Golpe no WhatsApp promete plano de saúde grátis em troca de suas informações

Assim como muitos golpes no WhatsApp, criminosos pedem para que mensagem seja compartilhada com contatosO WhatsApp é um dos melhores meios para cibercriminosos espalharem campanhas maliciosas rapidamente. Com mais de 120 milhões de usuários somente no Brasil, o aplicativo permite que uma mensagem seja disseminada rapidamente. O caso mais recente de golpe pelo mensageiro envolve a falsa promessa de um ano gratuito de plano de saúde Unimed em troca das informações das vítimas.

A informação foi divulgada por Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. “O desespero e a criatividade desses golpistas de WhatsApp vai longe. Dessa vez estão oferecendo ‘plano de saúde gratuito’ por 1 ano em nome da Unimed”, disse Assolini nesta segunda-feira (29) em sua conta no Twitter. Como na maioria dos golpes realizados pelo aplicativo, os criminosos se utilizam de phishing para atraira as vítimas.

Nessa tática, a ideia é fazer com que os próprios usuários enviem suas informações pessoais e bancárias em páginas supostamente verdadeiras. Na maioria dos casos, promoções ou a falsa informação de que o usuário está devendo algum valor são usadas como iscas para atrair mais vítimas. Em outras situações, páginas completas de empresas são replicadas para ter acesso a dados privados.

Na campanha envolvendo a Unimed, a mensagem dos cibercriminosos orienta os usuários a clicarem em um link para ter direito ao período de plano de saúde gratuito. Ao acessar a página, é necessário responder três perguntas rápidas. Para incentivar os usuários a completarem o processo, a campanha informa a quantidade de “convênios grátis disponíveis”.

Depois de responder às perguntas, é necessário compartilhar “compartilhar essa campanha com todos seus amigos e grupos no WhatsApp”. A página conta, ainda, com supostos comentários de pessoas que tiveram êxito ao solicitar o plano de saúde gratuito.

No Twitter, a Unimed confirmou que a campanha se trata de um golpe. “Informamos que é falsa a mensagem que está circulando em grupos de WhatsApp sobre uma campanha em que a Unimed oferece planos de saúde totalmente grátis. Pedimos que não acessem o link da mensagem pois trata-se de um vírus”, disse a empresa.

Fonte: Tecnologia – iG @

Deixe um comentário