Com mostras de teatro, vídeos e exposições, Dia Internacional da Fotografia será comemorado em Sobral

20813310_405194539878258_423313107_oA cada de produção cultural 4 Portas na Mesa comemora o Dia Internacional da Fotografia em sua sede com uma vasta programação que inclui trabalhos de profissionais renomados e de iniciantes, sempre buscando a valorização e o fomento desse segmento da arte.

Na programação inclui:
👉 Exposições fotográficas de vários artistas;
👉 Projeção do trabalho Grafitti or Die de Alex Costa, com palestra e roda de conversa com ele;
👉 Apresentação do vídeo “Retrospectiva 4 Portas” – uma amostragem do trabalho realizado em mais de 2 anos;
👉 Projeção do “Fotografe e fale 2017” – evento anual que reúne profissionais e amadores que desejam fotografar a casa, seus personagens, seus ensaios e falar suas impressões;
👉 Apresentações Teatrais de exercícios sobre as Tragédias Gregas – “Fedra”, “Medeia” e “Édipo Rei” – módulo estudado pela nossa Turma Zero. As cenas poderão ser fotografadas na hora e a projeção das fotos e debate sobre o trabalho será realizado logo em seguida.

Vamos todos lá! Programe-se!

O evento será realizado pela 4 Portas na Mesa em parceria com a Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral e o Instituto ECOA.

Secult abre consulta pública do XII Edital Carnaval do Ceará 2018

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) abre, nesta segunda-feira, 14/8, a Consulta Pública Online do  XII Edital Carnaval do Ceará 2018. Por meio do edital, serão apoiados projetos voltados para a produção, a circulação e a difusão das tradições regionais cearenses nas manifestações carnavalescas categorias “Maracatu”, “Escolas de Samba”, “Blocos”, “Cordões” “Afoxé”,  “Bandas e Música” e “Bailes e Matinês”.  O Governo do Estado, através da Secult, disponibilizará o aporte financeiro no valor total de R$ 1.189.000,00 para a seleção de até 57 projetos das categorias mencionadas, sendo um deles para a realização do Seminário de Avaliação do Carnaval do Ceará. A consulta pública pode ser feita pelo site http://culturadigital.br/cpe/carnaval-2018/, até o dia 21 de agosto. Na página, os interessados podem conferir na íntegra a minuta do Edital, fazendo sugestões e contribuindo, assim, para a construção da política pública de cultura do Ceará.

De acordo com a Lei 13.811/2006, que dispõe sobre o Sistema Estadual da Cultura, 50% do total de recursos previstos no Edital devem ser destinados a propostas advindas do Interior do Estado.
Construção Participativa
A Consulta Pública do XII Edital Carnaval do Ceará 2018 está sendo aberta após o momento de Leitura Aberta do edital, que aconteceu no auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no dia 11 de agosto, com transmissão online, como mais uma ferramenta da participação da sociedade civil na construção dos editais lançados pela Secult. Com a Consulta Pública, agentes culturais vão poder contribuir mais ainda para a construção do Edital.

Turista americano é agredido na Alemanha por ter feito saudação nazi

O gesto repetido do turista, à saída de um bar, na cidade alemã de Dresden, deixou-o ainda sob investigação

Um turista americano foi atacado na cidade alemã de Dresden, à saída de um bar após ter feito, repetidamente, a saudação nazi. O incidente ocorreu por volta das oito horas da manhã.

Segundo um comunicado feito pela polícia de Dresden, no domingo, o homem, de 41 anos, que ficou com ferimentos ligeiros, estava “sob forte influência de álcool” quando deixou um bar no distrito de Neustadt e, repetidamente, fez a saudação de Hitler na rua. O agressor, que atacou o turista e fugiu, ainda não foi identificado.

O cidadão americano está agora sob investigação por violar as leis alemãs que proíbem o uso de símbolos nazis, segundo o comunicado feito pela polícia.

Via visao.sapo.pt

O maior fenômeno brasileiro do pop é uma drag queen

Pabllo Vittar nasceu no Maranhão há 22 anos. Trabalhava num cabeleireiro em Minas Gerais e partilhava vídeos online até ser descoberta por um produtor musical.

Pabllo Vittar acumula êxitos e visualizações no YouTube, inclusive em Portugal. E é apenas uma das faces da “revolução LGBT” que varre a música – e não só – do país, a canção líder nos sites de música durante o Carnaval brasileiro foi Todo Dia.

Mais tarde, o tema K.O. destronou-a. Já no início de agosto foi a vez de Sua Cara chegar ao topo. O que as três músicas têm em comum? Pabllo Vittar, intérprete a solo das duas primeiras e parceiro da funkeira Anitta na segunda. O maior fenômeno do pop do Brasil tem 22 anos, cresceu nas profundezas do paupérrimo Maranhão e é uma drag queen – além do exemplo mais evidente da revolução trans que tomou as manifestações artísticas do país. Nascida Phabullo (lê-se Pábulo e não Fábulo) Rodrigues Dias, filha de Verônica, enfermeira, e de um pai que não conheceu, Pabllo Vittar tem uma irmã gêmea, Phamella (lê- -se Pamela), e outra mais velha, Polyanna.

