Ministro da Cultura pede demissão e é o terceiro a deixar pasta no governo Temer

Em carta enviada ao presidente Michel Temer (PMDB), o ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, pediu demissão nesta sexta-feira (16). Ele assumiu a pasta com a saída de Roberto Freire, que abandonou o posto após a divulgação do áudio e da delação de Joesley Batista, da JBS.

Na carta, Andrade afirmou não ter interesse em continuar na pasta. À Folha, o ministro interino afirmou o corte de 43% no orçamento do Ministério da Cultura e polêmicas envolvendo a nomeação do presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema) foram as motivações para a demissão.

Ele afirma que Debora Ivanov, com apoio de cineastas e do ex-titular do ministério, deveria ocupar o cargo, mas o governo Temer preferiu outra indicação, o que é permitido, mas não recomendável.

“Era um ministério que já estava deficiente. O Fundo Nacional de Cultura, que já teve R$ 500 milhões na época áurea, hoje tem zero de recurso. É um ministério inviável tratado de forma a inviabilizá-lo ainda mais”, afirmou.

Andrade foi o terceiro ministro da Culturade Temer, que assumiu a Presidência da República há pouco mais de um ano.

Com informações da Folha de S. Paulo.

 

A partir desta segunda (19/06) | Prefeitura realizará conferências temáticas para elaboração do PPA Participativo 2018-2021

Com o objetivo de estabelecer as prioridades da gestão municipal para os próximos quatro anos, a Prefeitura de Sobral realizará, a partir desta segunda-feira (19/06), uma série de conferências temáticas, ações participativas nos territórios e uma audiência pública para dar continuidade ao processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2018-2021.

As conferências serão realizadas no Centro de Convenções, a partir das 19h, e trabalharão as seguintes temáticas: Movimenta Sobral (19/06), Sobral Viva (20/06), Sobral Ativa (21/06) e Sobral da Paz (22/06). Em seguida, iniciarão as ações participativas no território, sendo a primeira no Centro da cidade, no próximo dia 27.

Plano Plurianual
O PPA Participativo é a Lei que define prioridades, programas e ações da gestão pública pelo período de quatro anos. Além disso, é através desse Plano que são definidas as diretrizes, objetivos e metas da administração pública. Vale lembrar ainda que o PPA entra em vigor a partir do segundo ano da gestão atual e segue até o primeiro ano da próxima administração pública.

Cada conferência discute determinadas áreas do município:

>Movimenta Sobral: ocupação dos espaços públicos, cultura, esporte e lazer;
>Sobral Viva: saúde e meio ambiente;
>Sobral Ativa: trabalho e geração de renda;
>Sobral da paz: segurança e direitos humanos.