Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania: abertas as inscrições para a região Nordeste

Estão abertas, até o dia 1º de outubro, as inscrições para a Pré- Bienal Funarte de Música e Cidadania, que será realizada no mês de novembro em João Pessoa, na Paraíba (dias 16 e 17/11) . O encontro é preparatório para a 2ª Bienal Funarte de Música e Cidadania, programada para 2019.

A proposta é reunir coordenadores, gestores e educadores de projetos sociomusicais de cada região, que buscam através da música transformar a vida de crianças, jovens e adultos. Além de compartilhar experiências, os participantes vão definir conjuntamente a pauta para a próxima Bienal.

As inscrições para a Pré- Bienal são gratuitas e podem ser feitas até o dia 1º de outubro, somente pela internet. As vagas são limitadas a 100 participantes. Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.

A Funarte vai disponibilizar 35 vagas de hospedagem e alimentação para inscritos que residem em outros estados, vinculados a algum projeto sociomusical, de acordo com a ordem de inscrição e mediante comprovação de traslado. Despesas relacionadas ao transporte são de responsabilidade de cada participante.

Na região Nordeste, a Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania conta com a parceria institucional do Prima (Programa de Inclusão através da Música e das Artes). Durante o encontro, a proposta é estimular o compartilhamento de conhecimentos e experiências através de rodas de interação entre os projetos, de diálogos temáticos (Metodologias de Ensino de Música; Gestão dos Projetos Sociomusicais; Desafios da Comunicação; Aprendendo com Erros; Ciclos Pedagógicos; Mensuração de Resultados e Impactos; Roda Espontânea); oficinas; apresentações musicais e facilitação de conexões.

Largo das Dores recebe apresentações de grupos sobralenses nesta quinta-feira (13/09)

As bandas Indiocardio e Introspecto se apresentam, nesta quinta-feira (13/09), a partir das 19 horas, no anfiteatro do Largo das Dores, com o show Coração Elétrico. As apresentações dos grupos sobralenses abrirá o show de lançamento do álbum “Da Silva: El Hijo de las Américas”, novo trabalho da banda Dona Zefinha, em parceria com o grupo argentino Pato Mojado. O acesso é gratuito.

Contemplada através do edital Temporada de Artes #ocupaSobral, promovido pelo Instituto Ecoa, a banda Indiocardio traz para o show um repertório composto por músicas autorais dos seus trabalhos mais recentes, os EPs “Erva Luna” e “A Solitude”.

Noite Cultural na Estação Juventude Nova Caiçara nesta quinta-feira (13/09)

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), realiza, nesta quinta-feira (13/09), uma Noite Cultural na Estação Juventude Nova Caiçara (praça principal). A programação inicia a partir das 19 horas e conta com aulão de zumba, feirinha de artesanato, batalha de rima, teatro de fantoches e outras atividades. 

A ação conta com a parceria da Secretaria dos Direitos humanos, Habitação e Assistência Social; Centro de Referência da Assistência Social Regina Justa; e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Dia Nacional da Cachaça

Imagem relacionadaHoje, todo o dia 13 de setembro se comemora o Dia Nacional da Cachaça como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando a cachaça era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.

Já nos tempos coloniais, a produção de cachaça era uma importante atividade econômica no Brasil, levando a redução do consumo da bagaceira importada de Portugal. Preocupados com o sucesso da aguardente, os portugueses, através de uma Carta Real de 13 de setembro de 1649, proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.

Os proprietários de cana-de-açúcar e alambiques, indignados com as constantes cobranças de impostos aos longo dos anos e perseguidos por vender a bebida, se revoltam no dia 13 de setembro de 1661 e tomam o poder no Rio de Janeiro por cinco meses resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional, a Revolta da Cachaça.