Escola de Música de Sobral promove formações artísticas gratuitas

Esta semana, nos dias 9 e 10/05, a Escola de Música de Sobral promove as Residências “Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas” com o mestre Israel Victor e a Residência “Práticas de Improvisação” com o trombonista Tchesco Carvalho. Serão ofertadas 40 vagas para cada oficina, com inscrições a partir da ordem de chegada e feitas na EMS. É pedido que os inscritos levem os instrumentos de sua familiaridade.

Oficina Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas
O ensino coletivo de instrumentos musicais é uma vertente que vem ganhando notoriedade e espaço nas salas de aulas no Brasil. Essa metodologia pode ter várias funções, desde que o objetivo esteja claro e que a metodologia esteja coerente com o que se pretende formar. Nesse curso, procuraremos refletir sobre questões práticas e teóricas da aula coletiva, discutindo metodologias e estratégias específicas de acordo com os objetivos almejados.

Sobre o Professor
Israel Victor é professor de cordas friccionadas da UFC – Campus Sobral e mestre em música pela UFRN, com Especialização em práticas interpretativas dos séc. XX e XXI. Já participou de festivais em diversas cidades do Brasil, Alemanha e França.

Oficina Técnicas de Improvisação
A oficina de Técnicas de Improvisação tem como objetivo treinar a individualidade para criar um estilo pessoal no modo de fazer música. Serão abordados temas como embelezamento melódico e rítmico e conceitos teóricos musicais, intercalados com exercícios pensados
para estimular a mente de uma maneira criativa.

Sobre o Professor
Trombonista da Orquestra Sinfônica da UFC – Campus Sobral e graduando da mesma instituição, Thesco Carvalho é referência quanto ao uso do trombone. Lançou seu primeiro disco instrumental em 2008 e desde então vem participando de apresentações pelo nordeste e tocando junto com vários artistas.

SERVIÇO
Residências Artísticas
Data: 09 e 10 de maio de 2018
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Local:Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil
Acesso: Gratuito

Realização:
#EscoladeMusicadeSobral
#ECOA
#SECJEL
#OcupaSobral
#PrefeituradeSobral
Consultoria Executiva:
#QuitandadasArtes
Apoio Cultural:
#SECULTCE
Agradecimentos:
#ENEL
#PlataformaSinfoniadoAmanhã

Ecad não pode cobrar taxas sobre músicas tocadas em motel

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição não pode cobrar direitos autorais de músicas tocadas em motéis. A decisão foi estabelecida pela 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. O colegiado entendeu que não se pode comparar motéis e hotéis a espaços públicos. A informação é da assessoria de imprensa do TJSP.

A turma julgadora considerou que “os serviços de televisão e radiodifusão nos quartos de hotel e/ou motel não podem ser equiparados à sonorização em local público”. O desembargador Mathias Coltro relatou o caso. Também participaram do julgamento os desembargadores Erickson Gavazza Marques e J.L. Mônaco da Silva. A votação foi unânime.

“O sistema de televisão disponibilizado pelo réu, nos quartos, é daqueles por assinatura, de modo que as emissoras e redes de televisão já recolhem os valores devidos a título de direitos autorais ao Ecad”, afirmou o desembargador Mathias Coltro.

O Ecad pediu ao TJ-SP a suspensão da execução de obras musicais nos aposentos de um motel, sob pena de multa diária e apreensão dos aparelhos sonoros, bem como pagamento de indenização por danos morais no valor de R$49,8 mil.

Inscrições abertas para o XIII Festival de Inverno da Serra da Meruoca

Estão abertas as inscrições para a modalidade competitiva do XIII Festival de Inverno da Serra da Meruoca, de 05 a 14 de maio pelo site http://www.festivalmeruoca.com/inscricao.

Podem participar artistas ou bandas de qualquer lugar do país nas modalidades nacional, estadual, regional ou municipal.

É com muita satisfação que comunicamos a adoção de um novo formato para a modalidade competitiva do Festival de Inverno da Serra da Meruoca. Em 2018, pensamos um modelo mais democrático e que possibilite uma apreciação mais holística e profunda dos potenciais musicais do país, sempre de olho nesta safra heterogênea e talentosa da música popular brasileira.

Os(as) artistas ou bandas inscreverão seus trabalhos, que serão avaliados não por uma única música, mas por várias de suas canções. Uma comissão de pareceristas com notório saber no universo da música selecionará os cinco melhores trabalhos em quatro modalidades: Nacional, estadual, regional (sertão de Sobral) e municipal (Meruoca). Os cinco mais bem avaliados de cada modalidade irão para uma votação online, da qual será selecionado o(a) artista ou banda mais votado(a) em cada modalidade, recebendo como prêmio, a assinatura de um contrato para a realização de um show dentro da programação do festival.

Posto isto, anunciamos a abertura do período de inscrições, de 05 a 14 de maio através do site http://www.festivalmeruoca.com/inscricao. O festival acontecerá nos dias 01 e 02 de junho, no estádio municipal de Meruoca. Inscreva seu trabalho e boa sorte!

Mais informações!
Augusto Cesar dos Santos
Coordenação
(88) 9.9452-3440
Horário Comercial
contato@festivalmeruoca.com

Realização: Prefeitura Municipal de Meruoca Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude. Apoio: SESC, Assembleia Legislativa do Estado do Ceara, Governo do Estado do Ceará Casa Civil, LinkOnzze e Promova.