‘Rock não é mais a música da juventude’, diz Leoni

Amigos desde a juventude, quando dividiram apartamento no Rio e começaram a se aventurar pelo rock nacional, Leo Jaime e Leoni já estiveram juntos por diversas vezes no palco. Desde o Kid Abelha, passando pelo grupo Heróis da Resistência e às respectivas carreiras solos, muitas foram as parcerias de Leoni e Leo Jaime.

Para se ter ideia do entrosamento entre eles, um já chegou a substituir o outro. “Uma vez, a gente estava jogando bola com o Chico Buarque e o Leoni quebrou a perna. Havia três shows dos Heróis da Resistência naquela semana. Eu acabei substituindo o Leoni, tocando baixo e tudo. Ele também já me substituiu no palco quando fiquei internado”, conta Leo.

Antenados com nomes que estão em efervescência na cena atual (Leo e Leoni citam Johhny Hooker, Mahmundi, O Terno e o rapper Rincón Sapiência), a dupla tem propriedade para falar sobre música, especialmente sobre o rock.

“Ficou velhinho, né? O rock é um senhor de idade. Ele, infelizmente, não é mais a música da juventude. Apesar de ter muita gente boa fazendo ainda. A música da juventude hoje é o rap. O rock não vai morrer, assim como o blues não morreu. É um estilo difícil porque muita coisa já foi feita. É raro ver algo novo. Para a galera nova, uma banda pode ser impressionante. Para mim, não. É uma questão de idade. Eu acho que hoje em dia não há fronteiras com o rock. Meu filho, que tem 18 anos e é músico, toca guitarra, ama Led Zeppelin, mas gosta de Novos Baianos e Lady Gaga“, conta ainda Leoni.

“O rock tem uma energia que poucos outros gêneros têm. Você é tomado por alguma coisa quando ouve I Saw Her Standing There, dos Beatles. Isso jamais vai morrer. Mas hoje, no Brasil, o rock é um segmento fora do mercado. Algo bem diferente dos anos 1980”, complementa Leo.

Consistência
Para Leo, inclusive, a música feita atualmente está menos politizada. “Na época em que a gente começou, fazíamos músicas com um discurso que tinha a ver com que estava acontecendo no País. Elas refletiam nosso tempo. Hoje em dia, eu sinto falta da realidade brasileira, que é muito rica e efervescente. As músicas simplesmente não retratam a nossa época. Eu sinto falta dessa crônica. A única exceção é o rap. A música precisa ser um retrato do que está acontecendo. E não é só sobre política, não, mas sobre várias outras coisas. Daqui a alguns anos, qual música nós vamos dizer que retrata o ano de 2018? Amei Te Ver (Tiago Iorc)? Trem-Bala (Ana Vilela)? Isso não vai identificar o nosso tempo. Não é uma crítica, são grandes sucessos, obviamente. No entanto, precisamos pensar e refletir sobre isso.”

Via O Estado de S. Paulo

Secult abre inscrições para Chamada Pública para Credenciamento de Pareceristas para os projetos inscritos no XX Edital Ceará Junino

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) abre nesta sexta-feira, 13/4, as inscrições para a Chamada Pública para Credenciamento de Pareceristas para os projetos inscritos no XX Edital Ceará Junino. A chamada tem como objetivo a seleção de pessoas físicas para formação de banco de pareceristas para a avaliação de projetos culturais a serem selecionados no âmbito do Edital. As inscrições são online e gratuitas, feitas pelo site do Mapa Cultural do Ceará, até o dia 20 de abril deste ano. Confira aqui  a Chamada Pública.

Somente poderão participar os interessados que tenham, no mínimo, dois anos de experiência comprovada na área da cultura popular e tradicional, e não constem como inadimplentes junto à Secult e demais órgãos públicos.

Para efeito de inscrição neste Edital todos os inscritos deverão estar cadastrados no Mapa Cultural do Ceará, no seguinte endereço eletrônico: http://www.mapa.cultura.ce.gov.br , bem como vinculá-lo na ficha de inscrição online.

As dúvidas relacionadas ao processo de inscrição no Mapa Cultural serão sanadas no endereço eletrônico mapa.cultura.ce.gov.br ou através do telefone (85) 3101 6737, no horário comercial das 8h às 17h.

Perfil dos pareceristas
Os candidatos deverão possuir habilidades e competências para a análise de projetos de cultura popular e tradicional, demonstradas através de: experiência com planejamento, administração e execução de projetos culturais;experiência em elaboração e avaliação de orçamento de projetos culturais; domínio das ferramentas de planilha de cálculo e editor de texto; habilidade em trabalhar com sistemas online. Também deverão declarar previamente a disponibilidade integral para desenvolver suas atividades no período em que ocorrer a etapa de Avaliação e Seleção do XX Edital Ceará Junino, período estabelecido pela Secult.

Edital Ceará Junino
O XX Edital Ceará Junino 2018 tem por objetivo a seleção pública de projetos relacionados às tradições regionais voltadas para a realização das manifestações populares do ciclo junino, nas seguintes categorias: I – Quadrilhas Juninas Adultas; II – Quadrilhas Juninas Infantis; III – Quadrilhas Juninas da Diversidade; IV – Festival Regional de Quadrilhas Juninas; V – Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino. Serão até 136 projetos selecionados, na vigésima edição do edital.

 

Curso Robótica Educativa tem inscrições prorrogadas até 20 de abril

Imagem relacionadaA Secretaria da Educação de Sobral prorrogou, até o dia 20 de abril, as inscrições para o curso “Robótica Educativa”, que faz parte do programa #ocupaJuventude. Os estudantes do 8° e 9° ano matriculados na rede pública municipal de ensino de Sobral deverão realizar a inscrição na secretaria da escola municipal onde estuda.

O candidato também deverá anexar ao formulário de inscrição, disponível nas escolas, cópias do RG, do CPF, do comprovante de residência, da declaração de matrícula na escola e histórico escolar. São oferecidas 150 vagas, distribuídas em 4 turmas, sendo duas para os estudantes do 8º ano e duas para o 9º ano do ensino fundamental.

Serão aprovados os alunos com as melhores notas na disciplina de matemática, mediante avaliação da documentação entregue. A lista dos alunos aprovados será divulgada no dia 26 de abril, no Diário Oficial do Município. O curso “Fábrica de Robôs: Robótica Matematizada” será realizado na Unidade do SESI de Sobral, localizada na Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003 – Centro, próximo ao Centro de Convenções.

Outras informações (88) 3677-1209.
Leia o edital AQUI