Formação para Professores de Música: Oficina de Jogos e Atividades para a Educação Musical

Brasil de Tuhu na Cidade das Artes Rio de JaneiroEste projeto é a retomada de um projeto interrompido em 2013 (Projeto Formação de Professores de Música), ocasião pela qual o coordenador começou seu afastamento para doutoramento. É um projeto simples, mas de muito valor para os estudantes e professores de música e generalistas, pois trata de compartilhar e criar jogos e atividades musicais para utilização na prática docente dos envolvidos. Para os músicos, a principal contribuição é mostrar possibilidades de jogos para serem elaborados; para os pedagogos, eles têm a possibilidade de vivenciar e aprender música através desses objetos educativos que tanto estão acostumados a ter na sua prática. Essa retomada do projeto interrompido também se apresenta para que, a partir da sua execução, possa-se realizar um momento de reflexão para sua reestruturação das ações subsequentes, verificando os potenciais e os limites da ação após este hiato temporal. Por fim, trata-se de um projeto em parceria com a Secretaria Municipal da Educação por meio do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras.

A atividade docente é amplamente estudada pela literatura acadêmica brasileira, basta verificar as publicações das associações da área, por exemplo. Uma dessas publicações da Associação Brasileira de Educação Musical é a Revista MEB (Música na Educação Básica), que tem como propósito sugerir atividades musicais para serem usadas na prática docente. Além dessa, no âmbito brasileiro é só verificar o crescimento de publicações respeito a esse tema desde os anos 2000, o que denota a importância de se abordar o lúdico na educação musical. É dentro desse marco contextual que se retoma esse projeto, na vivência, na partilha e na criação de jogos e atividades que tenham, como foco, a aprendizagem musical e possam ser utilizados como ferramentas lúdicas para os docentes.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

SERVIÇO
Oficina de Jogos e Atividades para a Educação Musical
De 19 a 14 de dezembro de 2017
Todos os dias das 15h às 19h
Local: Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras e Campus do Mucambinho – UFC/Sobral – 62010-560, R. Cel. Estanislau Frota s/n, Centro, Sobral, Ceará

Vereador evangélico ameaça prender Pabllo Vittar após acreditar em notícia falsa

Ezequiel Bueno (PRB-PR) acreditou em notícia falsa para discurso. Fotos: Facebook, Instagram/Reprodução Um vereador evangélico de Ponta Grossa, no Paraná, lamentou a contratação de Pabllo Vittar para um show na cidade e ameaçou prender a drag queen tomando como base uma notícia falsa que começou a circular nas redes sociais. Um tweet, supostamente do deputado Jean Wyllys (PSOL), anunciava que ele e a artista fariam uma “turnê pelas escolas do Brasil” para ensinar crianças sobre diversidade sexual. O boato foi desmentido por Jean na página oficial do Facebook: “se trata de uma mentira qualquer notícia a este respeito, que tenta confundir o verdadeiro debate que precisa ser feito sobre o sofrimento das pessoas LGBT”.

Com o print da publicação falsa em mãos, o vereador Ezequiel Bueno (PRB-PR) fez um discurso na Câmara Municipal da cidade, na última segunda-feira (16), se posicionando contra a apresentação e afirmando que prenderia Pabllo caso ela decidisse “sair pra rua e ir nas escolas”. A artista vai se apresentar na cidade no dia 5 de dezembro como parte da tradicional München Fest, que também terá Anitta, Henrique e Juliano, Capital Inicial, Thaeme e Thiago e outras atrações na programação.

Queria lamentar aqui por trazer essa pessoa para essa cidade, que é de família. Numa cidade na qual brigamos aqui para tirar a ideologia de gênero das escolas, na qual somos conservadores. Somos pais e mães trabalhadores. Quem quiser ir assistir, pode ir. Agora, se inventarem de sair pra rua e ir nas escolas, eu vou prender. Vou prender, nem que depois eu seja preso por abuso de autoridade“, disse Ezequiel.

