
Dia: 22 de novembro, 2017
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com a Universidade Federal do Ceará- UFC (Campus Mucambinho), está com inscrições abertas, até quinta-feira (23/11), para o curso de NR10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade. A iniciativa é uma ação do Projeto Segunda Chance, coordenado pela STDE e voltado para pessoas com idade superior a 35 anos que perderam o emprego e precisam se reinserir no mercado de trabalho.
Os interessados em se inscrever no curso, além de possuírem a idade mínima de 35 anos, devem comparecer ao Centro de Convenções, localizado na Rua Visconde de Sabóia, 300 – Junco, portando cópias do RG e CPF, cópia de certificado de conclusão do ensino fundamental ou declaração escolar de conclusão neste ano e comprovante de residência. Inscrições gratuitas e vagas limitadas.
A formação possui carga horária composta por 70 horas/aula e terá início na sexta-feira (24/11), na UFC (Campus Mucambinho). O curso será realizado de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30, e aos sábados pela manhã. Também serão abordados temas como: Orientação para o MEI, postura profissional, elaboração de currículo e empreendedorismo.
A possibilidade da cultura do forró ser reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro foi debatida em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta segunda-feira, 20, em João Pessoa, na Paraíba, durante o Encontro Nacional de Forrozeiros. Na audiência, foram discutidas as formas de preservação dos ritmos tradicionais do forró.
O pedido de realização da audiência foi da presidente da comissão, senadora Fátima Bezerra (PT-RN). Ela argumenta que o forró tem grande importância no desenvolvimento da Região Nordeste, principalmente por contribuir para a realização das festas juninas, com impacto socioeconômico e cultural.
“O forró tem a sua dimensão simbólica, tem a sua dimensão cidadã, tem a sua dimensão econômica extraordinária. O frevo merecidamente conquistou esse título. Por que não o forró?”, questionou Fátima na audiência.
Segundo a senadora, a Comissão tem feito um trabalho junto aos parlamentares, para que contribuam destinando emendas ao Orçamento Geral da União destinada para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “É necessário toda uma pesquisa de cunho antropológico, histórico, social, e isso carece de recursos”, argumentou ela.
O deputado federal Luiz Couto (PT) se diz militante pela luta da arte, especialmente pelo forró. O político ressalta que uma emenda de R$ 100 mil foi destinada para pesquisas aprofundadas sobre o tema, para considerar o forró como atividade imaterial no país.
“O nosso São João tem tirado o elemento do forró pé de serra que é o fundamental. A gente vê bandas que não têm nada de forró”, destacou.
Fonte: Blog Vai Forrozão
Como parte da programação da “Semana da Consciência Negra”, o grupo Nóis de Teatro (Fortaleza) apresenta hoje (22), às 21h, na Praça São João, “Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro”.
A peça traz intensa discussão dialética sobre a criminalização e morte da juventude negra das periferias, debatendo também a desmilitarização da polícia brasileira. Com direção de Murillo Ramos e dramaturgia de Altemar Di Monteiro, ela é dividida em três atos e conta a história de Natanael, um “anti-herói” que nasce na periferia, vive inserido num sistema de opressão e violência e, aos 18 anos, resolve entrar pra polícia militar. Trata-se de uma dramaturgia épica, onde o ator-narrador é o grande foco, numa espécie de “tragédia afro”, com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro no Brasil e no mundo, além de múltiplas referências à mitologia dos Orixás.
Não dá pra perder!
SERVIÇO
“Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro” – Nóis de Teatro
Quando: 22 de novembro /2017
Hora: 21h
Local: Praça São João (Centro)





