Já pode pedir música: Pela terceira vez Jair Bolsonaro é condenado pelo STJ a indenizar Mária do Rosário

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve nesta terça-feira 15, por unanimidade, a condenação do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) por danos morais contra a também deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Em dezembro de 2014, Bolsonaro falou publicamente a respeito da possibilidade de estuprar a parlamentar petista, sua rival política, em três ocasiões diferentes. Em 9 de dezembro, no plenário da Câmara dos Deputados, disse que não estupraria a colega porque ela não merecia. No mesmo dia, o deputado postou em sua página oficial no Youtube um vídeo, intitulado “Bolsonaro escova Maria do Rosário”, com o discurso em plenário e fotos de manifestações pró-ditadura.

No dia seguinte, Bolsonaro concedeu entrevista ao jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, onde reafirmou o que havia dito na Câmara. “Ela não merece [ser estuprada] porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece”.

Em 2013, Maria do Rosário havia chamado Bolsonaro de estuprador, acusando o deputado de incentivar a prática, mesmo “sem ter consciência disso”. Ele a empurrou e disse que ela era uma “vagabunda”.

Via Falando Verdades

Exposição Agosto Dourado aberta ao público no North Shopping Sobral

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindoO mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, pois simboliza a luta pelo incentivo a amamentação. Em alusão a esse movimento, o North Shopping Sobral recebe durante todo o mês de agosto a exposição Agosto Dourado, com fotos da fotógrafa Denise Barbosa.

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Oito mães aderiram à campanha e foram fotografadas, juntamente com os seus filhos, em um momento íntimo de muito amor. As mães fotografadas foram: Leilane Menezes; Maryângela Tavarez; Fernanda Carvalho; Patrícia Braga; Simone Carla; Fernanda Gomes; Mikaelle Vasconcelos e Erivanda Alves .

Grupo de Estudos sobre Violência e Cultura promove debate ‘Precisamos falar sobre Violência Doméstica’

A imagem pode conter: textoNa primeira edição do “Precisamos falar sobre” do GEV (Grupo de Estudos sobre Violência e Cultura) vamos discutir a temática “Violência Doméstica” a partir do estudo do caso Soraia Galdino. Soraia era professora e foi assassinada pelo marido em 2011. O julgamento ocorrerá dia 17 de agosto, às 8h30min em Sobral/CE.
Entrada gratuita

Museu do Reggae do Maranhão será referência internacional

Jamaica-reggae-2-300x200Atualmente em fase de implantação, o Museu do Reggae Maranhão será o segundo do gênero no mundo e será referência internacional. O secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, e o diretor do Museu do Reggae Maranhão, Ademar Danilo, estão na Jamaica para estreitar os laços turísticos e culturais entre as duas nações.

O Museu do Reggae Maranhão atuará na preservação e disseminação da cultura regueira, que tem forte raiz no Maranhão, principalmente em São Luís. O espaço também irá oferecer ambiente com recursos tecnológicos, linha do tempo, recursos audiovisuais, história das radiolas, objetos característicos do reggae desde os antigos até os mais modernos e um espaço exclusivo para homenagear Bob Marley.

Além do apelo cultural, o museu também terá uma forte atuação na atração de turistas. “São Luís é conhecida internacionalmente como Jamaica Brasileira. Turistas do mundo inteiro buscam referências sobre o tema na nossa cidade e agora teremos um espaço adequado para essa finalidade. É um pleito muito antigo que agora está sendo atendido pelo governador Flávio Dino”, disse o secretário da Sectur, Diego Galdino.

‘À DERIVA’ está em cartaz hoje (15) no Theatro São João, Vamos ao Teatro é gratuito!

A imagem pode conter: 1 pessoa, textoJunte a sua turma e programe-se para ir ao Theatro São João nesta terça-feira (15/08) assistir ao espetáculo “À Deriva…” da Cia Permanente de Teatro 4 Portas na Mesa (Sobral), com direção de Chico Expedito Solon.

A peça de construída a partir do Teatro do Absurdo, satiriza as instituições, os valores consagrados, os poderes estabelecidos e os usos e costumes num jogo sutil entre o bizarro e o insólito. “À Deriva…” é a vida do homem na sociedade moderna, é o absurdo da condição humana, é a comédia contemporânea. Agende-se!
*Retirada dos bilhetes a partir das 18h na bilheteria do Theatro São João.
O acesso é GRATUITO!

Confira a Programação Cultural #ocupaSobral

Nenhum texto alternativo automático disponível.A programação inicia no Theatro São João​ com o #TeatrodaTerça, que tem como propósito difundir a produção do teatro cearense. Apresentando nesta edição a peça “À Deriva” da Cia Permanente de Teatro 4 Portas na Mesa​ (Sobral), dirigida pelo ator e diretor Chico Expedito (Sobral).

Na quinta-feira (17) para quem estiver pelo Centro e optar por assistir uma boa comédia, a dica é a peça “Cléo, a Ópatra” do grupo Amigos da Luz (RJ) no Theatro São João, às 20h, que acontece através da #MostraTeatroTranscendental 15 Anos.

Tome fôlego, porque não paramos por aí! No Largo das Dores à partir das 18h damos largada a segunda edição do #LargoMusical. Convidamos você para viajar no universo da música a partir da Feira de Produtos e Serviços Criativos, Cinema Musical e Shows com as bandas Hereditarius (Sobral) e Projeto Rivera​ (Fortaleza). A banda fortalezense participa desta edição por meio do Porto Dragão do Mar, que incentiva a circulação da vasta produção artística do Ceará, dentro do próprio Estado e também nacional e internacionalmente.

