China lança faixa de pedestre em 3D

China lança faixa de pedestre em 3DAs faixas de pedestres foram criadas com o objetivo de ajudar as pessoas que precisam atravessar as ruas, especialmente nas cidades movimentadas. Teoricamente todos os motoristas deveriam dar prioridade para as pessoas nestes locais, que são devidamente demarcados com as famosas faixas brancas. Mas não é o que costuma acontecer.

Apesar de ser considerado como um problema principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimentos, a falta de cuidado dos motoristas com as faixas pode ser percebida em grandes metrópoles de todos os continentes. Mas uma nova forma de pintar as faixas no asfalto pode acabar reduzindo os incidentes envolvendo atropelamentos.

O projeto, que surgiu na China mas que também já pode ser encontrado em países como Índia, Geórgia e Islândia, utiliza a técnica 3D na hora de pintar as faixas no chão. Desta forma, de acordo com os defensores do projeto, as faixas se tornam mais visíveis e acabam praticamente forçando o motorista a reduzir a velocidade quando ele se aproxima.

Evento de cultura pop japonesa acontece no Palácio de Ciência e Língua Estrangeira

Imagem relacionadaO Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras sediará, nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, o Art Fans Animation – AFA DEMO. A partir das 12h de sábado, o evento contate com gincanas, campeonato de games, desfile de cosplay, K-Pop, Just Dance, RPG, entre outras atividades.

O AFA visa promover a integração entre fãs de quadrinhos, animações, séries e jogos, incorporando atividades pouco comuns em eventos de anime e ampliando outras já tradicionais. A entrada custará R$5, com meia entrada no sábado para quem levar brinquedos em bom estado, que serão doados para o projeto “Dia das Crianças Unimed”.

Bienal de Arte Digital encerra inscrições no próximo domingo

Resultado de imagem para Bienal de Arte DigitalA primeira Bienal de Arte Digital promovida pelo Festival de Arte Digital (FAD) encerra inscrições gratuitas no próximo domingo (1º), no endereço eletrônico www.bienalartedigital.com. Podem participar profissionais, estudantes, artistas, promotores ou coletivos criativos do Brasil e do exterior. Até o momento, o evento contabiliza mais de 340 inscrições, informou hoje (25) à Agência Brasil o curador da Bienal, Tadeus Mucelli.

São aceitos trabalhos de cunho artístico e cultural, para uso em exposições e performances, como shows e intervenções; e de pesquisa, inovação e desenvolvimento, para palestras, painéis e oficinas. Menores de 18 anos podem inscrever trabalhos. Caso um menor tenha sua obra ou trabalho selecionado, será necessário autorização dos pais ou responsáveis para sua participação no evento.

Via Agência Brasil

Homem vive 40 anos com uma peça de Playmobil no pulmão sem saber

Cone de trânsito do PlaymobilO caso de um homem de 47 anos que procurou uma clínica de doenças respiratórias em Preston, no norte do Reino Unido, após passar mais de um ano com tosse surpreendeu os médicos.

A equipe suspeitava de que ele tivesse um tumor – de acordo com o jornal britânico The Guardian, o paciente era fumante e havia tido uma pneumonia recentemente. Mas os exames mostraram que havia algo preso em seu pulmão.

Via Portal Terra

Supremo autoriza ensino religioso confessional nas escolas públicas

Resultado de imagem para supremo ensino religiosoO plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (27), por 6 votos a 5, que o ensino religioso nas escolas públicas pode ter natureza confessional, isto é, que as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica.

O julgamento ficou empatado até o último momento, sendo decidido pelo voto da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para quem “pode-se ter conteúdo confessional em matérias não obrigatórias nas escolas [públicas]”. Ela considerou não haver na autorização conflito com a laicidade do Estado, conforme preconiza a Constituição, uma vez que a disciplina deve ser ofertada em caráter estritamente facultativo.

O tema foi debatido por quatro sessões plenárias ao longo das últimas semanas. Ao ser aberto o julgamento desta quarta-feira, o placar era de 5 a 3 a favor do ensino confessional. Após os votos dos ministros Marco Aurélio Mello e Celso de Mello, o resultado ficou empatado em 5 a 5.

“O ensino religioso nas escolas públicas não pode nem deve ser confessional ou interconfessional, pois a não confessionalidade do ensino religioso na escola pública traduz consequência necessária do postulado inscrito na nossa vigente Constituição, da laicidade do Estado Republicano brasileiro”, afirmou o decano da Corte, Celso de Mello, na sessão desta quarta.

Votaram pelo ensino não confessional nas escolas públicas o relator, ministro Luís Roberto Barroso, e os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.

Além de Cármen Lúcia, votaram a favor de permitir o modelo confessional de ensino religioso os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

Pela tese vencedora, o ensino religioso nas escolas públicas deve ser estritamente facultativo, sendo ofertado dentro do horário normal de aula. Fica autorizada também a contratação de representantes de religiões para ministrar as aulas. O julgamento não tratou do ensino religioso em escolas particulares, que fica a critério de cada instituição.

Agência Brasil