UAL); e do professor Dr. Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O XVII Congresso de História da Educação do Ceará tem por objetivo principal apresentar a produção acadêmica de pesquisadores experientes e em formação, com diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta: Histórias da Tecnologia Educacional – Educação a Distância e Inclusão Digital.

Programação completa AQUI

Claudia Rodrigues volta à Globo por determinação da Justiça

Crédito: Reprodução/InstagramA atriz Claudia Rodrigues venceu a batalha judicial contra a Rede Globo e foi reintegrada ao quadro de funcionários da emissora. As informações são do site Notícias da TV.

Nessa quarta-feira (19), Claudia apareceu nas redes sociais mostrando seu novo crachá. A atriz havia sido demitida depois de contar que sofre de esclerosa múltipla. Além do direito de voltar a trabalhar, ela também receberá os salários referentes aos últimos três anos.

Ainda segundo o Notícias da TV, a decisão foi sacramentada no último dia 3. Adriane Bonato, empresária da atriz, contou que Claudia fez exame médico admissional e também um check-up para provar à emissora que está em condições de trabalho.

via IstoÉ