Inscrições abertas para Caravana Sobral na Maloca 2018

O Festival “Maloca Dragão 2018” celebra o aniversário do Centro Dragão de Arte e Cultura e a força crescente da produção artística cearense, a Maloca Dragão chega à quinta edição em 2018. Realizado de 24 a 29 de abril, o festival já tem as seguintes atrações convidadas confirmadas: Letrux, Rincon Sapiência, Richie Ramone e Francisco El Hombre. Neste ano, o tema da Maloca será “As barricadas abriram caminho: os 50 anos de maio de 68”, a partir do qual será feita uma profunda reflexão das revoltas de maio de 1968, no Brasil.

Debates, shows, espetáculos e uma mostra de cinema darão conta de analisar o impacto desse momento histórico e o que ele significa para os dias de hoje. Afinal, o ano de 1968 foi marcado por intensa efervescência cultural, com a Tropicália, com os grupos de teatro Oprimido, Oficina e Opinião, o Cinema Novo, os Centros Populares de Cultura (CPCs) e o jornalismo alternativo e crítico d’ O Pasquim e do Jornal Opinião. A Maloca 2018 homenageia ainda o artista cearense Sérvulo Esmeraldo, com exposição no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, e um percurso especial pelas obras em exposição na cidade.

Percebendo a importância da presença de grupos, produtores, artistas e agentes culturais da cidade de Sobral, a Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, através do Instituto ECOA Sobral, abre inscrições para a Caravana Sobral na Maloca, oportunizando translado para os interessados, com o objetivo de gerar trocas de experiências, saberes e conhecimentos sobre o mundo da música, produção cultural, técnicas e apreciação de uma panorama da arte cearense. As inscrições seguem abertas até 15 de abril (domingo). APROVEITE!

ATENÇÃO:

1 – A SELEÇÃO PARA O ÔNIBUS NÃO INCLUI ALIMENTAÇÃO E NEM HOSPEDAGEM;

2 – SOMENTE MAIORES DE 18 ANOS.

Ida: 26 de abril – 14h – Local: Theatro São João

Retorno: 30 de abril – 14h – Local: Praça Verde Dragão do Mar

INSCREVA-SE AQUI: https://bit.ly/2GvVB5U

Prefeito inicia organização do evento de comemoração dos 100 anos da comprovação da teoria da relatividade

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, iniciou, na tarde desta quarta-feira (04/04), a organização do evento de comemoração dos 100 anos da comprovação da teoria da relatividade, do físico alemão Albert Einstein, que ocorreu no dia 29 de maio de 1919, em um episódio que ficou famoso mundialmente como o Eclipse de Sobral.

Na reunião com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, com a direção do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e com secretários municipais, o prefeito destacou a ideia de que o centenário já comece a ser comemorado no município em maio de 2018, para que haja um ano de comemorações – o Ano Municipal das Ciências.

Palestras, exposições, congressos, simpósios e a construção de um monumento em alusão à comprovação da teoria estão entre os eventos que começaram a ser organizados pela Prefeitura, em parceria com as instituições presentes.

De acordo com o presidente da SBPC, o centenário da comprovação da teoria da relatividade é um dos eventos mais importantes na agenda da Sociedade neste ano. “Sobral é citada no mundo todo, em todas as publicações científicas, por conta desse fato tão importante. Cientistas do mundo inteiro deverão vir pra Sobral para as comemorações”, destacou Ildeu Moreira.

Sobral no cenário mundial
No dia 29 de maio de 1919, Sobral entrou para o cenário mundial como palco da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, que revolucionou a ciência moderna. E derrubou ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador.
O local de observação do eclipse que proporcionou a comprovação da teoria de Einstein foi a Praça do Patrocínio em Sobral. Instrumentos astronômicos de primeira qualidade, para a época, foram montados para a observação do eclipse. No momento em que a lua cobriu o Sol, várias chapas fotográficas, de câmeras acopladas a telescópios, foram tiradas em sucessão, para registrar a posição das estrelas que estivessem próximas à borda do Sol. O eclipse teve início às 8h55min e durou cinco minutos e 13 segundos. A conclusão foi a de que Einstein estava certo.
O próprio Einstein, em passagem pelo Rio de Janeiro, reconheceu a contribuição de Sobral para o feito, uma das maiores conquistas intelectuais da humanidade: “O problema concebido pelo meu cérebro, incumbiu-se de resolvê-lo o luminoso céu do Brasil.” (Albert Einstein).

