
Dia: 14 de junho, 2017
Ao menos 18 processos seletivos no campo cultural estão em andamento, com editais abertos pelo Ministério da Cultura (MinC) e instituições vinculadas.
São editais, chamadas públicas, premiações, concursos e convocatórias, entre outros. Com critérios objetivos e transparentes, esses processos são uma maneira eficaz e direta de implementar políticas públicas.
O público que pode se inscrever é bastante variado: vai de consultores em patrimônio a núcleos criativos da área audiovisual. Há temas como direção de museus; literatura musical; aplicativos e jogos voltados à poesia; acessibilidade e inclusão em bibliotecas; tradução e publicação de obras de autores brasileiros no exterior; e culturas populares.
Confira AQUI as oportunidades disponíveis os prazos.
A Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo (APOGLBT/SP) e a prefeitura de São Paulo apresentaram nesta terça-feira (13) a programação e os preparativos para a 21ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, que ocorre no próximo domingo (18), das 12h às 18h, na região da Avenida Paulista. O tema deste ano é Independente de nossas Crenças, nenhuma Religião é Lei. Todas e todos por um Estado Laico.
A estimativa dos organizadores é que cerca de 3 milhões de pessoas participem do evento, que terá como uma das principais atrações a cantora baiana Daniela Mercury, a funkeira Anitta e a sertaneja Naiara Azevedo. A parada terá 19 trios elétricos patrocinados por instituições e empresas que apoiam o movimento LGBT e estão comprometidos com o combate e o fim da discriminação, seja ela étnica ou de gênero.
Fonte: Portal Terra
O apresentador Marcelo Rezende, 65 anos, desistiu de continuar fazendo quimioterapia para combater o câncer no pâncreas e fígado, diagnosticado no último mês. De acordo com o colunista Daniel Castro, do Notícias da TV, do Uol, Rezende resolveu se dedicar a um tratamento alternativo que tem base na alimentação.
A dieta em questão é baseada em proteínas e gorduras e é divulgada no Brasil pelo cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro. O objetivo é cortar os carboidratos para “matar as células de fome”, reduzindo fornecimento de glicose. As células cancerígenas, diz a teoria, se alimentam apenas de açúcares e o corte desse tipo de comida faria o tumor diminuir.
Rezende anunciou sua doença durante o Domingo Espetacular, em 14 de maio, uma semana depois de ser afastado do Cidade Alerta. “Eu não tenho medo da morte. Tem gente que tem, mas eu não. Porque o homem que tem fé não tem medo, ele sabe que vai vencer”. disse, na época.
Ainda de acordo com a coluna, Rezende completou o primeiro ciclo do tratamento por quimiterapia, considerado o de maior índice de sucesso contra o câncer, mas não voltou após o período de descanso. Normalmente, por conta dos efeitos colaterais, o tratamento é feito em ciclos que incluem até três semanas de descanso entre eles.
O apresentador tem viajado constantemente para um “retiro espiritual” em Juiz de Fora. “Estou indo para o que eu chamo de ‘Farmácia de Deus’, um local onde estou sendo acolhido, cuidado e, mais do que isso, caminhando no sentido da cura”, afirmou ele, em um vídeo postado em rede social. “Não adianta você curar o físico sem ter à frente o espiritual. E eu cuido muito do lado espiritual, porque quem está fazendo essa travessia da cura é Deus, é Ele quem me conduz”.
Fonte: Correio24h
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceira com as entidades representativas do Comitê Gestor do Festejo Ceará Junino 2017, abre inscrições para o Seminário de Formação e Processo de Seleção de Jurados e Avaliadores dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas do XIX Edital Ceará Junino 2017. Destinada a agentes culturais com no mínimo 18 anos e com experiência mínima de dois anos na área, a formação acontecerá no dia 15 de junho, das 8h às 17h, no Teatro Carlos Câmara. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line até quarta-feira, 14/6, às 23h59, ou, presencialmente, até às 10h, no dia e local do evento (15/6). Faça sua inscrição aqui.
Para os inscritos na Formação e para a Seleção de Jurados, a Secult disponibiliza o Manual do Jurado e o Regulamento dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas referentes ao XIX Edital Ceará Junino 2017.