Para o final de semana, que tal ir de teatro? A primeira opção vai para a criançada com #ContaçãodeHistórias na Casa da Cultura, sábado às 15h, leitura do Grupo Mirante de Teatro Unifor​ (Fortaleza). A turma interpreta ainda a peça “Tarsila”, sábado (20h) e domingo (19h) no Theatro São João. A obra trata da trajetória de vida de uma das mais importantes pintoras do Brasil, Tarsila do Amaral. Estas ações compõem a programação da exposição “Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”, que permanece aberta até 7 de outubro.

E ainda, segue no sábado o #PortasparaFotografia, em comemoração ao dia internacional da fotografia, com exposições, projeções e apresentações teatrais, na Casa de Produção Cultural e Escola Livre de Teatro 4 Portas na Mesa.

A programação não pára por aí e se estende por diferentes bairros da cidade. Iniciando pelo fim da tarde, embalado por um reggae cheio de estilo, à partir das 17h na praça da Juventude (Vila União), acontece o projeto #RegandoaJuventude, desta vez em sua 2º edição. Entre as atividades que vão acontecer: Distribuição de Mudas, Jam Session de músicas, Mostra de Curtas Metragens, Intervenções Poéticas e Show da banda Carlinhos Nação & New Sound Style com participação especial do cantor Andread Jó​. Será só vibração positiva!

::. SERVIÇO .::
◉ Terça (15/08)
● Teatro da Terça 
Atração: Espetáculo “À Deriva” – Cia Permanente de Teatro 4Portas na Mesa
Local: Theatro São João – (Praça São João, 156, Centro)
Horário: 20h

◉ Quinta (17/08)
● Largo Musical
Atrações: Feira de Produtos e Serviços Criativos, Cinema Musical e Shows com as bandas Hereditarius (Sobral) e Projeto Rivera (Fortaleza)
Local: Largo das Dores – (Margem Esquerda do Rio Acaraú)
Horário: 18h

● Mostra de Teatro Transcendental 15 Anos
Atração: Espetáculo “Cléo, a Ópatra” – Grupo Amigos da Luz (RJ)
Local: Theatro São João – (Praça São João, 156, Centro)
Horário: 20h

◉ Sábado (19/08)
● Programação Especial – Exposição “Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”
Atração: Contação de Histórias – Grupo Mirante de Teatro
Local: Casa da Cultura – (Praça São João, 929, Centro)
Horário: 15h

Atração: Espetáculo “Tarsila” – Grupo Mirante de Teatro
Local: Theatro São João – (Praça São João, 156, Centro)
Horário: 20h

● Porta para Fotografia
Atrações: Exposições, projeções e apresentações teatrais
Local: Casa de Produção Cultural e Escola Livre de Teatro 4 Portas na Mesa – (Rua Cons. José Júlio 484 – Patrocínio)
Horário: 20h

● Regando a Juventude
Atrações: Distribuição de Mudas, Bote o Som, Poesia Falada, Exibição de Curtas, Ação de Redução de Danos e Show Musical com Carlinhos Nação & New Sound Style e Participação especial de Andread Jó
Local: Praça da Juventude – (Vila União)
Horário: 17h

◉ Domingo (20/08)
● Programação Especial – Exposição “Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”
Atração: Espetáculo “Tarsila” – Grupo Mirante de Teatro
Local: Theatro São João – (Praça São João, 156, Centro)
Horário: 19h

CED abre inscrições para o curso de História da Música Brasileira: da colonização ao século XIX

musica O Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), inicia seleção para o curso de História da Música Brasileira: da colonização ao século XIX.

O curso tem o intuito de propiciar conhecimento sobre o processo histórico da música brasileira, assim como aspectos técnicos e estéticos da construção da música e suas origens até o século XIX, bem como suas relações com a história da música ocidental e com a construção da cultura brasileira, onde o cursista terá oportunidade de caracterizar a produção musical em cada momento histórico e conhecer os principais aspectos históricos, compositores, obras e ambientes de educação musical que propiciaram o surgimento da música brasileira executada no Brasil do descobrimento até o século XIX.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto de 2017. O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de agosto de 2017 no site (http://www.ced.seduc.ce.gov.br/).

Edital: https://goo.gl/JqdpWS

INSCRIÇÕES:
– Entrar no link: http://sic.ced.ce.gov.br
– Clicar em Cadastrar-se;
– Preencher seus dados pessoais e confirmar;
– Clicar em Realizar Nova inscrição;
– Escolher o Curso e solicitar inscrição;
– Visualizar o comprovante de inscrição.

Abertas inscrições para Grupo de Apoio Psicológico aos Profissionais da Educação de Sobral

A Secretaria da Educação de Sobral, em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), criou o Grupo de Apoio Psicológico aos Profissionais da Educação de Sobral (GAPPES). As atividades terão início no dia 21 de agosto, com encontros sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, na Escola José da Matta e Silva.

São oferecidas 20 vagas para professores da Rede Pública Municipal de Sobral e os interessados deverão realizar inscrição em https://goo.gl/smN1v4. O objetivo do GAPPES é auxiliar na criação de estratégias para a superação das dificuldades laborais dos profissionais da educação, promovendo a qualidade de vida.

Durante os encontros, conduzidos pelo Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE), serão utilizadas técnicas, tais como, rodas de conversa, dramatizações, colagens e círculos de cultura, que ampliem e facilitem os diálogos.