Este projeto é a retomada de um projeto interrompido em 2013 (Projeto Formação de Professores de Música), ocasião pela qual o coordenador começou seu afastamento para doutoramento. É um projeto simples, mas de muito valor para os estudantes e professores de música e generalistas, pois trata de compartilhar e criar jogos e atividades musicais para utilização na prática docente dos envolvidos. Para os músicos, a principal contribuição é mostrar possibilidades de jogos para serem elaborados; para os pedagogos, eles têm a possibilidade de vivenciar e aprender música através desses objetos educativos que tanto estão acostumados a ter na sua prática. Essa retomada do projeto interrompido também se apresenta para que, a partir da sua execução, possa-se realizar um momento de reflexão para sua reestruturação das ações subsequentes, verificando os potenciais e os limites da ação após este hiato temporal. Por fim, trata-se de um projeto em parceria com a Secretaria Municipal da Educação por meio do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras.
A atividade docente é amplamente estudada pela literatura acadêmica brasileira, basta verificar as publicações das associações da área, por exemplo. Uma dessas publicações da Associação Brasileira de Educação Musical é a Revista MEB (Música na Educação Básica), que tem como propósito sugerir atividades musicais para serem usadas na prática docente. Além dessa, no âmbito brasileiro é só verificar o crescimento de publicações respeito a esse tema desde os anos 2000, o que denota a importância de se abordar o lúdico na educação musical. É dentro desse marco contextual que se retoma esse projeto, na vivência, na partilha e na criação de jogos e atividades que tenham, como foco, a aprendizagem musical e possam ser utilizados como ferramentas lúdicas para os docentes.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
SERVIÇO
Oficina de Jogos e Atividades para a Educação Musical
De 19 a 14 de dezembro de 2017
Todos os dias das 15h às 19h
Local: Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras e Campus do Mucambinho – UFC/Sobral – 62010-560, R. Cel. Estanislau Frota s/n, Centro, Sobral, Ceará
Um vereador evangélico de Ponta Grossa, no Paraná, lamentou a contratação de Pabllo Vittar para um show na cidade e ameaçou prender a drag queen tomando como base uma notícia falsa que começou a circular nas redes sociais. Um tweet, supostamente do deputado Jean Wyllys (PSOL), anunciava que ele e a artista fariam uma “turnê pelas escolas do Brasil” para ensinar crianças sobre diversidade sexual. O boato foi desmentido por Jean na
O Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, com o propósito de promover uma plataforma de formação, inicia o processo de concepção e estruturação da Escola de Artes do Município de Sobral. A Escola de Artes irá atuar no campo da formação de plateia, formação cidadã, formação para prática e criação artística e a formação direcionada a profissionalização do artista para o mercado cultural. A Escola será estruturada por meio de Programas com percursos formativos constituídos por módulos de longa duração nas diversas linguagens artísticas. Com o sentido de estimular e provocar a transversalidade e o diálogo entre todas as linguagens, serão instituídos os núcleos de criação e composição da Escola, uma vez que se busca com essa iniciativa fomentar a criação, a produção, a difusão e a fruição da política cultural da cena local. Em breve, será lançado um seminário para aprofundar a discussão e a reflexão em torno da composição da Escola de Artes.
Quatro casais são embalados por um grande pot-pourri, com 
O 