Governo da Itália aprova criação de ‘Bolsa Família’

Pessoa no chão de uma rua com populares passandoO Conselho de Ministros da Itália aprovou nesta terça-feira, 29, de maneira definitiva, o decreto legislativo que introduz a “Renda de Inclusão” (REI), uma espécie de “Bolsa Família” italiano.
Com a medida, cerca de 400 mil famílias de baixa renda (cerca de 1,8 milhão de pessoas) receberão até 485 euros por mês (R$ 1,8 mil). O valor da ajuda dependerá do número de componentes de cada núcleo familiar e da situação de renda daquela família.
O decreto estabelece que a ajuda entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018 e terá como objetivo combater a pobreza e a exclusão social. O benefício é condicionado à comprovação das informações pessoais e familiares e da adesão a um projeto personalizado de ativação e de inclusão no mercado de trabalho.
Terão prioridade no acesso ao benefício as famílias que tem filhos menores de idade ou desempregados com mais de 65 anos que não estejam aposentados.
Fonte: Ansa

Tem gosto pra tudo: Sobrancelhas onduladas são a mais estranha tendência de beleza atual

Se você achou que as sobrancelhas em formato de pena eram um pouco exageradas, não vai acreditar nesta novidade.

Longe de um visual cada vez menos natural, as sobrancelhas onduladas são a última tendência de beleza, prestes a inundar o Instagram.

Promise Tamang, uma blogueira de beleza conhecida como a “rainha das transformações” por seus visuais de outro planeta, publicou uma foto da sua última criação na semana passada com a legenda: “Nova tendência para as sobrancelhas??? Quando você está cansada de ser básica. Alguém me desafie a sair assim”.

Via Yahoo Vida e Estilo

Largo Musical chega à praça da Cohab III nesta quinta (31/08)

Tendo como proposta a difusão cultural da música, através da circulação pelos anfiteatros existentes na cidade de Sobral, com apresentações artísticas, feira de artesanatos, produtos e serviços criativos, exibição de clipes musicais, diálogos ligados ao universo da música e produção musical, além de distribuição e plantio de mudas

Na sua terceira edição, o Largo Musical chega à praça da Cohab III nesta quinta (31/08), a partir das 18 horas, trazendo muita alegria com o melhor da produção musical do interior cearense, com as bandas Chico Muçambê e a Cambada (Sobral) e Os Bardos (Tianguá).

O Largo Musical é uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral – SECJEL, e do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA.

Aplicativo cearense oferece aulas gratuitas para concurseiros

Uma startup cearense oferece aulas gratuitas ou a R$ 19,99 por mês voltadas a quem tem como sonho passar em um concurso. O Apprendizaudio disponibiliza áudios de cerca de 20 minutos com aulas ministradas por professores de cursinhos.

Atualmente, o aplicativo tem aulas para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em breve, serão disponibilizados conteúdos para concursos como o de agente penitenciários do Ceará.

Até o momento, já foram mais de 5 mil downloads. O aplicativo está disponível nas plataformas IOS e Android ou no site.

Para o diretor de tecnologia da startup, Wágner Viana, o aplicativo foi desenvolvido após a percepção da existência de uma atração “muito grande” por esse tipo de tecnologia. Para ele, a acessibilidade e a portabilidade são as grandes vantagens da iniciativa. “Nossa ideia é: estude a qualquer hora e a qualquer lugar”, afirma.

Via Tribuna do Ceará

Hoje é o Dia Nacional da Esclerose Múltipla

Resultado de imagem para Esclerose MúltiplaNo dia 30 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Esclerose Múltipla, doença autoimune, inflamatória do sistema nervoso central, que atinge 2,5 milhões de pessoas no mundo. Cientistas acreditam que a patologia é resultado de uma combinação de fatores imunológicos, ambientais, infecciosos e genéticos, embora a causa real seja desconhecida. “É uma doença pouco reconhecida. Estima-se que existam entre 30 e 35 mil brasileiros com Esclerose Múltipla (EM), mas apenas 15 mil estão em tratamento”, explica a coordenadora do Ambulatório de Neuroimunologia do Hospital Santa Marcelina, Dra. Ana Piccolo.

