Secult abre Consulta Pública Online do XX Edital Ceará Junino

consupubxxjuninoA Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult)  abre, nesta sexta-feira, 9/2, a Consulta Pública Online do XX Edital Ceará Junino. A consulta do edital pode ser feita pelo site http://editais.cultura.ce.gov.br/ e segue até o dia 14/2. Na página, os interessados podem conferir na íntegra a minuta do Edital, fazendo sugestões e contribuindo, assim, para a construção da política pública de cultura do Ceará. Também está disponível para consulta o regulamento dos Festivais Regionais de Quadrinhas Juninas, pelo mesmo site.

Através do edital, o Governo do Estado, por meio da Secult, apoiará projetos em todo o Ceará, cumprindo as diretrizes de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais e de valorização das tradições populares cearenses. Cinquenta por cento dos recursos serão destinados a projetos de residentes no Interior do Estado. Somando-se os recursos destinados aos pareceristas que selecionarão os projetos e à realização do seminário Ceará da Paixão.

Com Elba Ramalho e Johnny Hooker, Prefeitura de Fortaleza anuncia programação do Carnaval 2018

Resultado de imagem para Elba RamalhoA Prefeitura divulgou, na manhã desta segunda-feira, 5, a programação do Carnaval 2018 em Fortaleza. O anúncio foi feito na presença do secretário da Cultura Evaldo Lima em Coletiva de imprensa às 9 horas no Paço Municipal. Entre as atrações que se espalham pelos nove polos da Cidade estão a paraibana Elba Ramalho, o pernambucano Johnny Hooker e o carioca Jorge Aragão. A programação é inteiramente gratuita.

De sábado, 10, até terça-feira, 13, artistas locais e nacionais e blocos de rua fazem a folia em Aterrinho da Praia de Iracema, Domingos Olímpio, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Passeio Público, Mercado dos Peixes e Mercado Joaquim Távora e Benfica.

“O Carnaval gera emprego, renda e receita para a Cidade. Mas além desses elementos, existe em especial o valor da alegria que é espalhada por Fortaleza”, declarou o secretário Evaldo Lima durante a coletiva.

Elba Ramalho fez show em São Paulo no último sábado, 3, na programação de Pré-Carnaval paulista. Já Johnny Hooker fará parada em outra cidade nordestina durante o Carnaval. Na segunda-feira, 12, um dia antes da apresentação em Fortaleza, o artista vai tocar no Rec-Beat em Recife.

O tradicional desfile de maracatu da avenida Domingos Olímpio teve a programação divulgada ainda em janeiro, no dia 26. Serão 14 agremiações de maracatu, dez blocos, três cordões, cinco afoxés e seis escolas de samba que desfilam entre 10 e 13 de fevereiro. Confira a programação aqui.

Fonte: O POVO Online

Aplicativo promete recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

Resultado de imagem para WhatsAppO WhatsApp liberou no fim do ano passado uma função que permite apagar mensagens enviadas. A nova funcionalidade tem sido bastante utilizada pelos usuários do mensageiro, que tem até 7 minutos para deletar o conteúdo enviado. Porém alguns aplicativos estão buscando outras formas para driblar essa função.

Devido a uma falha no serviço, o aplicativo WA Delete for Everyone promete recuperar os conteúdos originais apagados do aplicativo. Disponível somente para o sistema Android, o aplicativo está disponível na Google Play Store.

Para utilizar o aplicativo é preciso permitir que o WA Delete for Everyone tenha acesso as notificações do WhatsApp. O aplicativo é gratuito e tem o limite de resgatar 50 mensagens por contato.

