Artista é sedado depois de atuação ser confundida com surto psicótico

Artista é sedado após atuação ser confundida com surto psicóticoSozinho, Igor vestia o figurino da performance (fios de arame em volta do corpo e um short curto) e declamava um poema na praça no momento da abordagem

No sábado (28), em Caxias do Sul, Igor Cavalcante Medina, bailarino da Companhia Municipal de Dança da cidade, teve a sua performance confundida com um surto psicótico e foi conduzido até a ala psiquiátrica de um Pronto-Atendimento 24h, conhecido como Postão.

O artista participava do evento 8º Caxias em Movimento, organizado pela Prefeitura da cidade. Apresentava a performance Fim, ao ar livre, na Praça João Pessoa, quando foi abordado por três guardas municipais e dois socorristas do Samu.

Apesar de ser uma performance autorizada por escrito pela Prefeitura, o artista foi levado à força e amarrado em uma maca, na qual foi sedado no percurso até o Postão. A abordagem aconteceu por volta das 11h30 e o bailarino só foi liberado às 19h, quando a médica psiquiatra emitiu um laudo afirmando que Igor estava lúcido e consciente.

A Companhia, que estreou em 1998, nunca viveu uma situação semelhante. A performance abordava questões de violência e exclusão social, associadas ao extermínio de pobres e negros, conforme informações que constam do seu material de comunicação: “O trabalho aborda a violência e põe o corpo em evidência para trazer à tona as diversas formas de brutalidade do cotidiano, sejam elas físicas ou psicológicas. Os corpos vão sendo envenenados até a total desumanização. Será que já não somos nada mais além de um mero pedaço de carne incapaz de sentir, incapaz de resistir, incapaz de se rebelar?”

Igor vestia o figurino da performance (fios de arame em volta do corpo e um short curto) e declamava um poema na praça no momento da abordagem. Estava sozinho. O bailarino, em choque, decidiu se afastar brevemente de Caxias do Sul, mas nessa segunda-feira (30), voltou aos ensaios na sede da Companhia.

A prefeitura da cidade gaúcha se posicionou nessa segunda-feira por meio de uma nota oficial: “A prefeitura de Caxias do Sul informa que está apurando as informações sobre a abordagem ao bailarino da Cia. Municipal de Dança, realizada pela Guarda Municipal. A partir desta segunda-feira, 30, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social começará a ouvir os relatos dos envolvidos para esclarecer a situação e dar os encaminhamentos necessários. Logo os fatos sejam esclarecidos, a prefeitura voltará a se manifestar oficialmente sobre o caso”.

Via O Tempo.com.br

IFCE Sobral sedia II Jornada do Audiovisual

facebook---teaserEvento conta com exibição de filmes, exposição fotográfica, minicursos e palestras

O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará sedia a II Jornada do Audiovisual do IFCE, entre os dias 13 e 16 de novembro. O evento conta com minicursos, exposição fotográfica, palestras, apresentação de trabalhos e visitas guiadas.

Serão ofertados três minicursos, com vagas limitadas e abertas ao público externo: Montagem e Mixagem de Som para Eventos (15 vagas), Fotografia Digital (50 vagas) e Montagem, Mixagem e Gravação em Estúdio Musical (10 vagas). As inscrições são por meio de formulário eletrônico e seguem até dia 5 de novembro. A seleção é por ordem de inscrição.

A abertura do evento será na noite do dia 13 de novembro, com uma mesa-redonda com o tema “Desafios nas produções audiovisuais independentes”. Outros destaques são a palestra com o tema “Cinema e Acessibilidade”, no dia 16 de novembro, às 19 horas, no auditório; e a Mostra de Filmes Independentes e a exposição fotográfica “Múltiplos Olhares do IFCE”, no dia 14 de novembro, no pátio do Bloco Didático, a partir das 19 horas. A programação prevê ainda apresentação de projetos exitosos na área de audiovisual no IFCE, visita guiada à Nordestv e ao Centro Histórico de Sobral, entre outros.

A proposta do evento, organizado pelo grupo de técnicos em audiovisual do IFCE, é ser um espaço de formação, troca de experiências e descoberta de novas tecnologias do mundo audiovisual. O objetivo é fortalecer o audiovisual como ferramenta da educação e linguagem, trabalhando junto aos servidores, alunos e comunidade externa sua aplicação de forma diversa e multidisciplinar, por meio dos mais diferentes recursos. A primeira edição da jornada foi realizada em 2006, no campus de Quixadá.

