Nesta quinta (19/10) | Grupo Edisca apresenta espetáculo “Religare” em Sobral

O grupo Edisca estará em Sobral, nesta quinta-feira (19/10), apresentando o espetáculo “Religare”, que conta com 39 bailarinas e bailarinos, cruzando dança, temas sociais, espirituais e étnicos. O evento, que é uma realização da Escola de Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa), por meio da XI Bienal Internacional de Dança do Ceará, será realizado na Praça São João, a partir das 21h.

Religare
“Religare” é um espetáculo de dança sob o comando dos coreógrafos Dora e Gilano Andrade. Inspirados na religação com o divino, na ancestralidade e no primitivo, os artistas interpretam anjos e divindades, que aparecem como presidiários aniquilados e até como índios massacrados.

Dividido em oito atos, o espetáculo passeia por diversas etnias e culturas, desde imagens e simbologias cristãs, até o hinduísmo e as religiões africanas, debruçando-se por questões políticas desde a primeira apresentação em 2015.

Um em cada quatro jovens vai abandonar o Ensino Médio até o final do ano

Resultado de imagem para abandonar o Ensino MédioA cada ano, quase três milhões de jovens abandonam a escola no Brasil. É o que apontou o estudo Políticas Públicas para Redução do Abandono e Evasão Escolar de Jovens, elaborado pelo Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia (Insper) e divulgado hoje (17).

Ao final deste ano, um em cada quatro jovens entre 15 e 17 anos de idade vão abandonar seus estudos, não vão se matricular para o ano seguinte ou serão reprovados. Isso corresponde a um universo de 2,8 milhões de pessoas (27%), entre os 10 milhões de jovens estimados no país nessa faixa etária e que deveriam, de acordo com a Constituição, estar frequentando a escola.

Segundo o estudo, mais da metade desses jovens (59% do total ou cerca de 6,1 milhões) vai concluir o Ensino Médio com no máximo um ano de atraso. Além de todos os problemas que isso provocará para o futuro desse jovem e para o país, a evasão (ausência de matrícula no início do ano letivo) e o abandono escolar (desistência durante o ano escolar) dos jovens também implica em prejuízo econômico: cerca de R$ 35 bilhões por ano são desperdiçados no país por causa dessa realidade.

via o povoonline

Ximbinha perde quarta cantora seguida

A cantora Michele Andrade anunciou na tarde desta segunda-feira, 16, sua saída da Banda X. Com isso, Ximbinha perde a quarta cantora seguida da banda, criada após a separação de Joelma.

Antes de Michele, Thábata Mendes, Leya Emanuelly e Carla Maués também deixaram o projeto após alguns meses de trabalho com o guitarrista. Durante esse tempo, Ximbinha trocou o nome da banda, de XCalipso para Banda X.

Recentemente, Ximbinha e Michele lançaram a música “Avião”. “Oi, gente, na data de hoje estou deixando de participar da Banda X em decorrência de descumprimentos do que foi acordado para o projeto. Fico muito triste em dar essa notícia para todos os fãs, pois sei que já estavam com as melhores expectativas para que tudo desse certo, assim como eu!”, escreveu a cantora em seu perfil no Instagram.

via vai forrozão

Placa é alterada em frente ao Congresso Nacional para “formação de quadrilha”

Na véspera da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma placa de sinalização de trânsito em frente à Câmara dos Deputados amanheceu nesta segunda-feira, 16, coberta com um adesivo com os dizeres “Formação de quadrilha. Corrupção Ativa. O grande acordo nacional”. O autor, desconhecido, teve o cuidado de usar a mesma tipologia e o padrão da cor de fundo das placas de sinalização normalmente utilizados em Brasília.
Fonte: Estadão

Prefeitura de Sobral abre seleção pública para gestores escolares

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, abriu inscrições, nesta segunda-feira (16), para seleção pública para os cargos de diretor e coordenador pedagógico. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter ensino superior completo em Pedagogia ou áreas afins.

Os interessados têm até o dia 27 de outubro para realizar a inscrição online no link https://goo.gl/pfKz3z. A solicitação de isenção deverá ser realizada de 16 a 18 de outubro. O resultado da análise da solicitação será divulgado no dia 20 de outubro de 2017.

A seleção será realizada pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) em cinco etapas: prova escrita, curso de formação, provas situacionais, entrevista e análise de títulos. As inscrições deferidas e locais de provas deverão ser divulgadas no dia 31 de outubro, no blog da Secretaria da Educação http://seducsobral.blogspot.com.br. A data prevista para aplicação da prova escrita será dia 5 de novembro. O resultado final do processo será divulgado no dia 23 de dezembro de 2017.

– Faça sua inscrição AQUI https://goo.gl/pfKz3z

– Leia o edital publicado no Diário Oficial do Município, nº 166, página 5   http://www.sobral.ce.gov.br/diario/DOM166.pdf

Lorena Nunes e Caio Castelo fazem show ‘Acústico y Debuenas’ em Sobral

22448348_1372099282887417_2341245903500738989_nLorena Nunes e Caio Castelo dividem nessa quarta-feira (18/10) o palco da 4 Portas na Mesa em Sobral, o show intitulado ‘Acústico y Debuenas’ apresenta um repertório original e cheio de poesia que é marca desses jovens músicos cearenses. Confirme participação no evento lo link facebook.com/acusticoydebuenas.

Lorena Nunes
Imagem relacionadaUm dos nomes mais celebrados da cena musical cearense da atualidade, iniciou sua trajetória artística em 2010 com o coletivo de artistas Comparsas da Vivenda. Pouco tempo depois, abriushows de Daniela Mercury, Monique Kessous, Luiz Melodia, Lenine e montou o show solo “Ai de mim”, cuja faixa-título, de autoria de Tom Drummond, foi premiada com o 2º lugar no I Festival de Música da Assembleia Legislativa, ampliando o público despertado pelo talento e pelo carisma de Lorena.