Mulher tem doença que a deixa excitada constantemente

Um jovem inglesa revelou que sofre de uma doença rara que a deixa sexualmente excitada de forma constante e que a obriga a implorara por sexo ao parceiro. Amanda McLaughlin, de 23 anos, vive desde os 13 com distúrbio de excitação genital persistente, condição que a deixa desesperada por atingir o orgasmo.

A doença pode afetar mulheres de todas as idades e causa dores fortes nas pernas e músculos pélvicos, deixando a doente incapaz de se mexer. Amanda não pode trabalhar e passa maior parte do tempo em casa. O distúrbio afetou profundamente a vida familiar da jovem, logo desde a adolescência.

“A minha família achava que ela era uma depravada sexual. Achava que ela era hipocondríaca e que era tudo uma invenção. Hoje em dia culpo-me muito por não ter acreditado na palavra dela”, conta a mãe da jovem. “Não é divertido estar excitada sempre. Se fosse um homem, quem quereria estar com uma ereção constante, todo o dia? Ninguém!”, explica Amanda à BBC, adiantando que tem sido o noivo, JoJo o seu grande apoio. “Às vezes tenho que lhe implorar para termos sexo, porque fico cheia de dores.

As relações são muito difíceis de manter com esta doença, mas o JoJo e eu estamos juntos há mais de um ano e ele nunca me julgou. A nossa vida sexual é muito afetada, há quem pense que basta fazer sexo uma vez e passa, mas não é assim. Às vezes choro com dores por causa da pressão que sinto nos genitais”, revela a jovem inglesa.

Antes de ser diagnosticada com o distúrbio, os médicos achavam que Amanda era viciada em sexo, mas os sintomas foram-se agravando e, depois de começar a sofrer ataques de pânico, a mulher ficou finalmente a saber o que a afetava, em 2013. “Ninguém acreditava em mim. Eu só dizia ‘preciso de seco, preciso de ter um orgasmo’. Masturbava-me o dia inteiro”, conta Amanda.

Esperança de tratamento nos EUA
A jovem ganhou agora uma nova esperança: está a ser tratada nos Estados Unidos da América, na Universidade do Michigan. A instituição está a desenvolver vários estudos e uma possível cura no âmbito do distúrbio de excitação genital persistente. “Como é uma doença rara, tem havido pouca ou nenhuma investigação quanto ás suas causas. Nós suspeitamos que haja uma série de fatores.

Não temos, para já uma cura, mas desenvolvemos uma série de tratamentos que ajudam a aliviar os sintomas”, adianta a Dr.ª Priyanka Gupta, professora assistente do departamento de neurologia da Universidade do Michigan. Por agora, Amanda consegue algum alívio, com recurso a mais de 30 medicamentos diferentes e aplicação de compressas frias ou quentes nos genitais.

Via cmjornal.pt

Pastor retira boneca afro em creche de Vitória e diz ser ‘símbolo de macumba’

Boneca africana que pastor retirou de escola em Vitória (Foto: Internauta/ Gazeta Online)O pastor João Brito, da Igreja Evangélica Batista de Vitória, pediu que um painel feito por crianças que contém bonecas negras fosse retirado de uma creche de Jardim da Penha, na capital do Espírito Santo. Segundo o religioso, a boneca é “símbolo de macumba por se originar de uma religião africana”.

A arte foi feita no Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto e são bonecas Abayomi, de origem africana. O painel foi confeccionado por uma professora que dá aulas sobre a cultura do povo africano e também sobre a cultura afro-brasileira. O projeto chama Abayomi e faz parte do programa institucional da escola “Diversidade”, que trata da questão étnica-racial.

Abayomi era uma boneca criada por mães africanas que rasgavam retalhos de suas saias e confeccionavam através de tranças ou nós. As bonecas são símbolo de resistência e serviam para acalentar os filhos durante as viagens em navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil.

O prédio em que a escola funciona pertence à igreja, mas é alugado pela Prefeitura Municipal de Vitória. O espaço onde são expostos os trabalhos dos alunos é de uso compartilhado entre o Cmei e a igreja evangélica.

“Aquilo era um quadro com entidade de macumba. Se colocar qualquer símbolo religioso que confronte a Bíblia eu tiro, eu tirarei e, se repetir, eu tiro de novo”, enfatiza o pastor.

E continuou: “Quando foi feito o convênio com a prefeitura, ficou acordado que não iríamos intervir em nada. A escola é laica. Em contrapartida, a escola também não deveria fazer nada que contrariasse os princípios evangélicos. Pra quê essa boneca? Tanta coisa para ensinar. Por que ensinar isso?”, questionou Brito.

O religioso disse que este foi um caso isolado. Mas segundo uma pessoa, que não quis se identificar, essa seria a segunda vez que um projeto de origem africana é retirado. O primeiro caso foi em maio.

A secretária de educação de Vitória, Adriana Sperandio, informou que será agendada uma reunião com o pastor na próxima semana sobre o caso.

“A gente entende que, promovendo o diálogo, há perspectiva de avançarmos nesse sentido. Sempre reconhecendo que a escola tem um projeto pedagógico cuja ação é voltada para a formação para a cidadania e isso, sem dúvida, deve ser assegurado”, afirmou.

Via G1