I Seminário de Educação em Direitos Humanos de Sobral

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará e a Coordenadoria dos Direitos Humanos de Sobral convidam a todas (os) para o I Seminário de Educação em Direitos Humanos de Sobral que será realizado nos dias 12 e 13 de abril, no auditório do SESI – Sobral.

O evento é uma parceria do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Fórum Permanente dos Direitos Humanos de Sobral, Comissão de Direitos Humanos da OAB – Sobral e Defensoria Pública Estadual. O objetivo do evento é a coleta de propostas para o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, que pretende estruturar uma série de iniciativas promovidas no estado do Ceará nessa área.

P R O G R A M A Ç Ã O

• 12/04/18 (quinta-feira)
18h00min – Intervenção Cultural
18h30min – Mesa de Autoridades
19h00min – Palestra Magna “Educação em Direitos Humanos” – Profa. Dra. Lídia Walesca Bonfim Pimentel Rodrigues.

• 13/04/18 (sexta-feira)
08h00min – Apresentação Cultural
08h30min – Mesa “Experiências Bem sucedida de Educação em Direitos Humanos”
Mediador: Dr. Igor Barreto de Menezes Pereira – Defensoria Pública
Painel I: Educação Básica e Superior – “A Importância Da Educação Sócio Emocional Para A Cidadania E Direitos Humanos” – Prof. Dra. Carmélia Aragão
Painel II: Mídia, Comunicação e Educação Popular – “Comunicação para Educação Popular a partir da ação do educador nos coletivos juvenis” – Jamieson Simões
Painel III: Educação para a Memória e Verdade – Prof. Dr. Alexandre Pinto Moreira.
10h00min– Intervalo
10h30min – Fila do Povo/Debate 12h00min – Almoço
13h00min – Eixos de Discussão:
1. Educação Básica
2. Educação Superior
3. Educação dos Servidores Públicos
4. Mídia e Comunicação
5. Educação Popular
6. Educação para a Memória e Verdade
15h00min – Plenária para apresentação das propostas
15h30min – Priorização das propostas para o plano
16h30min – Encerramento

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0J0-opuMoaApjcwCvDexs1EvK08bv4eeyWoS9SD-muJNA6A/viewform?usp=sf_link

ECOA Sobral abre inscrições para o Itinerário Formativo em Artes Visuais

O mês de abril inicia com muitas novidades na ECOA Sobral, começando pela Escola de Artes, que lançou nesta terça-feira, 3 de abril, as inscrições para o Itinerário Formativo em Artes Visuais, com carga-horária total de 160 hora/aula e vagas para 30 pessoas.
Clique AQUI e confira todos os módulos que integram o percurso formativo, aproveite e realize sua inscrição online no site da ECOA (AQUI). As inscrições virtuais estarão abertas até 23h

Últimos dias de inscrição para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Terminam, no dia 6 de abril, as inscrições para a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As escolas interessadas deverão realizar a inscrição no sitehttp://www.oba.org.br/site. O objetivo é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

A 21ª OBA acontece em única fase, dividida em quatro níveis: três para os alunos do ensino fundamental e um para os do ensino médio. A prova conta com dez questões, sendo sete de astronomia e três de astronáutica, que será realizada simultaneamente em todas as escolas participantes no dia 18 de maio, no horário mais conveniente para cada escola.

Os alunos melhores classificados recebem medalhas de ouro, prata e bronze, e poderão representar o Brasil, no próximo ano, na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com a participação de todos os alunos regularmente matriculados em instituições de ensino fundamental e médio de todo o país.

– Leia o regulamento da olimpíada AQUI

http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/REGULAMENTO%20DA%2021%20OBA%20DE%202018.pdf

– Inscrições de escola AQUIhttp://www.oba.org.br/site