Fonte: O Povo Online

Unicamp tem 1ª travesti doutora: ‘Universidade aprendeu a se transformar para que pessoas como eu caibam ali’

Amara Moira é transexual  (Foto: Lana Torres / G1)Primeira travesti a defender doutorado na Unicamp com seu nome social, Amara Moira, de 33 anos, vê o feito como um passo significativo na longa caminhada contra o preconceito. Ser reconhecida dentro do ambiente acadêmico é uma batalha vencida em meio a “guerra” que pessoas trans travam diariamente com a sociedade. “Foi um indício que a universidade aprendeu a se transformar para que pessoas como eu caibam ali.”

“A gente vai comemorar cada uma dessas vitórias, mas deixar claro que não vamos nos contentar com elas”, avisa.
Amara, que é autora do livro “E se eu fosse puta”, defendeu doutorado em teoria e crítica literária e contou ao G1 que busca, com ajuda do conhecimento, quebrar barreiras.

“Não quero viver em guerra com ninguém. Eu quero que as pessoas se acostumem a estar do meu lado e não a me ver como uma ameaça”, defende.

A escritora reforça que sua luta é para quebrar paradigmas e acabar com rótulos atrelados às pessoas trans. “Não quero que me vejam como um pedaço de carne. Não quero ser assediada o tempo inteiro, mas também não quero ser vista como uma pessoa que vai dar uma facada ou roubar quem quer que seja. Essas são as narrativas que são atreladas a ideia da travesti.”

Fonte: g1.com

Bill Gates está reinventando como usamos o banheiro

Para quem mora na cidade grande, a ideia de usar o banheiro é algo tão cômodo e trivial que nos faz esquecer que, em boa parte do mundo, a ideia de ter algo como um vaso sanitário – ou mesmo um encanamento básico – é praticamente fantasiosa. Bill Gates, no entanto, está usando sua fundação para trabalhar em uma nova tecnologia de privadas que simplesmente reinventa como essas pessoas podem utilizar os banheiros mesmo em regiões carentes.

A solução proposta por eles é, no mínimo, incrivelmente engenhosa. Para começar, a privada não precisa de água ou encanamento para funcionar, armazenando os dejetos internamente para depois convertê-los em materiais reutilizáveis. Como se tudo isso não fosse impressionante o suficiente, Gates ainda afirma que o dispositivo é barato, permitindo mesmo a regiões de baixa-renda terem acesso a ele.

Como eles são capazes de tal façanha? Basta conferir o vídeo logo abaixo para entender. Para começar, todo o material despejado nele é levado para um compartimento separado, de maneira a impedir que quaisquer odores indesejados saiam do interior da privada. A partir disso, mecanismos internos separam dejetos sólidos e líquidos – e é aí que entra a parte realmente impressionante.

Isso porque a privada é capaz de gerar sua própria energia, através de painéis solares, para ativar um combustor, transformando fezes em um “carvão biológico” que serve tanto de combustível quanto de fertilizante. Já a urina é aquecida e filtrada por membranas especiais, sendo então condensada em água livre de patógenos; esta, por sua vez, é armazenada em um tanque na frente da privada, e pode ser usada para limpeza ou mesmo irrigação.

O método, é claro, ainda pede certo nível de manutenção. As privadas, por exemplo, precisam ter suas membranas trocadas a cada três meses, e os dejetos processados ainda devem ser esvaziados com frequência. Mesmo assim, não há como negar que o sistema é surpreendentemente eficiente, atendendo múltiplas necessidades comuns para comunidades de países como Índia e África, onde a tecnologia atualmente está em testes.

Se você acha, por fim, que tudo isso é trabalhoso demais apenas para oferecer mais conforto, saiba que está terrivelmente enganado. Visto que doenças causadas por uma higiene ruim e uma sanitização inadequada estão em segundo lugar nas causas de morte para crianças abaixo dos cinco anos, oferecer algo assim é uma das maneiras mais eficientes de salvar um enorme número de pessoas.

Resta agora esperar para ver se o projeto, que já está em desenvolvimento desde 2011, vai conseguir ser aprovado e lançado para outras regiões que precisam de melhores condições sanitárias.

Fonte TecMundo