E acrescentou: “Não vamos deixar isso acontecer, não vamos deixar uma pessoa dessa ir na escola e ensinar sobre diversidade sexual para as crianças. ‘Mas pastor, é só um show’. Eu não sei não. Abriu a porta, entrou e aí é complicado. Pelo amor de Deus, Ponta Grossa não é esses lugares em que pode tudo, vale tudo. Diante disso, eu quero saber a situação da guarda municipal, da polícia militar…”.

via diariodepernambuco

Instituto ECOA lança “ESCOLA DE ARTES DE SOBRAL” – Programa de MÚSICA

CARD Programa de Música copyeditO Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, com o propósito de promover uma plataforma de formação, inicia o processo de concepção e estruturação da Escola de Artes do Município de Sobral. A Escola de Artes irá atuar no campo da formação de plateia, formação cidadã, formação para prática e criação artística e a formação direcionada a profissionalização do artista para o mercado cultural. A Escola será estruturada por meio de Programas com percursos formativos constituídos por módulos de longa duração nas diversas linguagens artísticas. Com o sentido de estimular e provocar a transversalidade e o diálogo entre todas as linguagens, serão instituídos os núcleos de criação e composição da Escola, uma vez que se busca com essa iniciativa fomentar a criação, a produção, a difusão e a fruição da política cultural da cena local. Em breve, será lançado um seminário para aprofundar a discussão e a reflexão em torno da composição da Escola de Artes.

Para dar início às atividades da Escola, apresentamos o “Programa de MÚSICA”, primeira linguagem contemplada neste início do projeto. O programa inaugura com o Módulo “Produção de Show e Gestão de Carreira: Projeto Música 360º – uma visão empreendedora da sua banda à produção de eventos”, com os produtores musicais  cearenses Denor Sousa  e Rafael Neutral, nos dias 21 e 22 de outubro, no Estúdio ECOA, com acesso gratuito para 20 agentes/produtores da música.

INSCREVA-SE: http://bit.ly/2kU3YxU

SERVIÇO:
“Programa de MÚSICA – Módulo 1. Produção de Show e Gestão de Carreira- Projeto Música 360º: uma visão empreendedora da sua banda à produção de eventos”
Data: 20 e 21 de outubro (sexta e sábado)
Local: Estúdio ECOA (Rua Travessa Adriano Dias, 135 – Centro)
Horários: 13h às 17h / 18h às 22h (sexta) – 08h às 12h (sábado)
Ocupação: 20 vagas

A Cia apresenta o espetáculo “As canções que você dançou pra mim” no Palco São João, montado na praça, às 21 horas. Gratuito!

Resultado de imagem para focus cia de dança as canções que você dançou pra mimQuatro casais são embalados por um grande pot-pourri, com canções interpretadas pelo grande cantor e compositor Roberto Carlos. Músicas que marcaram épocas e que se tornaram clássicos da MPB. O trabalho passeia pelas décadas de 60 a 90, revisitando grandes sucessos como: Detalhes, Outra vez, Desabafo, Cama e Mesa, O Calhambeque, entre outros. Eternos clássicos que misturam e exaltam sentimentos, falam de amor e relações, exageram na musicalidade e abusam do bom humor. Um espetáculo para todas as idades, para qualquer pessoa, em qualquer tempo, onde a dança e a música aparecem num casamento perfeito.

A Focus Cia. de Dança é uma das mais atuantes e aclamadas companhias do País. Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a Focus recebeu, em 2016, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a maior condecoração da cultura brasileira que todos os anos agracia artistas e grupos de maior destaque no cenário artístico e cultural do Brasil. Consagrada pela crítica especializada e pelo público, a Cia. se apresentou recentemente no Rir, com Fernanda Abreu, além de seguir com a circulação de Cinequanon, seu mais recente espetáculo, Saudade de mim, As canções que você dançou pra mim e Outro lugar.

WhatsApp libera envio de localização ao vivo por até oito horas

WhatsApp exibe localização ao vivo; recurso foi liberado em outubro de 2017 (Foto: Divulgação/WhatsApp)WhatsApp começa a liberar nesta terça-feira (17) uma nova ferramenta que permite ao usuário compartilhar a sua localização exata no mapa. Para tanto, a tecnologia tira proveito do GPS existente na maioria dos celulares e smartphones. O recurso é compatível com Android e com iPhone (iOS).

Quando ativado, o recurso exibe em tempo real a localização do usuário. Conforme a pessoa se move, o indicador no mapa também se movimenta, para refletir o trajeto. Sabe aquele amigo que costuma mandar “Estou saindo de casa”, mas na realidade nem sequer entrou no banho? Com a nova tecnologia, a artimanha está com os dias contados.

via Tectudo