Após uma intensa gama de testes da fase Beta no primeiro semestre, agora o WhatsApp recebe oficialmente o suporte ao compartilhamento de qualquer tipo de arquivo nas conversas, solução esta implementada com a mais recente atualização do mensageiro.
Este novo sistema permite o envio de arquivos com até 100MB no Android e iOS, ainda sem previsão de aterrissar oficialmente no Windows Phone, que por ora recebeu apenas a atualização como o novo algoritmo de compressão de imagens.
A utilização desta funcionalidade é bem simples, basta abrir uma janela de conversa, tocar no botão “anexar” e, sem seguida, selecionar “documento”. Na versão prévia, este caminho viabilizava apenas o envio de arquivos no formato Word (.doc) ou PDF.
Agora o WhatsApp suporta até mesmo arquivos APK do Android, sendo justamente nesta empreitada que reside outra controvérsia.
Vendo os dois lados da moeda, esta solução mesmo que válida pelo seu arquétipo de praticidade também pode funcionar como um propagador de vírus pelos criminosos digitais, afinal, estamos falando do mensageiro mais utilizado do planeta.
Golpes circulando pelo WhatsApp, infelizmente, não algo incomum, e com a capacidade nativa do envio de todo tipo de arquivo, os vírus uma hora ou outra podem acabar fazendo a festa com base neste recurso – então cuidado com o que você recebe a partir de agora.