Abertas inscrições para curso de NR10 – Segurança em Instalações e Serviços Com Eletricidade

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com a Universidade Federal do Ceará- UFC (Campus Mucambinho), está com inscrições abertas, até quinta-feira (23/11), para o curso de NR10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade. A iniciativa é uma ação do Projeto Segunda Chance, coordenado pela STDE e voltado para pessoas com idade superior a 35 anos que perderam o emprego e precisam se reinserir no mercado de trabalho.

Os interessados em se inscrever no curso, além de possuírem a idade mínima de 35 anos, devem comparecer ao Centro de Convenções, localizado na Rua Visconde de Sabóia, 300 – Junco, portando cópias do RG e CPF, cópia de certificado de conclusão do ensino fundamental ou declaração escolar de conclusão neste ano e comprovante de residência. Inscrições gratuitas e vagas limitadas.

A formação possui carga horária composta por 70 horas/aula e terá início na sexta-feira (24/11), na UFC  (Campus Mucambinho). O curso será realizado de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30, e aos sábados pela manhã. Também serão abordados temas como: Orientação para o MEI, postura profissional, elaboração de currículo e empreendedorismo.

“O nosso São João tem tirado o elemento do forró pé de serra que é o fundamental”, diz deputado em audiência pública

A possibilidade da cultura do forró ser reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro foi debatida em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta segunda-feira, 20, em João Pessoa, na Paraíba, durante o Encontro Nacional de Forrozeiros. Na audiência, foram discutidas as formas de preservação dos ritmos tradicionais do forró.

O pedido de realização da audiência foi da presidente da comissão, senadora Fátima Bezerra (PT-RN). Ela argumenta que o forró tem grande importância no desenvolvimento da Região Nordeste, principalmente por contribuir para a realização das festas juninas, com impacto socioeconômico e cultural.

“O forró tem a sua dimensão simbólica, tem a sua dimensão cidadã, tem a sua dimensão econômica extraordinária. O frevo merecidamente conquistou esse título. Por que não o forró?”, questionou Fátima na audiência.

Segundo a senadora, a Comissão tem feito um trabalho junto aos parlamentares, para que contribuam destinando emendas ao Orçamento Geral da União destinada para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “É necessário toda uma pesquisa de cunho antropológico, histórico, social, e isso carece de recursos”, argumentou ela.

O deputado federal Luiz Couto (PT) se diz militante pela luta da arte, especialmente pelo forró. O político ressalta que uma emenda de R$ 100 mil foi destinada para pesquisas aprofundadas sobre o tema, para considerar o forró como atividade imaterial no país.

“O nosso São João tem tirado o elemento do forró pé de serra que é o fundamental. A gente vê bandas que não têm nada de forró”, destacou.

Fonte: Blog Vai Forrozão

Peça “Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro” será apesentada hoje (22) na Praça São João

Resultado de imagem para Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro”.Como parte da programação da “Semana da Consciência Negra”, o grupo Nóis de Teatro (Fortaleza) apresenta hoje (22), às 21h, na Praça São João, “Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro”.

A peça traz intensa discussão dialética sobre a criminalização e morte da juventude negra das periferias, debatendo também a desmilitarização da polícia brasileira. Com direção de Murillo Ramos e dramaturgia de Altemar Di Monteiro, ela é dividida em três atos e conta a história de Natanael, um “anti-herói” que nasce na periferia, vive inserido num sistema de opressão e violência e, aos 18 anos, resolve entrar pra polícia militar. Trata-se de uma dramaturgia épica, onde o ator-narrador é o grande foco, numa espécie de “tragédia afro”, com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro no Brasil e no mundo, além de múltiplas referências à mitologia dos Orixás.

Não dá pra perder!

SERVIÇO
“Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro” – Nóis de Teatro
Quando: 22 de novembro /2017
Hora: 21h
Local: Praça São João (Centro)