Posse dos conselheiros e conselheiras do Conselho Estadual de Políticas Culturais acontece nesta quinta, 22/2, às 9h, no TJA

Nesta quinta-feira, 22/2, às 9h, no Theatro José de Alencar, acontece a cerimônia de posse dos novos conselheiros e conselheiras do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC). Eleitos para o mandato do biênio 2018-2020, os conselheiros tomarão posse como representantes da Sociedade Civil no Conselho Estadual de Política Cultural, juntamente com os representantes do Poder Público. Na ocasião, serão entregues as pautas do CEPC debatidas no biênio anterior, bem como certificados aos conselheiros que fizeram parte do Conselho entre 2015 e 2017.

O Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) é um órgão colegiado permanente, de caráter normativo, deliberativo, fiscalizatório e consultivo, de composição majoritária da sociedade civil, integrante do Sistema Estadual de Cultura. Considerando a composição do Conselho, 19 dos 40 membros foram escolhidos por meio de edital público, por meio de uma plataforma online de votação, o Vota Cultura Ceará (http://votaculturaceara.secult.ce.gov.br). Para ampliar o número de inscritos e facilitar o acesso ao processo por parte dos moradores do Interior, a Secretaria da Cultura credenciou não só via Internet os eleitores e os candidatos, mas também presencialmente em alguns locais determinados pela Comissão Eleitoral.

Confira a lista nos novos conselheiros e conselheiras da cultura do Estado do Ceará:

Segmento nº 01. Música;
Titular: Amaudson Ximenes Veras Mendonça
Suplente: Ivan Ferraro Filho

Segmento nº 02. Fotografia;
Titular: Glicia Gadelha Teixeira
Suplente:
Não foi eleito por ausência de votos

Segmento nº 03. Literatura;
Titular: Alan George Félix Mendonça
Suplente: Valeska de Sousa Gomes

Segmento nº 04. Artes Visuais;
Titular: José Alves Pimenta Júnior
Suplente: Tatiana Soares Gonçalves

Segmento nº 05. Teatro;
Titular: Frank Lourenço
Suplente: Monique Cardoso Ferreira

Segmento nº 06. Circo;
Titular: Círio dos Santos Brasil
Suplente: Não foi eleito por ausência de votos

Segmento nº 07. Dança;
Titular: Paulo Lima
Suplente: Valéria Maria Silton Pinheiro

Segmento nº 08. Tradições Populares;
Titular: Aline Silva Lima
Suplente: José de Anchieta da Cunha

Segmento nº 09. Culturas Indígenas;
Titular: Suzenalson da Silva Santos
Suplente: Rosa da Silva Sousa

Segmento nº 10. Culturas Afrodescendentes (Expressões Culturais Afrobrasileiras);
Titular: Paulo Mandu da Silva
Suplente: Mirella de Fatima Pereira de Andrade

Segmento nº 11. Arte e Cultura Digital;
Titular: Antonio Edward Facundo Araujo
Suplente: Ernesto Vieira Magalhães

Segmento nº 12. Audiovisual;
Titular: Daniel Cavalcante Aragão
Suplente: Francisco Alberto Rodrigues da Silva

Segmento nº 13. Produtores Culturais;
Titular: Andrea Vasconcelos Maranhão
Suplente: Wescley Costa do Sacramento

Segmento nº 14. Design;
Titular: Monike de Souza Oliveira
Suplente: Thiago Feijó Ponte

Segmento nº 15. Moda;
Titular: Antonio Pinto de Almeida
Suplente: Gleyson Portela

Segmento nº 16. Humor;
Titular: José Jader Soares
Suplente: Antônio Fernandes Filho

Segmento nº 17. Fóruns Regionais de Cultura e Turismo;
Titular: Francisco Narcélio Francelino Gomes
Suplente: Barbara Rodrigues Pereira Teófilo

Segmento nº 18. Instituições Culturais Não governamentais;
Titular: Maria das Graças de Castro e Silva
Suplente: Cicero Leonardo Pereira de Oliveira

