Prefeituras podem divulgar eventos no portal do Ministério do Turismo

Resultado de imagem para Juazeiro do Norte (CE).O Ministério do Turismo abriu, gratuitamente, espaços para as prefeituras divulgarem eventos por meio do Calendário Nacional de Eventos. Em seu terceiro ano de existência, a ferramenta conta com 936 eventos cadastrados que acontecem em 21 estados e no Distrito Federal. As administrações municipais podem agora aproveitar o canal para propagarem informações dos eventos turísticos locais, informa a assessoria de imprensa da pasta.

“O Calendário de Eventos do ministério está disponível o ano todo, basta que o promotor de eventos ou gestor envie as informações para serem validadas pela área técnica e incluídas no site. Por entender que ele pode ser um importante indutor do turismo regional, recomendamos sua constante atualização”, explica o ministro do Turismo, Marx Beltrão. O cadastro é feito pela internet, de forma rápida e segura.

Para inscrever sua festa no Calendário, o promotor deve entrar no site e cadastrar (AQUI) os dados do solicitante e do evento. A partir daí, é só clicar em “submeter”, no canto direito da página, e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica disponível para milhares de pessoas.

Fonte: Blog do Eliomar

Sétima Arte | Casa da Cultura recebe Mostra Itinerante de Cinema Indígena Contemporâneo

A Casa da Cultura de Sobral recebe, nesta terça feira (16/01), a “Mostra Itinerante de Cinema Indígena Contemporâneo”, um espaço de discussão e divulgação que surge para fortalecer e dar destaque à produção audiovisual documental e indígena no Estado.

A mostra inicia às 19h e traz não apenas uma programação inusitada e “exótica”, mas a presença dos indígenas contemporâneos, colocando seus imaginários em franco intercâmbio com as cosmologias de outros povos nativos do Brasil, mobilizando uma rede afetiva local de artistas, cinéfilos, pesquisadores, estudantes, professores e interessados em geral em uma experiência de expandir o cinema em vários sentidos. A programação é gratuita.

Confira a programação completa:

● Dia 16/01 (terça-feira)
Abertura – exibição especial
“Martírio” (Doc, 140′, dir. Vincent Carelli, 2016)

● Dia 17/01 (quarta-feira)
Sessão Miradas e Perspectivas – Coletivo Kuikuro de Cinema
– Karioka (Doc., 19′, dir. Takumã Kuikuro, 2014)
– Aldeia Londres (Doc., 20′, dir. Takumã Kuikuro, 2017)
– As Hipermulheres (Doc/Fic, 73′, dir. Carlos Fausto, Leo Sette e Takumã Kuikuro, 2011)

● Dia 18/01 (quinta-feira)
Sessão Nordeste Indígena – e os parceiros de luta
– Retomada (Doc, 20′, Leon Sampaio, 2015)
– Espelho Nativo (Doc, 52′, Philipi Bandeira, 2009)
– Xeker Jetí – A casa dos ancestrais (Doc, 58′, Coletivo Tekó Porã, 2016)

Serviço:
Mostra Itinerante de Cinema Indígena Contemporâneos
Quando – de 16 a 18 de janeiro (terça a quinta-feira)
Onde – Casa da Cultura – ( Av. Dom José, 929 – Centro)
Hora – 19h
Acesso: Gratuito
Classificação: Livre

Governador anuncia primeiro concurso público de 2018

Pela primeira vez na história, a Secretaria da Cultura (Secult) realizará concurso. Serão 132 vagas para diversas áreas de nível superior. O governador também anunciou a implantação do BPRaio e de sistema de videomonitoramento em Aracati, no Litoral Leste

O governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (16), durante bate-papo com a população em sua página no Facebook, o primeiro concurso público do Estado para 2018. De forma inédita em 52 anos de existência, a Secretaria da Cultura abrirá seleção para profissionais de nível superior em diversas áreas de atuação. Serão 132 vagas. O processo para abertura do edital está em tramitação na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). A realização está prevista ainda para o primeiro semestre.

“A Secult é a secretaria mais antiga do País, com mais de 50 anos, e nunca foi realizado um concurso público para ela. Estou, a partir de hoje, autorizando a abertura dessa seleção. Estamos com uma consultoria fazendo todos os estudos necessários. Serão 132 vagas para a Secretaria da Cultura. O processo já está na Seplag, e vamos pedir autorização na Assembleia Legislativa para realizar a prova. Esse é um presente para a cultura do nosso Estado, vamos valorizar mais as nossas raízes”, detalhou o chefe do Executivo.

As oportunidades de emprego no serviço público serão abertas para profissionais formados em Arquitetura, Biblioteconomia, Museologia, História, Letras, Música, Audiovisual, Artes Cênicas, Mídias Digitais, Pedagogia, Direito, Economia, Administração, Contabilidade, Engenharia, dentre outras.O anúncio foi feito nesta terça-feira, 16/1, durante bate-papo do governador com a população, pelo Facebook

Cumprindo a meta de número 2 do Plano Estadual de Cultura (PEC), o governador Camilo Santana anunciou, nesta terça-feira, 16/1, o concurso público para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Serão 132 vagas para servidores da secretaria de cultura mais antiga do Brasil, com 51 anos. Este é o primeiro anúncio de concurso do Governo do Estado do Ceará em 2018, feito durante bate-papo do governador com a população, pelo Facebook, e o primeiro concurso da história da Secult.

“Este é um presente para a cultura do nosso Estado”, declarou o governador ao anunciar o mais novo concurso do Governo do Ceará. “Estou a partir de hoje autorizando a Secretaria de Planejamento a enviar uma mensagem de lei para a Assembleia Legislativa. Queremos  Estamos com uma consultoria fazendo todo um estudo sobre força de trabalho necessária para o funcionamento do Governo do Estado. Serão 132 vagas e realizado ainda neste semestre. Esse é um concurso tão esperado e o primeiro concurso de uma história de mais de 50 anos da Secult. Este é o primeiro do ano, mas outros anúncios virão. Você que quer ser servidor público, se prepare”, destacou Camilo Santana.

Cumprimento do PEC

Com a realização do concurso público para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), mais uma meta do Plano Estadual de Cultura (PEC) será cumprida. “Essa confirmação da realização do concurso para a Secult é o cumprimento de um compromisso do Plano de Governo os 7 Cearás , que prevê a realização do concurso público, do plano de cargos e carreiras e a reestruturação da Secretaria. Além de ser um compromisso do Plano de Governo do governador Camilo Santana, também é um compromisso institucional”, ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

“A meta nº2 do Plano Estadual de Cultura, aprovado e sancionado em 2016 pelo governador, é justamente a realização do concurso público para Secult. Então, acho que estamos dando um passo importante para o fortalecimento institucional da Secretaria da Cultura, para que ela possa desenvolver com mais capacidade técnica, com um quadro qualificado, as metas do PEC, que são para os próximos 10 anos. Acho que é uma conquista do Estado, da Secretaria da Cultura, mas sobretudo da classe artística e cultural da sociedade cearense”, destacou também o gestor.

Saiba mais: http://www.ceara.gov.br/2018/01/16/governador-anuncia-primeiro-concurso-publico-de-2018/