O evento conta com parceria da Escola de Cinema do Sertão, em Quixadá, e do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (LABOME), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

SERVIÇO

II Jornada do Audiovisual do IFCE

Quando: 13 a 16 de novembro, no IFCE Sobral

Minicursos:

Montagem e Mixagem de Som para Eventos: 15/11, de 9h às 13 horas. Inscrições em https://goo.gl/FUcP7D

Fotografia Digital: 16/11, de 8h às 12 horas e de 13h às 17 horas. Inscrições em https://goo.gl/bQZWmy

Montagem, Mixagem e Gravação em Estúdio Musical: 16/11, de 8h às 12 horas. Inscrições em https://goo.gl/SCYq9Y

Outros eventos:

Visita à NordesTV: 14/11, às 15 horas (saída do auditório do IFCE). Inscrições em https://goo.gl/X6CE2J

Apresentação de Vivências e Convivências no Audiovisual (espaço aberto para apresentação de projetos exitosos na área de audiovisual do IFCE): 14/11, de 8h às 11 horas, no auditório. Inscrições em https://goo.gl/KDcseH

Programação completa em www.ifce.edu.br/sobral

 

Espaço Vida promove Roda de Conversa ‘Feminilidades: Discutindo Gênero Fora Da Caixa’

A imagem pode conter: textoAtravés da RODA DE CONVERSA, o Espaço Vida convida profissionais para falar sobre temas diversos.
 
Neste Outubro Rosa queremos expandir a discussão sobre saúde da mulher com o tema “Feminilidades: Discutindo gênero fora da caixa”. Teremos como convidadas:
 
– Alana Aragão Ávila: Psicóloga clínica (CRP 11/10056) e membro do Grupo de Estudos Sobre Violência e Cultura (GEV). Experiência de atuação em políticas públicas de assistência e saúde. Estuda temas relacionados a gênero, feminismo e maternidade.
 
– Bárbara Bezerra de Barros Melo: Psicóloga clínica de adultos e casais (CRP 11/09609). Atuação nas áreas da maternidade e puerpério, na titulacao de Doula. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Com experiência em psicologia Comunitária nas políticas públicas de Habitação.
 
– Eliany Nazaré Oliveira: Enfermeira, pós-doutoramento pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (Portugal) e docente do Curso de Enfermagem da UVA. Coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão: Saúde Mental, Violência e Cuidado.
 
Evento gratuito e aberto ao público. Faça já sua inscrição aqui ou pelo telefone (88) 3613.3060. Vamos conversar!

Grupo sobralense ‘Nós de Dança’ se apresenta no Teatro do Dragão Mar

22853313_1757397094562621_5908155108735298103_nApós estrear na XI Bienal Internacional de Dança do Ceará em Sobral, o espetáculo “Dança Douro” do Grupo Nós de Dança (Sobral) será reapresentado no Teatro Dragão do Mar.

O trabalho é resultado do projeto “ECOAR- Trajetos de Criação”, idealizado na parceria entre a Prefeitura de Sobral, Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral, Instituto ECOA e a Bienal de Danca do Ceará. A ação é um convite para trocas de experiências sobre o processo de criação artística e um espaço de provocação, pesquisa e criação.

“Dança Douro” passeia pelo território afetivo de histórias pessoais, memórias coletivas e personagens míticos de um rio cheio de marcas físicas, mas também espirituais. Nos fala de um tempo em que a cidade teima em ditar o curso do rio e esquece que um rio é, por si só, senhor do seu caminho.

A Concepção é do Grupo Nós de Dança, com direção de Marcio Medeiros da Costa e Souza Frota. O espetáculo será apresentado nos dias 2 e 3 de Novembro (quinta e sexta), às 20h, no Teatro do Dragão do Mar (Fortaleza).

Esta é uma das primeiras ações de articulação para a circulação de grupos, cias e agentes artísticos de Sobral. Agradecemos a parceria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura para esta realização. Mergulhe nessa história e aproveite a experiência!

Direção e Concepção: Marcio Medeiros da Costa e Grupo Nós de Dança
Bailarinos Criadores: Dora Lima (Luaa Limaa), Hilana Ferreira, Mailson Paiva, Renan Salgueiro, Romario Mix Sousa e Souza Frota Figurinos: Davi Ângelo e Márcio Paulo Gonçalves Tibúrcio Sonoplastia: Renan Salgueiro
Iluminação: Sebastião Lima
Produção: Instituto ECOA

 

Russas Fest terá Bell Marques e É o Tchan na programação

EResultado de imagem para Bell Marquesntre os dias 24 e 26 de novembro próximo, ocorrerá o evento Russas Fest. Estão confirmados Bell Marques, Psirico, Chicabana, É o Tchan, Muny Santos e Kally Fonseca, que se dividem entre o trio e palco, garantindo a festa dos foliões no Bloco Eh Amor.

De acordo com a organização, o evento, que irá completar 20 anos, é consagrado como a maior micareta fora de época no Vale do Jaguaribe. Confira programação:

Sexta
Bell Marques (Trio)
Kally Fonseca (Palco)

Sábado
Psirico (Trio)
Muny Santos (Palco)

Domingo
Chicabana (Trio)
É O Tchan (Palco)

Serviço
Quando: entre 24 e 26 de novembro próximo
Onde: Circuito da Folia – Russas
Qaunto: R$ 220,00 (à vista) ou R$ 250,00 (parcelado)
vendas site: http://www.russasfest.com.br, http://www.ingressando.com.br.
Pontos de venda e comissários autorizados: conferir relação no site http://www.russasfest.com.br
Informações: (88) 99950.8488 – 99790.2097 – 99437.7800