Aberto edital de ocupação do Theatro São João 2018.1

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretária da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), torna pública a abertura das inscrições para o edital de ocupação do Teatro São João, para o período de 01 de abril a 30 de junho de 2018, para espetáculos de artes cênicas (teatro, dança e circo), música e espetáculos infantis.

Este ano as inscrições serão realizadas por meio de preenchimento de ficha online disponível na Plataforma de Mapas Culturais – Sobral Cultura, até às 17 horas do dia 22 de março. O resultado será divulgado dia 26 de março, após análise técnica dos projetos propostos.

Mais informações: (88) 3611-2956.
Edital AQUI
Inscrições AQUI

Prefeitura de Sobral apresenta o espetáculo “Cão sem plumas”, da Companhia de dança Deborah Colker

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SECJEL), realiza o espetáculo “Cão sem plumas”, da Companhia de dança Deborah Colker. O balé apresentará, no dia 23 março, um poema homônimo inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto, que representa a pobreza e a riqueza do Estado de Pernambuco.

“O poema é o encontro da exuberância com a tragédia, da riqueza com a miséria” diz Deborah Colker. O espetáculo será gratuito e acontece às 20 horas, na Praça São João.

Composto por bailarinos cobertos por lama, o poema é dividido em quatro partes e acompanha a sujeira das águas, a miséria da população ribeirinha, a desigualdade social, mas também a capacidade que homens e o rio têm de se manter vivos. Aparecem personagens fundamentais para este trabalho, como os homens-caranguejo, pessoas que vivem e trabalham em torno do mangue.

Para a composição do espetáculo os bailarinos passaram por oficinas com moradores de seis cidades e aprenderam sobre as manifestações culturais da região. Conheceram a seca, entraram no mangue e foram em favelas onde pessoas vivem sobre o lixo. O espetáculo conta com imagens captadas pelo cineasta pernambucano Cláudio Assis e a trilha sonora fica por conta dos músicos, também pernambucanos, Lirinha e Jorge dü Peixe, do grupo Nação Zumbi.

 

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

Resultado de imagem para dia internacional da mulherComemora-se o Dia Internacional da Mulher em 8 de março por causa de um episódio histórico. Nesse mesmo dia em 1911 as funcionárias de uma fábrica da Triangle Shirtwaist Company em Nova York, nos Estados Unidos, entraram em greve reivindicando melhores condições de trabalho. Elas pediam uma jornada de trabalho menor (de 16 para 10 horas diárias), que seus salários fossem iguais aos dos homens e melhor tratamento no ambiente de trabalho.

E o que aconteceu?

Ainda que não exista consenso sobre o que de fato ocorreu, sabe-se que no dia 25 de março houve um incêndio na fábrica, do qual nem todos os operários escaparam. A maioria dos 600 trabalhadores conseguiu sair da fábrica, mas 146, sendo 125 mulheres, morreram.

Quando esse dia passou a ser o Dia da Mulher?

Só em 1977, quando a ONU declarou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, para homenagear as lutas feministas por igualdade, justiça e respeito. Desde o começo do século XX, no entanto, movimentos sociais já vinham promovendo datas internacionais de debate sobre os direitos das mulheres. Um dos mais conhecidos aconteceu em 1911 em Copenhague, na Dinamarca, quando um encontro realizado no dia 19 de março discutiu igualdade de gêneros, sufrágio feminino e outras questões envolvendo direitos das mulheres.

Isso já faz muito tempo. Ainda precisamos desse dia?

Sim. Segundo a Organização das Nações Unidas, o salário das mulheres ainda é 27% menor dos que o dos homens que ocupam a mesma função. Isso vale para o mundo de maneira geral. A proporção de mulheres que ficam e casa e cuidam de afazeres domésticos não remunerados é duas vezes e meia maior do que a de homens.

Fonte: Carta Educação