Segmento nº 19. Centrais sindicais.
Titular: Roberto Carneiro Araujo
Suplente: Oscar Roney Arruda Ramos

Projeto Quintal da Poesia acontece nesta quarta (21) na Pinacoteca de Sobral

Nenhum texto alternativo automático disponível.O projeto Quintal da Poesia, acontece nesta quarta-feira (21), às 19h, na Pinacoteca De Sobral – Espaço Raimundo Cela com uma vivência que une literatura e tecnologia. “Plataformas Digitais de Publicação Literária” com Edcarlos Araújo (Sobral), apresentando a utilização da plataforma de publicação de livros online Wattpad. Serão mencionados os passos básicos para se inserir naplataforma, como se cadastrar, publicar um livro e até as estratégias de divulgação das publicações. Quer publicar suas poesias e não sabe como? Então é só chegar!

Serviço:
Quintal da Poesia
“Plataformas digitais de publicação literária”
Quando – 21/02 (quarta-feira)
Onde – Pinacoteca de Sobral – Espaço Raimundo Cela
Hora – 19h
Acesso – Gratuito

Ossada de desaparecido político da ditadura é identificada quase 50 anos após morte

As ossadas do paulista Dimas Antônio Casemiro, torturado e morto pela ditadura em 1971, foram identificadas neste mês, quase 50 anos depois.

Em setembro de 1990, foi descoberta a vala clandestina de Perus, no cemitério Dom Bosco, na zona Norte de São Paulo. Lá, Dimas havia sido enterrado como indigente. As ossadas foram enviadas para um laboratório na Bósnia em setembro do ano passado.

 Desde a descoberta da vala, apenas três pessoas haviam sido identificadas. Uma delas é o irmão de Dimas, Dênis Casemiro, que também foi torturado e morto em 1971.

Dimas era militante do grupo VAR-Palmares, e foi também dirigente do Movimento Revolucionário Tiradentes (MRT), tendo sido morto aos 25 anos de idade depois de dias preso e apresentando sinais de tortura. Ele era casado com Maria Helena Zanini, com quem teve um filho, Fabiano César.

Seu irmão, Dênis Casemiro, também foi sequestrado e morto pela ditadura em 1971, aos 28 anos. Os irmãos Casemiro são naturais de Votuporanga, no interior de São Paulo. Segundo um documento da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos, do governo federal, antes da militância, Dimas foi corretor de seguros, vendedor de carros e tipógrafo.

Documentos dos órgãos de segurança acusam Dimas de ter participado de operações armadas, inclusive a que matou o industrial Henning Albert Boilesen, presidente da Ultragás, em 1971, em São Paulo.

Fonte: yahoo notícias

Nessa quarta-feira (21/02), Projeto Cinema na Casa Exibe o Filme “O Palhaço”

O projeto Cinema na Casa segue sua programação nessa quarta-feira (21/02), exibindo o filme “O Palhaço”, estrelado e dirigido por Selton Mello, às 19h, com acesso gratuito.

Confira a Sinopse:
Em O Palhaço, Benjamim (Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a dupla Pangaré e Puro Sangue, que rodam as estradas do interior com a trupe do Circo Esperança. O palhaço Benjamin, porém, está em crise. Acha que perdeu a graça.

Serviço:
Exibição “O Palhaço” (2011)
Quando: 21 de fevereiro (quarta-feira)
Onde: Sala Cine Falb Rangel (Casa da Cultura – Centro)
Horas: 19h
Acesso: Gratuito
Gênero: Comédia Drama Nacional
Classificação: 12 anos

Inscrições abertas para Temporada de Arte Cearense (TAC) 2018/19

tac 2018Programa de ocupação artística da programação do Dragão do Mar terá investimento total superior a 2 milhões, 58% a mais que edição anterior. Além do aumento de cachês, seleção apresenta nova linguagem.

