A ação educativa, cujo tema, Marcas do Sertão: a importância do vaqueiro para a cultura nordestina é fruto de pesquisas e estudos da disciplina de Estágio Supervisionado I – ação educativa em museus do curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, sob a orientação da professora Regina Celi Fonseca Raick.
A ação educativa em torno desse tema está voltada para a história local; pois conhecer e compreender os símbolos, monumentos, personagens históricos entre outras fontes que caracterizam um determinado lugar e/ou região é de suma importância na formação e produção de conhecimentos; na concepção da realidade em que esses elementos estão inseridos, sobretudo, para a valorização da identidade cultural.
Nesse contexto, a ação educativa objetiva expor, através de jogos, as indumentárias e os objetos de trabalho. Valorizando e abordando os materiais que o vaqueiro usa diariamente. Além disso, buscamos elaborar uma ação educativa, adaptada para visitantes que possuem deficiência visual, por meio do braille.
Portanto, na buscar de compreender as origens do vaqueiro e apresentar propriamente o personagem, as vestimentas e seus instrumentos de trabalho será um traço marcante no entendimento do seu valor histórico, social e cultural.
Quando?
20 de Junho de 2017, Terça-feira, às 19:00h
Onde?
Uva – Campus Cidao
Av. Dr Guarany, Bairro Derby, Sobral-Ce
Sobral