Brasil terá 11,3 milhões de crianças obesas em 2025, estima organização

Criança obesaSegundo estudo publicado nesta terça-feira na revista científica The Lancet, a taxa global de obesidade em crianças disparou em 41 anos. Por outro lado, o índice de baixo peso caiu.

O Brasil segue na mesma direção. Entidades de saúde alertam que, se não houver uma mudança de rumo, o país, assim como a população global, enfrentará um forte crescimento de doenças associadas à obesidade, como diabetes, pressão arterial elevada e doenças de fígado.

De acordo com o estudo divulgado na Lancet, a prevalência de obesidade global em meninas saltou de 0,7% em 1975 para 5,6% em 2016. Em meninos, a alta foi ainda maior: saiu de apenas 0,9% em 1975 para 7,8% em 2016. Como consequência, 124 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos ao redor do mundo estavam obesos em 2016.

Os pesquisadores do estudo, coordenado pela universidade inglesa Imperial College London e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alertam que, se a obesidade continuar crescendo nos níveis das últimas décadas, em cinco anos o mundo terá mais crianças e adolescentes obesos do que com baixo peso.

Sem uma mudança de hábitos, em menos de uma década a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças no Brasil, de acordo com um alerta divulgado pela Federação Mundial de Obesidade.

Via Terra Brasil

Inscrições abertas para o módulo 2 de “Criação de Portfólio” com Caio Castelo (CE)

photo5114047195077781464O Instituto ECOA lançou na quinta-feira passada, 5 de outubro, as inscrições para o programa “ECOAR: Laboratórios de Criação Artística”, com o objetivo de selecionar (05) cinco projetos de criação ou aperfeiçoamento nas áreas da Dança, Música e Teatro. A partir disso, o Instituto ECOA, com o propósito de promover uma capacitação que assessore os agentes e produtores na elaboração dos documentos que o programa solicitará, apresenta três módulos de formação livre.

O primeiro Módulo “Criação de Release e Currículo Artístico” aconteceu no início desta semana com facilitação de Ivna Girão. Na próxima semana de 16 a 18/10 acontece o segundo Módulo “Criação de Portfólio” com Caio Castelo, ainda está previsto ainda o terceiro Módulo “Criação de Rider Técnico e Mapa de Palco”, com facilitação de Eric Barbosa. Vale lembrar que, a participação nos cursos é livre e inteiramente gratuita.

Módulo 2: “Criação de Portfólio”
O módulo formativo de criação de portfólio oferece aos participantes ferramentas que lhes possibilitem colocar suas produções em evidência para conseguir novos trabalhos, dialogar com outros profissionais e também, organizar estas produções para que sejam continuamente revisitadas e atualizadas. O curso é voltado para diversas linguagens, como design, música, comunicação, artes, audiovisual, fotografia, etc.

Esse módulo será orientado por Caio Castelo, formado em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza, em Música pela Universidade Federal do Ceará e estudou Belas Artes na Universidad Salamanca. Atua como designer gráfico desde 2008, com ênfase no design editorial.

INSCRIÇÕES AQUI!

SERVIÇO:
Módulo Livre 2: “Criação de Portfólio”
Datas: 16, 17 e 18 de outubro (segunda, terça e quarta-feira)
Horário:  18h às 21h (segunda) – 14 às 17h (terça e quarta)
Local: CED – Centro de Educação a Distância do Ceará (Rua Iolanda P.C Barreto, 317 – Bairro Derby Clube – Sobral/CE – Ao lado do IFCE Sobral)
Ocupação: 20 vagas