Ceará é o 4º estado do Nordeste que mais emite gases de efeito estufa

O Ceará é o quarto estado do Nordeste que mais emite gases de efeito estufa, conforme a pesquisa nacional do Observatório de Clima.

Já em nível nacional, o Ceará fica em 17º lugar no ranking de poluição. Segundo o secretário executivo do Observatório de Clima, Carlos Ritel, o aumento do efeito estufa é causado pelo desmatamento e atividade agropecuária. As informações são da Tribuna BandNews FM

“No ano passado, foram 30 milhões de toneladas, enquanto no Brasil foram 2,2 bilhões. As causas estão relacionadas ao uso inadequado da terra e também às atividades agropecuárias”, declara Carlos Ritel.

Para o Diretor de Licenciamento e Monitoramento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará, Lincon Davi Mendes, a estiagem prolongada facilita as queimadas, contribuindo para emissão de gases poluentes.

“Temos um período de seca por muitos anos. Você acaba tendo uma boa parte do Estado propício às queimadas. E aquele carbono que estava nos caules vai sendo liberado para o ar com as queimadas”, explicou o diretor.
Além disso, ele acrescenta que o aumento da frota de veículos e o usa exagerado da gasolina em vez do álcool é outro fator que contribui para a emissão de gases

“A gasolina é um derivado de petróleo. Então, todo o carbono que estava em forma de petróleo é liberado”, diz Lincon. De acordo com a pesquisa, o País registrou 9% mais emissões de gases do efeito estufa em 2016, atingindo o nível mais alto desde 2008.

Por Tribuna Bandnews FM

Deixe um comentário