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) comunica – inscrições abertas, no dia 19 de fevereiro, para a Temporada de Arte Cearense (TAC), programa de ocupação artística da programação do Dragão do Mar. As inscrições deverão ser efetuadas on line, pelo Mapa Cultural, até 05 de março de 2018. Os projetos selecionados serão executados entre abril de 2018 e março de 2019. Inscrições gratuitas pela página http://mapa.cultura.ce.gov.br/projeto/919

Em sua 4ª edição, a Temporada de Arte Cearense se consolida como uma das principais ações de execução da política cultural do Estado. Com importante atuação na formação de plateias em múltiplas linguagens, a TAC apresenta a cearenses e turistas um panorama da pujante e diversa produção artística cearense. Ao movimentar a cadeia produtiva, faz também girar a roda de economia, gerando renda e ocupação. Com apresentações gratuitas ou a preço acessível, a TAC também contribui para a democratização do acesso à arte e à cultura.

Na edição 2015/2016, foram selecionados 194 projetos, contemplados em 32 programas. Com 363 inscritos, os projetos se desdobraram em 438 ações culturais, realizadas com investimento total de 1,3 milhão, oriundo de Contrato de Gestão IDM/Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

A edição 2016/2017 apoiou 218 projetos, também contemplados em 32 programas. Com 412 inscritos, o processo seletivo teve investimento de 1.300.000,00 e resultou em 536 ações culturais.

Em 2018/2019, a expectativa da Diretoria do IDM é alcançar 150.000 expectadores, com 235 projetos, distribuídos em 32 programas, desdobrados em 559 ações culturais.

Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, afirma que o histórico da TAC sinaliza o fortalecimento do campo cultural do Ceará e o comprometimento do Governo do Estado com o incremento dos aportes para a pasta da Cultura.

Seleção 2018/2019
No dia 22 de janeiro, o IDM abriu para consulta pública o documento que regulamentou a seleção anterior. Interessados puderam enviar suas considerações por e-mail até o dia 09 de fevereiro. Entre 24 e 31 de janeiro, foram realizados encontros abertos de cada linguagem, para discussão de novas propostas. Cerca de 200 artistas participaram das 14 reuniões de discussão sobre o texto.

Segundo o Diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno, as medidas mostram o compromisso do centro de arte e cultura em democratizar o processo de seleção dos projetos, convidando os agentes de cultura a participarem da construção colaborativa do documento final.

Estudada a viabilidade técnica e financeira das sugestões apresentadas, a comissão organizadora acatou a maioria das mudanças. Entre as principais, além do aumento de cachês, que resultou num incremento no investimento total de 1,3 milhão para 2,056.500 milhões, nova linguagem será integrada. A Cultura Popular Tradicional substitui a categoria Pontos de Cultura. Continuam as linguagens Música, Teatro, Dança, Circo, Literatura, Performance, Fotografia, Artes Visuais e Cinema.

Como participar
Poderão participar do processo seletivo artistas, grupos e/ou produtores nascidos ou residentes há pelo menos 02 (dois) anos no Estado do Ceará. Os proponentes deverão se cadastrar no Mapa Cultural do Ceará (http://mapa.cultura.ce.gov.br/), uma plataforma livre e gratuita que integra uma rede de agentes culturais cearenses. Quem já possui perfil não precisa gerar novo ID. Os interessados deverão ler o regulamento e seguir as orientações para inscrição, ambos disponibilizados no endereço: http://www.dragaodomar.org.br/programas/tac-2018-2019

Calendário TAC 2018/2019
Inscrições: 19/02/18 a 05/03/18
Curadoria: 05/03/18 – 12/03/18
Upload de documentação para habilitação jurídica no sistema: 13/03/18 a 20/03/18
Oficina tira-dúvidas artistas de circo: 01/03/18 – 9h às 12h – Porto Iracema das Artes
Oficina tira-dúvidas para todas as linguagens: 01.03 – 14h às 17h – Auditório CDMAC
Resultado: 02/04/19
Recurso para habilitação jurídica: até 04/04
Resultado final da habilitação jurídica: 06/04

SERVIÇO: Abertura de inscrições para a Temporada de Arte Cearense 2018/2019
De 19 de fevereiro a 05 de março de 2018
Inscrições gratuitas pela página http://mapa.cultura.ce.gov.br/projeto/919
Dúvidas: tacdragaodomar2018@gmail.com