China proíbe filme do ursinho Pooh por conta de memes com líder do país

Imagem compara presidente chinês ao ursinho Pooh (Foto: Reprodução)Nada de Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível para os chineses: a China proibiu que o novo filme da Disney fosse exibido no país. Segundo a revista The Hollywood Reporter, as autoridades locais não apontaram um motivo para a proibição, mas fontes afirmam que trata-se de um incômodo em torno da figura do ursinho Pooh.

Isso porque, ao longo dos últimos anos, opositores do presidente Xi Jinping têm o comparado com o urso do Bosque dos 100 Acres. Vários memes com a brincadeira circulam a internet – o mais conhecido deles mostra uma imagem de Jinping andando com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao lado de uma foto de Pooh com o personagem Tigrão.

Em 2015, os memes do ursinho estavam entre as imagens mais censuradas durante aquele ano na China, afirmam especialistas. Em 2017, em entrevista ao Finantial Times, Qiao Mu, professor assistente de mídia na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, afirmou que as censuras aumentaram no país durante o tempo. “Historicamente, duas coisas não são permitidas: organização política e ação política. Mas este ano um terceiro foi adicionado à lista: falar sobre o presidente.”

via Revista Galileu

Deixe um comentário