Professor Ildeu de Castro Moreira é um entusiasta da popularização da ciência. Mas não só porque ele é presidente da SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a maior entidade de representação da comunidade científica do País. Sobretudo porque ele defende que a divulgação científica é crucial para o desenvolvimento da gente e do País e, por isso, a área precisa de mais investimento.
Nesta entrevista, o físico, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), critica a fusão do Ministério da Ciência e Tecnologia com o das Comunicações e fala em perdas na área de C&T. Lamenta pelo baixo orçamento para pesquisa, o que, segundo ele, acaba por comprometer bolsas e programas.
Sob sua gestão, a SBPC lançou nota de apoio às “Diretas Já”. Ele esteve em Fortaleza em setembro, quando se reuniu com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Sobral para discutir os preparativos do centenário da confirmação da Teoria da Relatividade de Einstein, que teve como palco a cidade de Sobral, em maio de 1919. Vários eventos científicos estão sendo planejados com a vinda de renomados cientistas internacionais. Para ele, é necessário resgatar o significado de Sobral para a ciência mundial.