
Dia: 2 de novembro, 2017
No município de Juazeiro do Norte, a 493 km de Fortaleza, um professor faz sucesso por desenvolver paródias com músicas de forró, sertanejo e funk para ensinar seus alunos o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste domingo, 5, e no próximo dia 12, em todo o Brasil.
Guilherme Lemos Franca, de 33 anos, é formado em Geografia e tem mais de 2.500 alunos. Ele leciona em uma escola pública, com 200 horas/aula, e em quatro colégios particulares, com a disciplina de Atualidades, além de promover cursinhos para o Enem.
A ideia surgiu em 2014, quando o professor ajudou um grupo de alunos a desenvolver uma paródia durante uma competição. Desde então, não parou mais e já conta com 22 paródias em seu repertório.
“O processo de criação consiste na escolha da música e análise de rima. Faço uma lista das informações principais, o que não pode faltar na canção. Não damos um sentido deturpado, pejorativo à música, e sim um cunho pedagógico”, explica Guilherme ao “Vai, Forrozão!“.
A primeira paródia a fazer sucesso e chamar a atenção dos alunos foi a “Lei do Feminicídio”, que tem como base a música “Balada do Vaqueiro”, do cantor Mano Walter, em que Guilherme aborda o tema da violência contra a mulher.
Atualmente, o professor tem utilizado músicas de Xand Avião, Marília Mendonça, Wesley Safadão e MC Kevinho, como “Uber”, “Ninguém é de Ferro”, “Olha a Explosão” e “Bode Conselhiero”, em que ele aborda as drogas no Brasil e a cracolândia, o agronegócio brasileiro, a crise carcerária brasileira e a motivação para o Enem, respectivamente (confira os vídeos abaixo). Além disso, Guilherme conta com um canal no YouTube, onde ajuda os alunos com dúvidas e publica suas paródias.
O professor afirma que este processo tem ajudado muitos alunos. “As paródias são ferramentas pedagógicas que facilitam a compreensão do conteúdo. Como afirma Paulo Freire, ‘educar é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano’, inclusive aprender cantando”, finaliza Guilherme em entrevista ao blog.
Confira vídeos AQUI

