Coletivo Circular lança o curso “Corpo Transversal”

Card oficial - Curso Corpo Transversal.pngEm parceria com o Espaço Vida o Coletivo Circular lança o curso “Corpo Transversal”. Se liga!

O curso propõe construir relações transversalizadas entre corpo, autoconsciência e criação em dança contemporânea.

O primeiro módulo, “Dança Contemporânea”, tem orientação da artista-docente Rafaela Lima, e possibilita o conhecimento das potencialidades corpóreas, estimulando processos criativos e a expressão livre de movimentos, com foco em danças individuais e coletivas.

O segundo módulo, ministrado pelo artista-docente Souza Frota, traz a “Preparação do Corpo”, e tem como objetivo potencializar as capacidades físicas, acionando a consciência corporal a fim de construir estados de atenção, auxiliando tanto no movimento individual, quanto no coletivo.

O terceiro módulo conta com o artista-docente Felipe Castro, e aborda vivências de “Yoga” a partir de três experiências/imersões nas práticas milenares: Yoga Nidra, Hatha Yoga e Meditação. As três experiências juntas possibilitam um encontro com o “eu” mais elevado, um despertar para novas dimensões e percepções do corpo transversal.

Já o quarto e último módulo do curso envolve uma experiência única a partir das técnicas de contato/improvisação desenvolvidas pelos três artistas-docentes. Tá imperdível!

Facilitadores

Souza Frota
Sobralense, professor-artista, intérprete-criador, coreógrafo, performer e pesquisador em dança contemporânea. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Graduando em Dança Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Diretor e Produtor do Grupo Nós de Dança em Sobral, Membro do Fórum Permanente de Dança de Sobral. Produtor da Mostra Inquieta das Artes; Produtor da Mostra DanSer de Dança; Bailarino e Preparador Físico da Cia Anagrama (Fortaleza). Artista e Produtor do Coletivo Circular (Sobral); Produtor do PodCast É tanto, que danço (UFC).

Rafaela Lima
Natural de Itapipoca é Dançarina, Artista docente, Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e pós-graduanda em Gestão Cultural pela Universidade Vale do Acaraú-UVA. É Dançarina na Cia Balé Baião, Diretora e Produtora da Cia Rebentos de dança contemporânea, Gestora cultural e Artista do corpo no Coletivo Circular de Sobral e Coletivo Sutiã de Itapipoca, Secretária de finanças na Associação de Artes Cênicas de Itapipoca- AARTI, Professora de Dança na Escola Livre Balé Baião e na Escola De Cultura, Comunicação, Ofícios E Artes – ECOA de Sobral.

Felipe Castro
Sobralense, Felipe Castro é Pesquisador das Artes, Artista do Corpo, Comunicador e Produtor Cultural. Licenciando em História pelo Centro Universitário de Teologia Aplicada – UNINTA. Sua pesquisa transita entre Dança, Performance, Cidade e Educação, tendo como principal referencial investigativo: o Corpo como Agente Histórico. Iniciou seus estudos no campo das artes transversalizando com a educação em 2003, tendo passagem pelo balé clássico, dança moderna, dança contemporânea, danças negras, dança-teatro e teatro físico. Apresentou-se em Bienais, Festivais, Mostras e Encontros. Dirigiu o grupo de extensão em dança-teatro Doido é Tu no UNINTA. É Produtor Cultural no Coletivo Ocuparte, Produtor e Artista do Corpo no Coletivo Circular, Orientador em práticas de Yoga, Gestor de Mídias Sociais no Instituto ECOA Sobral, integra o Fórum Permanente de Dança de Sobral e foi conselheiro no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Sobral como titular na linguagem da Dança no período 2016/2017.

Maiores informações:
Fone: (88) 3613-3060
Email: coletivocircularsobral@gmail.com

Editora Noir aposta em ficção nacional e lança dois autores inéditos

 

Livros de Wander Antunes e Raul Moreira que tratam de violência urbana e sexualidade trazem a marca do selo paulistano de publicar obras transgressoras

Em 2017, o nome de Wander Antunes ganhou destaque nacional ao ter suas histórias em quadrinhos do detetive Zózimo Barbosa adaptadas pela Rede Globo na série Cidade Proibida. No momento em que o programa era apresentado, a Editora Noir lançou o álbum “O corno que sabia demais”, com histórias inéditas do personagem, desenhadas por Gustavo Machado. Agora, depois de uma longa carreira como roteirista na França, Antunes faz sua estreia como ficcionista em “Depois que o Diabo foi embora – E outros contos violentos e vulgares”, com 19 histórias curtas absolutamente originais e que mostram seu enorme potencial para se tornar um dos nomes mais importantes da ficção nacional nesta década.

O livro de Antunes inaugura a aposta da Noir em ficção e chega às livrarias juntamente com o moderníssimo “Eu, Gregório”, romance de estreia do jornalista, cineasta e produtor cultural Raul Moreira, um dos personagens mais atuantes na vida cultural baiana nesta década. É uma história para “fortes”, segundo ele. Imagine que seu mundo está desabando ao redor, que tudo o que você mais ama está morrendo. Imagine uma vida tranquila, cheia de amores e desamores, com amigos e inimigos próximos e distantes. Agora, imagine que você é um gato. Eu, Gregório é uma surpreendente narrativa de um personagem aprisionado em sua espécie, lutando bravamente contra o inevitável da vida.

Mas o que espera o leitor neste livro está longe de ser uma simples história narrada por um felino. Sua dona é uma mulher lésbica cheia de vida, mas que precisa lidar com o imponderável da vida: um câncer terminal. A narrativa de Moreira vai muito além do que as palavras escritas dizem. É, sim, uma emocionante história de amores impossíveis, concessões e perdas. E, se no final do livro, você soltar um miado, tudo bem, todos nós temos um pouco (ou muito) de Gregório dentro de nós.

Os dois volumes podem ser comprados pelo site da Noir, http://www.editoranoir.com. E, ainda este mês, nas melhores livrarias físicas e virtuais.

Projeto Cinema na Casa exibe filme Bingo – O Rei das Manhãs nesta quarta-feira (19/09)

O projeto Cinema na Casa exibe, nesta quarta-feira (19/09), o filme “Bingo – O Rei das Manhãs”, a partir das 19 horas, na Casa da Cultura, na sala Cine Falb Rangel. O acesso é gratuito e a classificação indicativa de 16 Anos.

SINOPSE

Augusto Mendes é um ator divorciado que trabalha fazendo filmes e promete ao filho, Gabriel, que seu próximo trabalho será algo que todas as crianças poderão assistir. Ele tenta uma vaga para ator numa novela das oito na emissora Rede Mundial, mas consegue somente uma ponta. Ao tentar improvisar em cena, é chamado para levar uma bronca dos diretores e acaba desistindo do papel após tentar ser convencido de que “é melhor fazer uma ponta na Mundial do que ser o protagonista em qualquer outro lugar”.