Secult divulga: “I Simpósio arqueológico-patrimonial: interações turísticas, culturais e científicas entre a serra e o sertão”

simposio arqueologiaA Secretaria da Cultura do Estado do Ceará divulga: “I Simpósio arqueológico-patrimonial: interações turísticas, culturais e científicas entre a serra e o sertão”. O evento acontece de 30/10 a 2/11, em Quixeramobim, e nasce de uma vontade de pesquisadores/professores e também de habitantes do município de Quixeramobim em contribuir na preservação dos bens patrimoniais, desde os mais arcaicos – os pré-coloniais – se estendendo aos do presente. É nossa intenção refletirmos sobre a interação humana e a natureza na produção de cultura, e desse modo, buscamos trazer reflexões onde conceitos de natureza e cultura estejam interligados, em relações simétricas nas ações humanas. A preservação desses bens, os naturais e culturais, está intimamente relacionada às vivências patrimoniais, onde as pessoas por meio do conhecimento, seja acadêmico ou popular, aliadas aos afetos que emanam nessas expressões possam revisitar memórias há muito adormecidas.

“Neste Simpósio pretendemos reunir pessoas que estejam refletindo conceitualmente e ainda, realizando atividades, nas regiões Serranas e dos Sertões, em diferentes manifestações culturais, patrimoniais, arqueológicas, artísticas, econômico-sociais e turísticas. Muitas das ações que se sustentam na potencialidade do turismo científico e cultural, estão pautadas em temáticas que iremos compartilhar neste simpósio, a saber, a paisagem cultural, a interação entre natureza e cultura, saberes tradicionais, revelações de cultura material e contextos arqueológicos, realização de trilhas para se conhecer o sertão, apenas para citar alguns. Todas estas temáticas elencadas e algumas outras, serão pontos em potencial para agregar pessoas reunidas em torno de objetivos comuns. Cada vez mais se faz urgente assegurar pra nós e para as gerações futuras a memória de “ser humano” em suas produções culturais, materiais e simbólicas, e ainda, espirituais, no sentimento de ligação e interdependência do universo”, diz Marcélia Marques – Coordenadora, Doutora em Arqueologia/Bacharel em Antropologia

Confira a programação: www.arqueologicopatrimonial.com.br/

 

Prorrogação de prazo do Edital PROGRAMA ECOAR- Laboratórios de Criações Artísticas

WhatsApp Image 2017-10-27 at 17.55.55O INSTITUTO ESCOLA DE CULTURA, COMUNICAÇÃO, OFÍCIOS E ARTES – ECOA, no uso de suas atribuições legais, resolve  prorrogar até o dia 03 de novembro de 2017 o prazo para inscrições do PROGRAMA ECOAR- Laboratórios de Criações Artísticas.

Previsto para encerrar no dia 27  de outubro de 2017, o prazo foi prorrogado a fim de evitar prejuízos aos proponentes que estão inscrevendo suas propostas no Sistema do Mapa Cultural, considerando que, até o presente momento, a maioria dos projetos contabilizados pela plataforma ainda estão com pendências e por essa razão não foram finalizados. Esta iniciativa é uma oportunidade para quem ainda não efetivou sua inscrição.

Abaixo, o novo cronograma das atividades do Programa Ecoar:

Data Atividade
04 de outubro Lançamento do Edital
04 de outubro a 03 de novembro Período de inscrições
06 a 10 de novembro Fase 1: análise dos documentos e avaliação técnica dos projetos
13  de nov Divulgação dos projetos aprovados para a Fase 2
14 a 17 de nov Período de recursos Fase 1
22 de nov Divulgação do resultado dos recursos Fase 1
23 a 25 de nov Fase 2: demonstração presencial e entrevistas
29 de nov Divulgação dos projetos selecionados após seleção Fase 2
30 e 01 de dez Período de recursos Fase 2
6 dez Divulgação dos projetos selecionados após período de recursos Fase 2
11 a 13 de dez Matrículas dos aprovados
08 de janeiro Início da tutoria formativa

Nesse sábado (28) o Slam da Quentura chega à sua 8ª edição com o TEMA: “Não Se Cale – Diga Não a Violência Contra à Mulher”

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, textoNa última sexta-feira (13 de outubro), uma jovem sofreu uma tentativa de homicídio por um ex-namorado em Sobral, que agrediu violentamente a jovem, torturando-a de forma cruel.

Na maioria das agressões o principal agressor da mulher é o seu “companheiro” ou “ex-companheiro” como foi o caso da Jovem e o local onde é realizada a agressão é, em 71,9% dos casos, o ambiente privado (residência), seguido da rua com 15,9%. A violência física é a mais frequente (48,7%), seguida da violência psicológica (23%) e, em terceiro lugar, vem a violência sexual (11,9%).

Lamentamos que ainda hoje vivenciamos essas casos de violência, no nosso país, 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal, segundo o Centro de Atendimento à Mulher. Em média, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada em nosso país, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Essa edição será para além de uma disputa poética e de uma batalha de MC, será um protesto poético contra e qualquer tipo de violência contra as mulheres. Fica nossa solidariedade à jovem! Força.

A programação se inicia às 19h com uma Oficina de Poesia, com o foco em poesias a serem recitados em duos ou trios. E às 20h30 o evento se inicia com a apresentação do Projeto Rizoma. Logo após, teremos disputa poética e batalha de MCS!

Evento no Facebook: http://bit.ly/2lfdQT8
Página no facebook: http://bit.ly/2h8myOp
Página no Instagram: http://bit.ly/2ixIZA2

Fonte de dados: ORL e Movimento Social Fome – Fomenistas.
#NãoSeCale
#QuemAmaNãoAgride #PelaVidaDasMulheres
#SlammersContraOmachismo

SERVIÇO:
Slam da Quentura – 8ª Edição – “Não se Cale”
DIA: 28/10/2017 (sábado)
HORÁRIO: 19h – Oficina de Poesia / 20h30 Início oficial do Slam da Quentura
LOCAL: Praça Quirino Rodrigues (Praça do FB)
ACESSO: Gratuito