Para fazer parte do Banco de Jurados dos Concursos Regionais de Quadrilhas Juninas do Edital Ceará Junino 2017, aos inscritos e presentes ao Seminário será aplicada uma prova ao final do evento, ainda na quinta-feira (15/6), contendo questões objetivas e subjetivas. A realização da prova tem como objetivo verificar o conhecimento do candidato à vaga de jurado acerca do tema e sua capacidade de expressão e julgamento.
Documentação necessária para inscrição de jurado
Os interessados em participar do Seminário de Formação e Processo de Seleção de Jurados dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas do XIX Edital Ceará Junino 2017 devem preencher completamente a ficha de inscrição online. Nela devem ser anexados os seguintes documentos: currículo resumido de atividades culturais com, no mínimo, 02 (dois) anos de ações na área cultural; cópias do RG, do CPF, do comprovante de endereço (atualizadas) e do comprovante de conclusão do Ensino Médio ou Superior, currículo com comprovação (declarações, certificados de outras formações de jurados e/ou ações culturais). A inscrição só será validada mediante apresentação da documentação completa.
A participação no Seminário de Formação e Processo de Seleção de Jurados não garante a convocação para composição das mesas julgadoras. Estarão aptos a julgar os Concursos Regionais dos Festivais Regionais Ceará Junino 2017 apenas os candidatos que obtiverem notas igual ou superior a 8,0 (oito) na Avaliação.
A relação dos habilitados a julgar os Concursos Regionais dos Festivais de Quadrilhas Juninas do XIX Edital Ceará Junino 2017 será divulgada no site e nas redes sociais da Secult. Mais informações: (85) 3101.6765 / 6770.
Avaliadores dos festivais regionais juninos
O Seminário do Ceará Junino também é destinado à formação de avaliadores indicados pelas entidades que compõem o Comitê Gestor Ceará Junino para atuarem nos festivais regionais de quadrilhas juninas.
:: Serviço
Inscrições para o Seminário de Formação e Processo de Seleção de Jurados dos Festivais Regionais – XIX Edital Ceará Junino 2017
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line: http://bit.ly/JuradosJunino
Prazo: online até quarta-feira (15/6) e, presencialmente, no dia e local do evento.
Informações: (85) 3101.6765 / 6770.”
Seminário de Formação e Processo de Seleção de Jurados dos Festivais Regionais – XIX Edital Ceará Junino 2017
Data: 15/6
Horário: De 8h às 17h
13h30 às 14h30 – Aplicação da prova para jurados
15h – Reunião de formação de avaliadores
via humordaterra
O Festival acontece de 02 a 23 de julho de 2017 em Fortaleza
O Festival Eleazar de Carvalho chega a sua XIX Edição. Serão 21 dias oferecendo aperfeiçoamento técnico com renomados mestres brasileiros e estrangeiros para os cursos de Regência Orquestral, Regência Coral, Prática de Orquestra e Banda, Coral, instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto, piano e violão clássico.
Período de Inscrições – 22 de maio a 16 de junho de 2017. * Atenção: últimos dias! *
– Lista dos Professores.
– Leia o regulamento.
– Inscreva-se aqui!
Luiz Gonzaga conhecido como Rei do Baião
(Foto: Divulgação, em 24/08/1988)
A família de Luiz Gonzaga acionará a Justiça contra MC Yuri por conta da música “Festa Junina da Putaria”, que leva a melodia de Asa branca.
“Tu vai sentar, tu vai quicar por cima do meu peru / MC Yuri, manda pra tu / Vem novinha, senta, quica, trava, arrasta com a x*** no meu peru”, diz um trecho da música. Após a repercussão negativa, o vídeo foi retirado do canal “Detona Funk”, no YouTube, mas permanece disponível em outras contas.
Em entrevista ao Viver, do Diário de Pernambuco, a filha de Gonzagão, Rosinha Gonzaga, afirma que a “obra Asa Branca é um hino nacional”.
Segundo a publicação, a responsável por administrar os direitos autorais e uso de imagem do músico pernambucano, Editora Moleque, estuda junto a advogados a maneira correta de mover a Justiça para punir o funkeiro.
Na tural de São José do Rio Preto, em São Paulo, MC Yuri tem 19 anos. O seu empresário, identificado como Ademir, afirmou ao Viver que a intenção da música nunca foi ofender o público pernambucano. Além disso, revelou que um advogado está de prontidão para cuidar do caso. Segundo ele, os palavrões contidos na música pertencem ao funk. “É o gênero dele. O funkeiro não vai fazer uma música gospel”, justificou.
Confira o vídeo no link AQUI.