Caio Castelo
A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco e tocando um instrumento musicalcantor e compositor, já foi produzido pelo duas vezes ganhador do Grammy Latino Alê Siqueira (Arnaldo Antunes, Tom Zé, Elza Soares. Produtor musical, instrumentista e arranjador, assina trabalhos como os discos Votu, de Matheus Santiago, Águajunta, de Lélis, e Distrações, do grupo Invisível, além de colaborar com artistas como Lorena Nunes, Jocasto Britto e Clau.

Serviço:
Lorena Nunes e Caio Castelo – show “Acústico y Debuenas”
Onde: 4 Portas na Mesa (rua Cons. José Júlio, 554 – Patrocínio – Sobral/CE)
Quando: quarta-feira, 18 de outubro, às 19 horas
Entrada: 12,00 foratemeR$

Brasil nega ajuda a missionário cearense que contraiu doença na África

Pedido de Ajuda de AlexAlex dos Santos Oliveira é um jovem de 20 anos que tem sérios problemas de saúde. Ele deixou Quixadá, município do Ceará, em julho para completar missões na Gâmbia (África). Logo depois, ele foi para a Guiné-Bissau para servir como voluntário em um projeto com crianças pobres.

Agora, sua família está tentando sensibilizar as autoridades brasileiras. Alex tem um sério risco de morrer por uma doença que contraiu na África. O jovem fez todos os cuidados de saúde necessários para a jornada, mas, duas semanas atrás, sentiu-se doente e, quando foi enviado ao hospital da região, ele era suspeito de malária e hepatite. Essa suspeita resultou negativa em um hospital na Guiné-Bissau. Sabe-se que a febre tifóide (doença que Alex contraiu) é uma infecção causada por uma bactéria chamada Salmonella typhi, que é transmitida pelo consumo de alimentos contaminados ou pelo contato com as fezes e a urina do paciente. Em casos não tratados, um quinto das pessoas morreu, mas os antibióticos costumam curar dentro de duas semanas.

De acordo com Sara Vieira (21), a namorada de Alex, o jovem tinha trancado sua faculdade em Quixadá, foi para São Paulo para trabalhar com seu pai, que trabalha como mestre em construção para arrecadar dinheiro e realizar o sonho Missionário na África. Ela igualmente informa que o missionário sozinho foi à missão e se apoiou com suas economias e com fundos de familiares e amigos. Ele igualmente teve o apoio de um colega e alguns missionários com quem ele mora e compartilha os gastos da casa.

Sua tarefa é ajudar com a implementação de uma escola de alfabetização para crianças. Sarah explica além disso que os médicos que cuidam de Alex, assim como podem ajudar, mas o hospital não possui estrutura suficiente. “Os médicos são bons, mas o hospital é limitado, eles não têm exames para endoscopia, eles não têm como tratar”. O estado de saúde brasileiro manteve-se estável desde o último sábado. Ele passou por cinco transfusões.

Apesar dos esforços, a imagem de Alex se intensifica todos os dias. As últimas horas foram de grande esforço para familiares e amigos. “Ele não é capaz de fazer uma missão comercial e não pode resistir à viagem”, disse o médico responsável. Alex precisa de um vôo em uma unidade móvel de terapia intensiva.

“Nós, a família e os amigos, estamos decepcionados pelas autoridades brasileiras que não estavam dispostas a ajudar. Entre outros contatos, conversamos com a embaixada brasileira em Brasília, alegando que uma fuga desses custos custaria uma média de US $ 100.000 e o país não pode pagar. “Em uma nova tentativa na embaixada, ela deveria ser contatada pelo comandante da Força Aérea Brasileira, que enviou o contrato de transporte, mas ela declinou sem sequer esclarecer um motivo”, disse a família de Alex.

O defensor público da União (DPU) segue o caso. Nesta segunda-feira (16), a família se reunirá com representantes do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros para fornecer a possibilidade de transporte aéreo com o Itamaraty.

Para contribuir com a ajuda ao missionário Alex, a família disponibilizou os dados da conta a seguir:

BANCO DO BRASIL
POUPANÇA AG: 0863-X CC: 47.780-X

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AG: 0752 OP: 013 CONTA: 25871-8
TITULAR: SARA VIEIRA MENEZES

Fonte: boainformacao.com.br

Indicações para OMC podem ser feitas até esta quarta-feira

omc-2017-internaAs indicações para a Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2017 podem ser enviadas até a próxima quarta-feira (18). A principal condecoração pública da área cultural, concedida pelo Ministério da Cultura (MinC), já agraciou, desde 1995, mais de 500 personalidades e instituições brasileiras. Qualquer pessoa pode indicar ao prêmio grupos artísticos, pessoas físicas, iniciativas culturais ou instituições que apresentem relevantes contribuições à cultura brasileira.

As indicações podem ser feitas on-line, por e-mail (omc2017@cultura.gov.br) ou pelos Correios, para o endereço: Ministério da Cultura, Esplanada dos Ministérios, Bloco B, Assessoria de Comunicação Social, 4º andar, CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal.

As sugestões serão avaliadas pelo Conselho da Ordem do Mérito Cultural, presidido pelo ministro da Cultura. Ainda integram o grupo os ministros da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e de Relações Exteriores, além de uma Comissão Técnica nomeada pelo Ministério da Cultura. Os nomes aprovados pelo Conselho serão divulgados por meio de Decreto Presidencial.

Link: http://www.cultura.gov.br/omc-2017