A agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em iglês) aprovou o funcionamento do Natural Cycles, um aplicativo de controle de natalidade. É a primeira ferramenta do tipo a ser autorizada no país.
O dispositivo também foi o primeiro app anticoncepcional aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos. No Brasil, o aplicativo funciona apenas como monitoramento de fertilidade e ainda não há informações sobre uma possível regularização pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O Natural Cycles atua da seguinte forma: como a temperatura corporal da mulher aumenta durante a ovulação, o app pede que as mulheres que usem um termômetro basal (mais sensível que um termômetro comum) para manter um registro diário de sua temperatura. Esta informação é usada para para marcar os dias férteis das usuárias. Dessa maneira, elas podem evitar ter relações sexuais nestas datas.
Os métodos contraceptivos funcionam, basicamente, em dois modos: o primeiro é o “uso perfeito”, no qual as mulheres seguem uma rotina disciplinada, já o segundo é o “uso real”, que leva em consideração erros e esquecimentos, por exemplo.
De acordo com a FDA, um ensaio clínico descobriu que a Natural Cycles é cerca de 98% eficaz com “uso perfeito” e 92,5% efetivo com o “uso real”.
via Revista Galileu