Estilista troca modelos por descendentes de índios na SPFW: “Quis mulheres reais”

A australiana Magnolia Maymuru, de 20 anos,  (Foto: Ag News)

Em vez das tradicionais modelos magras, a estilista Vanessa Moe “causou” em sua estreia na passarela da São Paulo Fashion Week, nesta terça-feira (29), ao escalar para o casting manequins fora dos padrões. “A única característica que elas têm em comum é que todas são descendentes de índios”, explicava a estilista antes do início do desfile.

Entre os destaques, a australiana Shaneiva, de 16 anos, com um cabelo que mede nada menos que 1,15 metro. “Ela veio ao Brasil especialmente para desfilar para nós e é aborígine”, conta a estilista, que não levou em consideração modelos experientes para mostrar sua nova coleção. “Quis mulheres reais, que representassem nossa verdadeira origem”, finaliza Vanessa Moe.

Via epoca.globo.com

Secretários e dirigentes de cultura do Brasil lançam o manifesto e campanha “Quero Cultura”, durante reunião em Brasília

Nesta segunda e terça-feira, 28 e 29/8, secretários e dirigentes estaduais de cultura de todo o país estiveram  reunidos em Brasília,  na Biblioteca Nacional, para discutir os rumos da cultura do país. O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados, presidido pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e o Fórum dos Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados estiveram reunidos pela primeira vez. Na ocasião, o grupo lançou um manifesto “Quero Cultura“, que foi entregue ao Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Junto ao manifesto, os fóruns estão lançando uma campanha de mobilização em defesa das políticas culturais. A ideia é fazer uma grande mobilização pelo País, a partir do slogan e do selo “Quero Cultura”.
Manifesto em defesa da Cultura

“A Cultura tem papel central no desenvolvimento do País e não pode ser política secundária e complementar”, traz o manifesto assinado pelo Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados e o Fórum dos Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, que defendem o fortalecimento das políticas culturais e do Ministério da Cultura (MinC).

“O Ministério da Cultura é fundamental para a construção de um País cidadão. Organizar o Sistema Nacional de Cultura nos 26 estados, no Distrito Federal e nos 5.570 municípios do Brasil, por exemplo é um dos desafios consistentes pela frente”, ressalta o documento, que também critica o desmonte do MinC.

“O Ministério da Cultura passa por um processo de desmonte e desconstrução que fragilizam a sua estrutura. Os cortes orçamentários que foram de 43%, nos últimos meses, são imorais e inconstitucionais. O artigo 216-A da Constituição Federal, que institui o Sistema Nacional de Cultura, determina, em seu parágrafo primeiro, inciso XII, que haja ‘uma ampliação progressiva dos recursos contidos nos orçamentos públicos para a cultura’, e não sua redução”, destaca o manifesto.

O documento também traz nove pontos defendidos pelos fóruns. Entre eles estão a integralidade do Ministério da Cultura e o fortalecimento do diálogo do MinC com a sociedade e os fóruns nacionais de dirigentes de cultura; o fortalecimento do perfil técnico do MinC e a valorização dos servidores de carreira; a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura; e os cumprimentos contratuais dos objetos firmados em torno dos convênios entre o MinC e os órgãos gestores de cultura no âmbito estadual e municipal.

Outros pontos são a consolidação das políticas de produção regionalizada de conteúdo artístico; a renovação da Lei do Audiovisual; a criação de legislação nacional alternativa à Lei 8666/1993, para promover a desburocratização dos processos de contratações artísticas e serviços culturais; o apoio ao uso das inovações trazidas pela legislação do  Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC – Lei 13019 de 2014) na gestão pública cultural; e o apoio ao uso das inovações trazidas pela legislação do Programa Cultura Viva.