Cresce número de matrículas com nome social em escolas do Brasil

Ao menos 703 estudantes tiveram seu direito à matrícula com o nome social garantido em escolas públicas de sete estados do país e no Distrito Federal no primeiro semestre de 2017.

O número representa um aumento de 561 matrículas com o nome social em relação a 2015, ano em que estudantes brasileiros conquistaram o direito de se inscrever em instituições de ensino do Brasil com o nome com o qual se identificam.

Desde 2015, as unidades de ensino do país devem aceitar matrículas de alunos que optarem usar o nome social em seu sistema, de acordo com a Resolução 12 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoções dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT).

Via Claudia.abril

Prêmio Professores do Brasil leva educadores à Inglaterra

Até o dia 25 de agosto, continuam abertas as inscrições para a edição 2017 do Prêmio Professores do Brasil, que vai levar educadores à Inglaterra. O concurso, organizado pelo Ministério da Educação, reconhece projetos que buscam a melhoria da qualidade do ensino brasileiro. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Para concorrer à viagem, os candidatos de escolas do Ensino Fundamental e Médio devem enviar um relato das práticas pedagógicas realizadas em sala com foco no Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação. São 14 vagas a professores de Física, Química, Biologia e Matemática. Os selecionados participarão, em janeiro, de atividades educativas, palestras e visitas a museus em Londres. Serão ao todo três etapas, a saber: estadual, regional e nacional.

Em Alagoas, Henri Castelli publica foto com peixe em extinção e é multado em R$5 mil

Foto publicada na última sexta-feira foi apagada do perfil do ator após repercutir negativamente Foto: Reprodução / Instagram Após publicar uma foto em que aparece com um peixe de grande porte ameaçado de extinção e ser alvo de críticas nas redes sociais, o ator Henri Castelli será penalizado com uma multa no valor de R$ 5 mil, conforme auto de infração lavrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na foto publicada na última sexta-feira, ele posa com um grande exemplar de mero na garupa de uma moto em uma praia de Maceió, em Alagoas, dando a entender que ele mesmo teria pescado. Com a repercussão negativa entre internautas, ele excluiu o post, que continha ainda uma hashtag dizendo “vida de pescador não é fácil”. Mas a imagem continua circulando na web.

Largo Musical chega a Margem Esquerda com shows das bandas Hereditarius e Projeto Rivera

Com o objetivo de potencializar a difusão cultural da música, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA), realizam mais uma edição do programa Largo musical, que acontece nesta quinta-feira (17/08), a partir das 18h, no anfiteatro do Largo das Dores, na Margem Esquerda do Rio Acaraú.

Nesta edição, o programa Largo Musical terá shows com a banda Hereditarius e com o Projeto Rivera ,que irá tocar um misto de canções alternativas que carregam traços regionais, mesclando Rock, MPB e Baião.

Com programação itinerante, o projeto pretende circular duas vezes por mês pelos anfiteatros na cidade com apresentações de artistas/grupos locais e regionais. O programa também irá contar com feira de produtos criativos, exibição de vídeos curtas-metragem, bem como debates ligados ao universo da música e produção musical.

Vem aí segunda edição do Projeto Reggando a Juventude

Neste sábado (19/08), será realizada mais uma edição do projeto Reggando a Juventude, que dessa vez irá ocupar a Praça da Juventude (Vila União) e equipamentos públicos em seu entorno, promovendo diversas ações formativas e culturais com foco na juventude. A iniciativa visa promover ações associando a cultura do reggae com a ocupação dos espaços públicos e incentivando a interação da comunidade.

Programação Completa:
/ 17 de Agosto (quinta-feira)
Oficina de Fanzine
Local: CRAS Regina Justa (Rua Jerusalém, S/N, Vila União.)
Horários: 14h

Reggando a Escola
Local: E.E.F.M Ministro Jarbas Passarinho (Av. John Sanford, 1765 – Junco)
Atrações: Roda de Conversa Sobre a Cultura Reggae e Atração Cultural

// 18 de Agosto (sexta-feira)
Oficina Juventude Direitos Humanos e Redução de Danos
Local: Centro de Ciências Humanas CCH/UVA (Av. John Sanford, 1845 – Junco)
Horário: 14h

Cine Clube Comunitário
Local: CSF Terrenos Novos (Rua Raimundo Alves, 506)
Horário: 18h

/// 19 de Agosto (Sábado)
Reggando a Juventude
Local: Praça da Juventude Vila União
Plantio de Mudas – Bote o Som – Poesia Falada – Exibição de Curtas – Ação de Redução de Danos – Show Musical com Carlinhos Nação & New Sound Style e Participação especial de Andread Jó
Horário: A partir das 17h